Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, to com um projeto aqui da escola pra fazer que é pra acionar lâmpadas em caso de escuridão. É pedido pra usar LDR, relé e Driver de corrente.

-O que seria esse driver de corrente e pra que ele serviria? Talvez por não saber o que seja eu não entendi onde ele se encaixa no circuito.

-Em laboratório eu fiz esse experimento 01 lâmpada. O relé fecha o circuito que está ligado na rede junto com a lâmpada..No caso de várias lâmpadas em paralelo a corrente que seria drenada seria maior... Tenho que me preocupar com a corrente que o relé aguenta né? obg

Postado

Se eu entendi corretamente, seu driver de corrente será responsável por ler essa baixa corrente do LDR (um divisor resistivo) e amplificar o suficiente para acionar um relé.

Pode ser feito através de um transistor BJT, por exemplo...

Postado

Drive de corrente é um regulador na função regulador de corrente(tipo o lm317) ou talvez você use um driver de led de 10w... depende do que você quer acender. Essa lampada é de quê? É uma comum, é um led? Tem que ter alguma informação ai para dizer o que você pode ou não usar!

O circuito de ligar e desligar dá para fazer com relé, mosfet e amplificador operacional em modo comparador de tensão+LDR. Tem circuitos prontos na net...

• Membro VIP
Postado

Um simples transistor pode ser considerado um driver de corrente.

1 hora atrás, ikecal disse:

Talvez por não saber o que seja eu não entendi onde ele se encaixa no circuito

sugiro perguntar pra teu professor

• Curtir 1
Postado

Para entender o conjunto, tem que entender os elementos que formam o conjunto.

LDR: é um resistor que tem seu valor variado pela incidência de luz. É necessário um circuito eletrônico que leia essa variação para acionar a bobina do relé.

Relé: contatos elétricos que são acionados por uma bobina elétrica.

Driver de corrente: Transforma a tensão constante da rede pública em corrente constante. É o que se usa para acender leds.

Sem título.png

Postado

Obrigado todo mundo e desculpa a demora, não recebi as notificações.Esse aqui é o circuito. Eu fiquei na dúvida mesmo foi nessa especificação dele de driver de corrente. Pelo que vocês me disseram esse tiristor é o drive de corrente certo? As lâmpadas sao à minha escolha. Vou usar incandescentes mesmo. Pelo conceito de Drive de corrente ele deveria me garantir uma corrente fixa... mas a medida que eu aumento o número de lâmpadas em paralelo a corrente drenada seria maior, não?

Screen Shot 2017-09-27 at 7.17.41 PM.png

Postado

Sim, se você colocar em paralelo a corrente vai aumentar... mas até o limite do TIC pode fornecer... mas ele vai funcionar mais ou menos assim

power13.gif

Ele vai cortar a onda negativa da rede e vai deixar só a positiva (uma única direção de corrente) e você pode controlar a tensão que será mandada para a lampada... Mas a corrente vai variar também de acordo com onda e vai para zero quando for cotada pela parte negativa...

Realmente teria que perguntar para teu professor se ele aceita algo assim.

Postado
29 minutos atrás, Bommu Perneta disse:

Sim, se você colocar em paralelo a corrente vai aumentar... mas até o limite do TIC pode fornecer... mas ele vai funcionar mais ou menos assim

power13.gif

Ele vai cortar a onda negativa da rede e vai deixar só a positiva (uma única direção de corrente) e você pode controlar a tensão que será mandada para a lampada... Mas a corrente vai variar também de acordo com onda e vai para zero quando for cotada pela parte negativa...

Realmente teria que perguntar para teu professor se ele aceita algo assim.

Bommu, obrigado pela explicação. Entendi agora. 

Estava confuso pois quando ouço a definição de driver de corrente sempre dizem: manter a corrente constante...Mas a fonte ali é alternada. Creio que então se referem a corrente eficaz controlada né?

Postado
11 horas atrás, ikecal disse:

É pedido pra usar LDR, relé e Driver de corrente.

O circuito que vi acima é interessante, mas foge ao enunciado da questão. A exigência do driver de corrente nos leva a um LED ou a uma lâmpada de descarga (fluorescente, vapor metálico, sódio). Provavelmente LED, já que os drivers para lâmpada de descarga são mais conhecidos como reatores.

O SCR naquela topologia controla quanto muito a tensão, não foi incorporada nenhuma função de corrente.

Nem vou perguntar o que o rapaz faz com o relé, procuro ser educado nesse fórum! :tw_flushed:

adicionado 6 minutos depois

Dando uma pausa no sarcasmo (me desculpem, não consegui resistir), esse circuito pode muito bem ser o circuito eletrônico que irá acionar o relé, basta colocar a bobina dele no lugar da lâmpada.

Boa sorte na escola.

Postado
48 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

O circuito que vi acima é interessante, mas foge ao enunciado da questão. A exigência do driver de corrente nos leva a um LED ou a uma lâmpada de descarga (fluorescente, vapor metálico, sódio). Provavelmente LED, já que os drivers para lâmpada de descarga são mais conhecidos como reatores.

O SCR naquela topologia controla quanto muito a tensão, não foi incorporada nenhuma função de corrente.

Nem vou perguntar o que o rapaz faz com o relé, procuro ser educado nesse fórum! :tw_flushed:

adicionado 6 minutos depois

Dando uma pausa no sarcasmo (me desculpem, não consegui resistir), esse circuito pode muito bem ser o circuito eletrônico que irá acionar o relé, basta colocar a bobina dele no lugar da lâmpada.

Boa sorte na escola.

Tem razão, faltou o relé. Acho que isso daqui seria mais apropriado. ou algo do tipo: 

Obs: a chave ali perto da lâmpada seria o relé. 

adicionado 0 minutos depois

IMG_0782.thumb.JPG.214be5ddec53572653bf63cc1eeb6f48.JPG

• Membro VIP
Postado

Ando com a memoria meia falha mas vejamos...

20 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Um simples transistor pode ser considerado um driver de corrente.

No caso do seu circuito o transistor contempla o enunciado. Espero que esta seja a visão de teu professor.

A ideia do comparador é boa se trocadilhamente comparada a isto...+1 quasicronológicoincidente (invetei isso agora)

Pra dar uma evoluída nele, te convido a ver este video (que não vi.. ainda) do amigo moris...+2 quasicronológicoincidente (inventei isso agor.. ops.. memória fraca)

A histerese - ausente no teu circuito -  é interessante pra fazer o relé decidir firmemente seu estado

Alternativamente tens a opção de usar um simples inversor lógico com histerese algo como o CD40106 ou 74HC14 ou do gênero. Vai usar uma porta só e terás algumas de sobra pra uso da imaginação. Trocadilhamente abrindo sua mente, portas poderão se abrir...

abç

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...