Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Uma fonte com mais watts consome mais energia?


Posts recomendados

Olá, minha namorada tem um PC simples com um A4 6300 sem placa de vídeo, 4GB de ram, e quer melhorá-lo aos poucos, começando pela fonte.

Me interessei pela fonte aprovada pelo teclab de 600w da PCYes, por estar em promoção e mais barata que uma CX430w da Corsair, mas o PC atualmente não consome quase nada por causa dos componentes simples. 

Nesse contexto, o simples fato de a 600w ter mais watts do que a de 430w, vai fazer a conta de luz ficar mais cara? O que mudaria na conta de energia comparando as duas fontes nesse mesmo pc?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Andrey Barros disse:

@Gustavo F compre a corsair sem medo !!, tem garantia de 5 anos senão me engano !!

Mas ela está mais cara do que a grana que tenho no momento :/ E tenho medo de que futuramente eu precise trocar de fonte novamente após melhorar a configuração do PC.

 

Essa da PCYes de 600w está no mesmo preço de uma VS400w da Corsair (pra essa eu teria grana).

 

5 minutos atrás, Gustavo F disse:

o simples fato de a 600w ter mais watts do que a de 430w, vai fazer a conta de luz ficar mais cara? O que mudaria na conta de energia comparando as duas fontes nesse mesmo pc?

Sabe me dizer sobre isso ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavo F olá, amigo.

Respondendo a sua pergunta sobre o consumo da fonte, não. Não é porque tem mais watts que o consumo será maior, na verdade, quanto melhor a eficiência da fonte, menos energia você vai gastar; porque haverá menos desperdício da energia utilizada.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavo F Não, quanto melhor a eficiência da fonte, menos energia ela vai gastar em forma de calor !

 

por exemplo 1 :  você usa 200w de uma cx430 80plus bronze

 

exemplo 2 :  200w em uma corsair hx1000 80 plus platinum, no exemplo 2 você irá gastar menos energia que o exemplo 1, pois a fonte tem uma maior eficiência.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Andrey Barros disse:

@Gustavo F Não, quanto melhor a eficiência da fonte, menos energia ela vai gastar em forma de calor !

 

por exemplo 1 :  você usa 200w de uma cx430 80plus bronze

 

exemplo 2 :  200w em uma corsair hx1000 80 plus platinum, no exemplo 2 você irá gastar menos energia que o exemplo 1, pois a fonte tem uma maior eficiência.

 

2 minutos atrás, Gustavo Agemura disse:

@Gustavo F olá, amigo.

Respondendo a sua pergunta sobre o consumo da fonte, não. Não é porque tem mais watts que o consumo será maior, na verdade, quanto melhor a eficiência da fonte, menos energia você vai gastar; porque haverá menos desperdício da energia utilizada.

 

 

Muito obrigado! Era muito importante esse detalhe pra mim.

 

Sobre a escolha da fonte, vocês acham que vale a pena pegar a PC Yes 600w ou a VS400w da Corsair, ambas com mesmo preço e eficiência 80+ ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavo F Por nada! Estamos aqui para ajudar.

Com relação a escolha da fonte, eu escolheria a VS400w da Corsair, devido a garantia e qualidade que as fontes da Corsair são conhecidas por ter. Tudo depende também dos upgrades que vocês decidirem fazer, analisando se a VS400w da Corsair será suficiente a longo prazo, compreende?

Eu uso uma CX750M da Corsair há anos já, e olha que eu troquei a minha plataforma diversas vezes, alternando de AMD para Intel e vice-versa, e nunca precisei trocar a fonte. Costuma ser um componente que a gente consegue aproveitar o máximo delas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Gustavo F Pegue a VS400 da Corsair.

 

Toda fonte de computador possui uma curva de eficiência e normalmente o pico costuma ficar quando é exigida da fonte 50% da carga total. Hoje em dia os componentes de hardware consomem muito pouco e raramente você irá precisar mais de 400 ou 500W.

 

Ou seja: um computador que exige 200W da fonte será mais eficiente em uma Corsair VS400 do que em uma fonte de 600W ou mais.

 

450W-efficiency.jpg

A diferença é de alguns pontos percentuais, porém ao longo de vários anos vale a pena.

 

No seu caso se existisse alguma fonte decente de 200~300W seria melhor até, porém não são fáceis de encontrar.

  • Curtir 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, grievous disse:

@Gustavo F Pegue a VS400 da Corsair.

