Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

olá.. então, estou planejando fazer um upgrade no meu PC... recentemente comprei uma GTX 1050 pra adiantar o processo, mas a dúvida é a seguinte.. tenho um Core 2 Duo E7500, e penso em trocar pra um Core 2 Quad Q9505.. alguém saberia dizer se é possível? como faço pra atualizar as Bios caso precise, ou algo mais q eu deva saber? se precisar trocar a placa-mãe, então provavelmente compensa mais trocar por algo mais recente, tipo um i5 ou i7...  abaixo segue as especificações do PC.

placa-mãe: ASUS P5N-E Sli

Processador: Core 2 Duo E7500 , 2.93GHz

Chipset: NVIDIA Nforce 650i

Bios: ASUS P5N-E Sli ACPI Bios Revision 1406  (18/11/2009)

RAM: 6GB, DDR2

GPU: Zotac NVIDIA GTX 1050

Postado

Colega, sua MB tem um chipset antigo e pela tabela de compatibilidade.só suportaria um Q6600, que é relativamente fácil de encontrar, mas tem velocidade de clock baixo..

https://www.asus.com/br/Motherboards/P5NE_SLI/HelpDesk_CPU/

Na verdade aceitaria também um QX6850 mas é uma raridade encontrar esse processador.

Entre todos os possíveis eu iria de E8600 no custo/benefício.

• Obrigado 1
Postado

>>Aqui<< tem a lista dos processadores suportados por usa placa-mãe. O Q9505 não está na lista. O mais "poderoso" seria o QX6850 e o mais fácil de achar é o Q6600. Se achar um QX, cai dentro. De resto, hora de pensar num up geral de plataforma, para um Ryzen. 

• Obrigado 1
Postado
agora, T1000_2015 disse:

Ryzen o desempenho single thread não é bom, eu iria de intel.

OK, o $$$ é seu... :tw_glasses: oitava geração com SKT 1151 sem retrocompatibilidade... placas mãe Z370 custando uma fortuna... nona geração saindo no segundo semestre de 2018 e com SKT diferente... ou seja... qualquer coisa que compre agora é sem a menor possibilidade de upgrade futuro. E, além do mais, tirando SuperPI e WinRAR, o que mais que usa somente um core hoje em dia?

• Curtir 1
Postado

obrigado pela ajuda, pessoal, assim evito de me meter numa furada kk :thumbsup:

Vou optar por um Q6700 (está na lista citada aí) .. um upgrade meio baratinho, mas temporário, só pra quebrar o galho até juntar uma grana pra algo melhor  haha

mas só pra esclarecer.. é relativamente fácil atualizar a Bios?  devo baixar de algum lugar e deixar instalado já..? não sei bem qual o procedimento a tomar quanto a isso..

mas agradeço muito a atenção de todos

Postado

Atualização de BIOS:

1) veja a BIOS compativel com o processador.

2) baixe os arquivos (normalmente tem  3) e deixe em uma pasta bem acessível

3))crie um pendrive bootavel usando um programa adequado, um dos mais usados é o:

https://hp-usb-disk-storage-format-tool.soft32.com.br/download/file/id/771950/?no_download_manager=true

4) criado o pendrive basta copiar os arquivos na raiz do pendrive

5)boote pela usb

obs: copie a BIOS antiga(tem a opção no programa).se der pau dá para voltar

obs2:procedimento tem risco se houver variaçaõ de tensão

5) antes do upgrade verifique se vai ter refrigeração suficiente pois me parece que a TDP(temperatura) desse processador Q6700 é bem maior que os Exxxx

• Obrigado 1
Postado
1 hora atrás, Ray_Afgrond disse:

Vou optar por um Q6700 (está na lista citada aí) .. um upgrade meio baratinho, mas temporário, só pra quebrar o galho até juntar uma grana pra algo melhor  haha

Quais jogos pretende rodar nesse PC? Dependendo, nem vale a pena comprar esse Q6700, que não terá um bom desempenho. Mas se você conseguir um bom over nele, talvez já abra mais o leque de possibilidades de jogos.

Outro ponto é o cooler do seu E7500. Ele não suporta o Q6700, que tem TDP de 105w. Já seria mais um gasto.

E por último, qual sua fonte?

Acrescentar uma placa de vídeo com um processador que consome muito vai tonar necessária uma fonte de qualidade.

