Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito acender led na falta aterramento


Posts recomendados

Gente venho pedir ajuda para um circuito que tempos venho tentando montar....

 

Quero que um led acenda quando NÃO haver terra presente 

 

@Mestre88 esse circuito que fiz com sua ajuda na época não funciona, tentei ,alterei as resistências e não consigo fazer funcionar

Circuito-de-Indicador-de-Falha-de-Terra.png

 

Tentei com optoacoplador ,como na foto funciona, mas o led do optoacoplador não liga entre fase e terra como os leds normais

 

Montei uma fonte capacitiva mas também não consegui acionar o led do optoacoplador com terra. 

 

Nao sei mais como fazer...

images (9).png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O negócio é que esse circuito funcionou na minha simulação, mas fique um pouco preocupado com as grandes variações de tensão. Deveria funcionar também o com o acoplador mais ainda... mas só com o transistor com duas referencias de terra fica complicado.

 

O ideal era ter um osciloscopio para ver a reação do circuito... mas tenta ver a tensão AC em tudo para eu ter ideia do que está acontecendo (tudo mesmo em cada componente)

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

Sim , mas tinha tirado ele fora nas últimas montagem pois não me era interessante. 

 

Penso q com optoacoplador seria mais fácil,  mas como acionar o led interno?

O Led não é interessante para você, mas é interessante para o funcionamento do circuito, ele carrega o capacitor para manter o circuito funcionando, o problema é que o transistor está ligado errado. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então @Mestre88 o circuito acima não funcionou desde o princípio (com os 2 leds)o led sempre ligado parece que a corrente nao circulava entre fase e terra...

 

Bom consegui o que queria...

Faltava um capacitor Eletrolítico na saida do optoacoplador

Acionei o led entre fase e terra com capacitor/resistor/diodo

 

Quando o optoacoplador conduzir ele curto circuita o led, na falta do terra o optoacoplador não conduz liberando o neutro para o led acionar...

images (9).png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

Então @Mestre88 o circuito acima não funcionou desde o princípio (com os 2 leds)o led sempre ligado parece que a corrente nao circulava entre fase e terra...

Como eu disse acima, o transistor está errado. Está circulando AC por ele, aí não funciona

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!