 

Toda fonte de computador possui uma curva de eficiência e normalmente o pico costuma ficar quando é exigida da fonte 50% da carga total. Hoje em dia os componentes de hardware consomem muito pouco e raramente você irá precisar mais de 400 ou 500W.

 

Ou seja: um computador que exige 200W da fonte será mais eficiente em uma Corsair VS400 do que em uma fonte de 600W ou mais.

 

450W-efficiency.jpg

A diferença é de alguns pontos percentuais, porém ao longo de vários anos vale a pena.

 

No seu caso se existisse alguma fonte decente de 200~300W seria melhor até, porém não são fáceis de encontrar.

Uma Fonte Thermaltake 600W Smart Series 80 PLUS, PFC Ativo seria boa indicação ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, grievous disse:

@Gustavo F Pegue a VS400 da Corsair.

 

Toda fonte de computador possui uma curva de eficiência e normalmente o pico costuma ficar quando é exigida da fonte 50% da carga total. Hoje em dia os componentes de hardware consomem muito pouco e raramente você irá precisar mais de 400 ou 500W.

 

Ou seja: um computador que exige 200W da fonte será mais eficiente em uma Corsair VS400 do que em uma fonte de 600W ou mais.

 

450W-efficiency.jpg

A diferença é de alguns pontos percentuais, porém ao longo de vários anos vale a pena.

 

No seu caso se existisse alguma fonte decente de 200~300W seria melhor até, porém não são fáceis de encontrar.

Isso significa que, se futuramente eu colocasse uma 1080 com um i7, a de 600w seria mais eficiente, certo ? ( Mesmo se não, eu entendi o conceito kkkkk)

 

3 minutos atrás, Gustavo Agemura disse:

@Gustavo F Por nada! Estamos aqui para ajudar.

Com relação a escolha da fonte, eu escolheria a VS400w da Corsair, devido a garantia e qualidade que as fontes da Corsair são conhecidas por ter. Tudo depende também dos upgrades que vocês decidirem fazer, analisando se a VS400w da Corsair será suficiente a longo prazo, compreende?

Eu uso uma CX750M da Corsair há anos já, e olha que eu troquei a minha plataforma diversas vezes, alternando de AMD para Intel e vice-versa, e nunca precisei trocar a fonte. Costuma ser um componente que a gente consegue aproveitar o máximo delas.

Então, é pelo fato de olhar a longo prazo que estou em dúvida entre as duas. Não sei se futuramente alteraria o PC a ponto de passar a consumir mais do que a vs400 proporciona, mas aí pensei que seria melhor aproveitar a oportunidade pra não ter que comprar outra fonte depois!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Gustavo F disse:

Então, é pelo fato de olhar a longo prazo que estou em dúvida entre as duas. Não sei se futuramente alteraria o PC a ponto de passar a consumir mais do que a vs400 proporciona, mas aí pensei que seria melhor aproveitar a oportunidade pra não ter que comprar outra fonte depois!

@Gustavo F É importante pensar a longo prazo pra você não ter que investir novamente, em curto prazo.

Desculpa a pergunta, mas até quanto você está pensando em gastar em uma fonte?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, Gustavo Agemura disse:

@Gustavo F É importante pensar a longo prazo pra você não ter que investir novamente, em curto prazo.

Desculpa a pergunta, mas até quanto você está pensando em gastar em uma fonte?

200 reais! 

A vs400 está 183, e a PCYes 600w está 199, na Kabum.

Também tem a fonte cougar 400W VTE 80Plus Bronze por 172 reais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavo F eu dei uma pesquisada legal sobre essa fonte da PCYes 600w Shocker Series e parece ser uma ótima fonte, tanto no quesito alimentação quanto no custo x benefício dela.

Penso que não seria um mau investimento compra-la. A quantidade de conexões é satisfatória, sendo:

  • 1x ATX 12V;
  • 1x EPS 8 pinos 12V;
  • 2x PCI-E + 2 pinos;
  • 2x SATA x SATA x SATA;
  • 1x IDE x IDE x FDD;
  • 1x IDE x IDE.

Ou seja, você tem uma larga escala de componentes que você pode usar. Uma placa de vídeo que demanda de duas conexões PCI-E não será um problema.

Achei um vídeo dela sendo testada pelo pessoal do TecLab, dá uma olhadinha:

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@xkillerssx Eu não conheço essa fonte, não posso opinar.

