Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite estou com uma dúvida no consumo de energia  do carregador de ipad , por exemplo, o carregador do Ipad de 10w, está escrito como input 100-240 , 0.45A e saída como 5.1, 2.1A.

ipad2.jpg

Minha duvida é a seguinte quanto irá consumir de energia carregando meu ipad? Visto que a corrente é 0.45 na entrada e 127 de tensão, então a potencia será de 57,15W ?

Postado

ele consome os 10W do carregador (isso é o que teu circuito consome*), mas o transformador tem perdas e também apresenta consumo mesmo não alimentando nada.

adicionado 0 minutos depois

Então é por volta disso ai...

Postado
3 minutos atrás, Bommu Perneta disse:

ele consome os 10W do carregador (isso é o que teu circuito consome*), mas o transformador tem perdas e também apresenta consumo mesmo não alimentando nada.

adicionado 0 minutos depois

Então é por volta disso ai...

Obrigado pela ajuda, mas o que seriam esses 0,45A informados pelo fabricante na entrada da fonte ? 

Postado

é o consumo do "trafo" .... transformador ou circuito que reduz a tensão da tua rede para 5V. Mesmo não alimentando nada ele tem um consumo de corrente... e esse ai seria o consumo máximo dele. 

Postado
3 minutos atrás, Bommu Perneta disse:

é o consumo do "trafo" .... transformador ou circuito que reduz a tensão da tua rede para 5V. Mesmo não alimentando nada ele tem um consumo de corrente... e esse ai seria o consumo máximo dele. 

Então ele iria consumir no máximo 57,15W em 127v , mas esse pior caso iria acontecer quando? essa minha outra duvida kk. Obrigado por ajudar.

Postado

Pior que meu multímetro é DC corrente... e da forma que você está falando é uma corrente AC(alternada)... e é mais complicado de medir aqui para mim... Só dá para eu saber a corrente máxima que passa pela tomada, mas isso fazendo cálculo... como a tensão AC é alternada a potencia dissipada segue outra outro cálculo, pois ela segue como se fosse uma sinal de PWM, só que ele se inverte e tem frequência de 60Hz (na verdade uma senoide)... então é mais fácil medir o consumo depois quando na saída do transformador já no DC... pois não tem tudo isso.

A saída do DC seria 5V e você tem que medir a corrente que passar por ela e fazer as contas. Essa é a forma mais fácil.

O consumo maior deve ser quando se tem mais perdas... ou seja quando está alimentado o circuito...

adicionado 3 minutos depois

P=U.i;

P=0,45*5

P=2,25W na corrente DC sendo gasto pela fonte .

adicionado 7 minutos depois

Eu fiquei curioso sobre a corrente que passa pelo trafo, mesmo sem nada só com as perdas por calor... mas eu realmente teria que ter material aqui e por enquanto eu careço disso T_T

Pior que tem laboratório por aqui... mas não é meu... enfim X) Se alguém com equipamentos adequados puder medir uma fonte de celular dessas comuns e dá uns valores médios de corrente AC sem carga seria uma boa.

Postado
7 horas atrás, Bommu Perneta disse:

O consumo maior deve ser quando se tem mais perdas... ou seja quando está alimentado o circuito...

adicionado 3 minutos depois

P=U.i;

P=0,45*5

P=2,25W na corrente DC sendo gasto pela fonte .

Se a saída da fonte é 5,1V/2,1A, então a potência da saída é 10,71W. Por isso logo no começo está escrito "10W USB Power Adapter".

10 horas atrás, luizsergiorf disse:

Visto que a corrente é 0.45 na entrada e 127 de tensão, então a potencia será de 57,15W ?

De acordo com esses dados sim. Mas isso pra mim é um erro, desconheço uma fonte que seja chaveada ou até mesmo linear que consuma quase 60W da rede para entregar só 10W na saída.

Postado
46 minutos atrás, Mestre88 disse:

De acordo com esses dados sim. Mas isso pra mim é um erro, desconheço uma fonte que seja chaveada ou até mesmo linear que consuma quase 60W da rede para entregar só 10W na saída.