• Obrigado 1
Postado

imagino q terá q formatar o PC talvez, durante o processo, né?  só pra saber, porque daí já faço backup..

e então, tudo isso basicamente pra rodar Dark Souls 3  kk  atualmente já roda até, graças a GTX 1050, tem FPS estável acima de 30, porém dá muuuito gargalo.. tipo paredes invisíveis q demoram pra carregar, jogo dando crash direto, tal.. por falta de CPU.. e memória RAM também, talvez? pois tenho 6GB.. mas como é DDR2, e é baratinho, já vou add mais 2GB também

e então, o qual eu pretendo comprar vem com um Cooler novo de brinde.. obviamente deve ter a capacidade mínima pra suportar o processador, acredito eu...

e a fonte minha tem 420w.. será q é suficiente??

e obrigado pela dica sobre a atualização da BIOS.. muito útil!

Postado

Qual modelo e marca do fonte? Sua configuração futura (Q6700+ GTX 1050 Ti) deve demandar uns 250W, mas é bom ter folga, então (com 50% a mais), então 375W. Se for fonte real está bom.

Postado

Engraçado, você está falando em reutilizar um core 2 duo, que está com pouco dinheiro, depois cogita 8a geração, 9a geração, etc; falta um pouco de coerência aí.

Qualquer software que você use para trabalho só usa 1 core.

ERPs em geral, Office, Outlook, AutoCAD, Inventor, SolidWorks, etc etc etc...

• mês depois...
Postado

tudo bom, pessoal? faz um tempinho, mas finalmente troquei o processador.. peguei um Core 2 Quad Q6700... fiz todo processo certinho, tal, mas não saiu como esperado.. na primeira tentativa eu instalei o processador, tal, mas não troquei o cooler, pois o vendedor disse q era a mesma coisa do novo..  beleza, liguei.. tudo normal, BIOs tava ok.. abri o CPU-Z pra ver se tava tudo ok, e aparentemente sim.. aí fui testar a performance em jogo.. abri o Dark Souls 3 pra ver.. aí foi uma situação curiosa... não tive mais problemas de delay de renderização, tudo carregou certinho e rápido, nenhum crash nem nada, porém o FPS tava em 15, enquanto q no Core 2 Duo alcançava 25-30... aí após alguns minutos, o PC desligou sozinho.. abri de novo pra ver se estava tudo certo, se o cooler estava bem encaixado, e estava sim.. testei de novo, dessa vez fui abrir o Metal Gear.. foi a mesma coisa, carrega rápido, mas teve queda drástica no FPS... e de novo, desligou após uns 5 minutos.. deduzi q eu estava usando pouca pasta térmica, e a principio, parece q estava mesmo.. coloquei mais, e testei de novo.. bom, agora o PC aguentou uns 15 minutos, mas veio a desligar de novo, e a performance nos jogos continuou a mesma...

poderia o problema ser o cooler? vi gente dizendo q um cooler de Core 2 Duo não aguenta um Core 2 Quad...

mas em alguns fóruns também vi pessoas falando sobre a fonte.. será q poderia ser esse o problema também?? poderia a fonte causar impacto na performance dos jogos além de superaquecer a cpu??

lembrando q a minha fonte é da SevenTeam, Modelo ST-420BKV-03F, potência de 420w...

deveria trocar por uma de 450w ou 500w?? se for o caso, poderiam indicar uma marca boa? pois pelo q eu li, marcas genéricas costumam dar esse tipo de problema..

ou poderia ser o cooler?? vou trocar daqui a pouco, mas não creio q fará diferença.. qualquer coisa eu atualizo aqui...

obs; já adiantando aqui, eu dei uma pesquisada sobre fontes.. o que acham dessas?? vale a pena??

1- https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-933647189-fonte-gamer-real-atx-500w-c3-tech-ps-500-ultra-silencioso-_JM

2- https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-944489248-fonte-gamer-aerocool-kcas-500w-80-plus-bronze-cabo-brinde-_JM

3- https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-777555965-fonte-atx-500w-80-80-plus-bronze-pfc-ativo-24-pinos-4-sata-_JM

obrigado a todos pela atenção

Postado

@Ray_Afgrond qual a temperatura que o processador está chegando quando desliga?

Antes de trocar o cooler vá na BIOS e selecione a opção "Load optimized defaults". Salve as alterações e depois vá no gerenciador de dispositivos do Windows e em "Processadores" desinstale todos, um por um depois reinicie o PC.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!