Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, comprei um atmega328 porém o mesmo veio com bootloader do arduino. Quero remover o bootloader do arduino para utilizá-lo com bascom avr. 

Agradeço desde já.

Postado

@BrunoMT  ,

Você vai precisar de um gravador para isso, sugiro um USBASP , baratinho, e zerar o CI, regravando os Fuses. 

Mas dá sim para fazer rodar o programa feito no Bascom, mesmo mantendo o bootloader do Arduíno. Eu faço isso toda hora, e muitos usuários do Bascom também...

Veja aqui :

https://wiki.mcselec.com/Getting_started_with_Arduino_UNO

Paulo

• 3 anos depois...
Postado

Ressuscitando o tópico para não duplicar.

Quando eu zero o micro com o gravador,ainda fica um firmware de gravação(sem ser o bootloader do Arduino) no micro ou é tudo feito pelo gravador?

Postado

@vtrx ,

Eu uso o Progisp 1.72 ( se não me engano ) , tem uma opção que é zerar o conteúdo, ela realmente zera a Flash e a Eeprom, mas não zera os Fuses ok ?

Paulo

Postado

estou com um problema aqui para usar a serial com um AVR.

O Attiny2313 no pino RX precisa de um Pullup?

A tensão do pino fica baixa quando medido em aberto,eu ativei a interrupção de recepção,quando encosto o dedo no pino,minha rotina fica doida e se ligo direto ao PIC,no TX do PIC,além de não funcionar a rotina também fica doida.

A simulação no Proteus funciona...

Postado

@vtrx ,

No RX não precisa de nada, quem tem de se preocupar com os níveis corretos é quem está enviando os dados, não quem está recebendo eles ..... no caso é o lado do PIC.

Mas no TX sim ....voce pode ativar o resistor interno de pull-up ( em torno de 80 Kohms ) , ou usar um resistor externo de no máximo 4K7 ligado ao +5V ( é o que eu faço para garantir maior imunidade a ruidos ) .

Paulo

Postado

@aphawk

Cara,muito muito obrigado!

Sobre o problema do RS232 que citei...neste projeto eu não prestei atenção em 4 coisas,e uma delas era que o PIC envia os dados pela serial,mas o firmware do PIC tinha uma linha,que eu usava para testes e esqueci de comentar(//) que se recebesse algo pela serial,enviava de volta e como meu Hardware de testes é uma bagunça,o pino de entrada RX do PIC estava no 'ar',então antes dele enviar algo quando eu mandava,ele estava enviando dados aleatório sem parar,deixando o Attiny louco...

• Haha 1
Postado

Estou com uma placa pro-mini Atmega328,é uma nano 'crua'.

Estou com problema ao ligar a saída Tx de um PIC na entrada Rx do AVR(USART).

O PIC não 'dispara ' a interrupção no AVR,o código funciona ok no Prtoteus usando o terminal no AVR,não simulei usando PIC.

Existe alguma incompatibilidade em ligar direto esta comunicação entre PIC e AVR?

As duas placas são alimentadas com 5V.

Postado

@vtrx ,

não deve ter nenhum problema.

Se a saída do Pic estiver configurada como saída mesmo, ela vai fornecer os 5v necessários para isso.

Lembro que o Proteus não sabe como o Atmega está configurado, clock real, se tem divisor, se tem boot, nada disso ....

Paulo

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, vtrx disse:

não simulei usando PIC.

Pois simule...

1 hora atrás, aphawk disse:

Proteus não sabe como o Atmega está configurado, clock real, se tem divisor, se tem boot, nada disso ....

Acho que Paulão quis dizer que as configurações de fuses não estão no arquivo .hex e o proteus usa o default dele. Pra configurar [no proteus] tem que ser na unha. Só chute... não testei...😁

Postado
2 horas atrás, .if disse:

Acho que Paulão quis dizer que as configurações de fuses não estão no arquivo .hex e o proteus usa o default dele. Pra configurar [no proteus] tem que ser na unha. Só chute... não testei...😁

Sim, isso mesmo. Não me lembro mais no caso dos Pics se tem de usar resistor de pull up ,mas sei que nos Atmegas, embora configurado como saida, existe a possibilidade dessa saída ser tipo open-coletor, ou seja, sem um resistor externo de pull-up, não vai ter os +5V na saida .... depende da programação dessa saida, e neste caso não tem nada a ver com os Fuses ...

Paulo

Postado

Agradeço a todos os dois mas o erro,novamente,foi meu🥺

Ando muito concentrado nestes micros e estou deixando 'escapar' muita coisa...(idade?).

Para não ficar no ar e talvez ajudar alguém,posto minha excelentíssima distração.

Na rotina de recepção da UART(int),eu espero 16 caracteres e disparo uma rotina.

Existe uma variável que é incrementada a cada recepção,e se for igual a 16,dispara a rotina e volta a ser zero,para recomeçar tudo novamente.

Quem disse que lembrei de inicializa-la com zero?

Como não inicializei,logo ela tinha algum valor qualquer,se ela iniciasse com 17 em diante,imagine quantas vezes ela teria que ser incrementada para ficar igual a 16?

• Triste 1
Postado

@vtrx ,

KKKKK pois é ....  deve ser a idade mesmo, meu amigo ..... está chegando a hora de passarmos o bastão para a nova geração !

Mas uma coisa a @.if tem razão, se você simulasse junto o Pic com o Arduino, ia pegar esse erro na hora !

Eu ganho muito tempo com o Proteus. Crio um hardware mínimo para a simulação, ligo o periférico na porta serial virtual do Proteus, e faço as simulaões,

recebendo e enviando dados para um hardware real, ganho muito tempo acertando o software todo.

Paulo

Postado

Deveriam fazer compiladores com Inteligência Artificial,assim quando alguém esquecesse de inicializar algo,como foi meu caso,o compilador poderia emitir um áudio perguntando "Gostaria de inicializar a variável x,que voce não inicializou e vai gerar resultados imprevisíveis?".

• Curtir 1
  • Haha 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!