Eu to doido aqui auhauhahuahua ^^ Queria ter ideia de uma carregador do consumo apresentado na corrente AC*, mas como to na pobreza complica. ^^ Queria testes X)

adicionado 2 minutos depois

Reafirmando ... Queria teste dele sem carga e com carga na corrente DC

^^

Postado
4 horas atrás, Bommu Perneta disse:

Eu to doido aqui auhauhahuahua ^^ Queria ter ideia de uma carregador do consumo apresentado na corrente AC*, mas como to na pobreza complica. ^^ Queria testes X)

adicionado 2 minutos depois

Reafirmando ... Queria teste dele sem carga e com carga na corrente DC

^^

To quase fazendo os testes aqui, tava lendo as especificações do meu carregador e apesar de ser diferente são absurdas também, veja:

Entrada: 100-240V/0,15A

Saída: 5V/0,7A 

Então pela tensão mínima ele consome 15W para entregar 3,5W. 

Tenho um amperímetro ac aqui, acho que vou medir pra ver. 

Postado
10 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Não dá para esperar grande eficiência de um carregador pequeno, se der 60% tá bom demais. Acredito que a corrente indicada no lado AC se refira ao inrush.

Realmente não dá mesmo, mas acabei de medir o meu e deu para perceber que o consumo é bem menor do que o indicado. 

Com 118VCA na tomada o consumo foi de 0,018A. Ainda abri várias coisas no celular que estava com 30% da carga para forçar ainda mais o carregador. 

Isso deu uma potência de 2,1W. Claro que não entregou a corrente que diz na saída, mas o importante é que se isso for verdade o consumo de uma carga de celular na rede elétrica é mínimo. 

Com o carregador na tomada a toa o consumo foi de 1mA apenas, ou talvez até menos já que esse é o menor número que aparece na escala do amperímetro. 

Para ter certeza que o aparelho mede corretamente fiz um teste com uma lâmpada incandescente 127V/60W. O valor medido foi de 452mA, um pouco diferente do calculado pela lei de ohm, já que estava alimentando a lâmpada com 118V e não 127V. 

Postado
2 minutos atrás, Mestre88 disse:

Realmente não dá mesmo, mas acabei de medir o meu e deu para perceber que o consumo é bem menor do que o indicado. 

Com 118VCA na tomada o consumo foi de 0,018A. Ainda abri várias coisas no celular que estava com 30% da carga para forçar ainda mais o carregador. 

Isso deu uma potência de 2,1W. Claro que não entregou a corrente que diz na saída, mas o importante é que se isso for verdade o consumo de uma carga de celular na rede elétrica é mínimo. 

Com o carregador na tomada a toa o consumo foi de 1mA apenas, ou talvez até menos já que esse é o menor número que aparece na escala do amperímetro. 

Para ter certeza que o aparelho mede corretamente fiz um teste com uma lâmpada incandescente 127V/60W. O valor medido foi de 452mA, um pouco diferente do calculado pela lei de ohm, já que estava alimentando a lâmpada com 118V e não 127V. 

Se for um projeto muito bem feito, com circuito integrado dedicado, a eficiência chega a quase uns 90% 

Quando são daquelas auto-oscilantes, fica entre 60 a 70% de eficiência 

A vazio elas entram num processo de baixo consumo. O CI de PWM só ativa quando a tensão na saída do capacitor de filtro fica abaixo de um certo limite.  

Postado
56 minutos atrás, albert_emule disse:

Se for um projeto muito bem feito, com circuito integrado dedicado, a eficiência chega a quase uns 90% 

Nessa faixa de potencia e uso a forma mais barata de conversor é do tipo flyback. Com potencia de alguns watts em modo corrente (uso em lâmpadas LED), o melhor que vi até agora não passava de 85%. Mas ficou a questão: porque indicam uma corrente tão alta na entrada?

Postado
29 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

porque indicam uma corrente tão alta na entrada?

Talvez se a saída do carregador entrar em curto, foi a única coisa que pensei. 

Mas geralmente fontes chaveadas tem circuitos de proteção, então isso que eu disse também não vale. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!