@Gustavo F Um sistema i7 7700 com uma GTX1080 puxa 300~350W em load. A VS400 seria capaz de suportar porém não seria ideal, talvez em situações de estresse extremo a fonte poderia não segurar a barra. Tem também a questão dos cabos de energia, pode ser que a GPU precise de 2 conectores PCIe e a fonte só forneça 1.

 

Logo para um i7 7700 + GTX1080 uma fonte de 600W estaria de bom tamanho e se você tem planos de comprar um sistema desses já seria inteligente comprar a Shocker 600W.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Gustavo Agemura disse:

@Gustavo F eu dei uma pesquisada legal sobre essa fonte da PCYes 600w Shocker Series e parece ser uma ótima fonte, tanto no quesito alimentação quanto no custo x benefício dela.

Penso que não seria um mau investimento compra-la. A quantidade de conexões é satisfatória, sendo:

  • 1x ATX 12V;
  • 1x EPS 8 pinos 12V;
  • 2x PCI-E + 2 pinos;
  • 2x SATA x SATA x SATA;
  • 1x IDE x IDE x FDD;
  • 1x IDE x IDE.

Ou seja, você tem uma larga escala de componentes que você pode usar. Uma placa de vídeo que demanda de duas conexões PCI-E não será um problema.

Achei um vídeo dela sendo testada pelo pessoal do TecLab, dá uma olhadinha:

 

 

Dei uma olhadinha nesse vídeo antes de postar aqui, e em um que explicava um pouco mais (da teclab também) e disseram que o único problema mesmo é a falta do varistor ou algo assim(não sei pra que serve, não entendo nada de fontes kkkk), mas que ainda assim vale a pena.

Acho que vou ficar com ela mesmo. Muito obrigado pelos esclarecimentos!

55 minutos atrás, grievous disse:

@xkillerssx Eu não conheço essa fonte, não posso opinar.

@Gustavo F Um sistema i7 7700 com uma GTX1080 puxa 300~350W em load. A VS400 seria capaz de suportar porém não seria ideal, talvez em situações de estresse extremo a fonte poderia não segurar a barra. Tem também a questão dos cabos de energia, pode ser que a GPU precise de 2 conectores PCIe e a fonte só forneça 1.

 

Logo para um i7 7700 + GTX1080 uma fonte de 600W estaria de bom tamanho e se você tem planos de comprar um sistema desses já seria inteligente comprar a Shocker 600W.

 Entendi. Então se eu comprar a de 600w, qualquer configuração gamer atual seria suportada, e é isso mesmo que eu vou fazer kkkkk

Muito obrigado pela ajuda!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Gustavo F disse:

Dei uma olhadinha nesse vídeo antes de postar aqui, e em um que explicava um pouco mais (da teclab também) e disseram que o único problema mesmo é a falta do varistor ou algo assim(não sei pra que serve, não entendo nada de fontes kkkk), mas que ainda assim vale a pena.

Acho que vou ficar com ela mesmo. Muito obrigado pelos esclarecimentos!

@Gustavo F disponha, amigo. O varistor funciona como um protetor do circuíto. Ele protege o circuíto contra distúrbios na rede elétrica. 

Quando você compra-la, se puder compartilhar conosco a sua opinião sobre ela, seria de grande ajuda.

Boa sorte e boa compra!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Gustavo Agemura disse:

@Gustavo F disponha, amigo. O varistor funciona como um protetor do circuíto. Ele protege o circuíto contra distúrbios na rede elétrica. 

Quando você compra-la, se puder compartilhar conosco a sua opinião sobre ela, seria de grande ajuda.

Boa sorte e boa compra!

Quando chegar faço uma postagem com fotos aqui, e após algum tempo de uso atualizo mostrando minha opinião :)

Valeu!

adicionado 27 minutos depois

Tenho uma outra dúvida, será que essa fonte é compatível com minha placa-mãe da Asrock FM2A58M-VG3+ ?  

Não sei olhar isso !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Gustavo F disse:

Quando chegar faço uma postagem com fotos aqui, e após algum tempo de uso atualizo mostrando minha opinião

Valeu!

adicionado 27 minutos depois

Tenho uma outra dúvida, será que essa fonte é compatível com minha placa-mãe da Asrock FM2A58M-VG3+ ?  

Não sei olhar isso !

@Gustavo F a fonte mencionada é totalmente compatível com a sua placa-mãe, pode ficar tranquilo. 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!