Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

parte da mobo muito quente


Posts recomendados

Bom galera. vou ser bem rápido e claro.

comprei um pc i7 2600 com uma placa-mãe p8h61-m. o pc em si faz muito barulho, acho q é por causa do cooler do processador(aquela parte q fica na tela da grade do gabinete). ja limpei e continua fazendo mt barulho. outra coisa q percebi foi que ESSA -> https://imgur.com/IvaN3Nt parte da placa-mãe está ficando MUITO quente. queria saber como posso resolver isso e se devo me preocupar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@pedefe o cooler do processador não fica em tela do gabinete. Ele fica no meio da placa-mãe, como na foto. É esse fan redondo com o logo da Intel.

 

03Intel%20Installed.JPG

 

Se puder tirar uma foto do gabinete para a gente ver como estão as coisas ajudaria. Mas pegando o micro inteiro.

 

Se puder tirar um print do HWmonitor inteiro para a gente ver como estão as coisas ajudaria. Pode ser em repouso, sem estar fazendo nada com o micro. Se puder tirar outro print do HWmonitor fazendo um teste de estresse, tipo AIDA64 com apenas CPU marcado, também ajudaria.

 

OBs: como você não sabe como estão as temperaturas, tire o print do teste de estresse após 5 minutos. Depois pare o teste para não colocar a CPU em risco.

 

Ficamos no aguardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@pedefe Como o amigo @Contiusa disse, o cooler fica em cima do processador e deve ficar ali se é o cooler box que faz barulho, então estará logo em cima do processador para resfriar.

 

A peça da qual está a foto no link e fica quente: Ali naquela região tem um chip, a peça é um dissipador e logo abaixo está o chip, creio que seja ponte norte(ou é ponte sul), é ai que passa o vídeo antes de sair no cabo vga ou hdmi, por isso esquenta, se colocar uma gpu vai ver que a temperatura irá reduzir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa desculpe mas sou muito leigo nesse assunto, o que seria hwmonitor? eu sei que o cooler fica em cima do processador, mas meu pc tem uma parte emendada como você pode ver nas fotos aqui https://imgur.com/a/M4ttT e pelo que percebo, é nessa parte que sai a grande parte do barulho de "ventilador". eu posso tirar ela? caso eu tire tenho q manter o gabinete aberto?

10 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

A peça da qual está a foto no link e fica quente: Ali naquela região tem um chip, a peça é um dissipador e logo abaixo está o chip, creio que seja ponte norte(ou é ponte sul), é ai que passa o vídeo antes de sair no cabo vga ou hdmi, por isso esquenta, se colocar uma gpu vai ver que a temperatura irá reduzir.

@Elder Nauvirth imaginei isso mesmo amigo, obrigado por esclarecer, em breve vou meter uma rx 570 e deve q o chipset vai normalizar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, pedefe disse:

@Contiusa desculpe mas sou muito leigo nesse assunto, o que seria hwmonitor?

é um programa para ver temperaturas e voltagens.

 

Amigo eu vi as fotos, na segunda foto mostra ter um cooler na tampa lateral, deve ser ele que está fazendo barulho, você pode simplesmente remover o cooler apenas e quem sabe até limpar ele pra ver se melhora o barulho.

 

28 minutos atrás, pedefe disse:

 

@Elder Nauvirth imaginei isso mesmo amigo, obrigado por esclarecer, em breve vou meter uma rx 570 e deve q o chipset vai normalizar.

Qual seria a marca e modelo de sua fonte ? Se vai colocar uma gpu ela tem que suportar, caso precise de indicação de fonte precisa informar seu orçamento para uma boa caso precise trocar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@pedefe o barulho só pode estar vindo da parte que eu indiquei com a seta. Tem um fan (ventoinha) na fonte, mas ela não faz tanto barulho como o fan do processador. Provavelmente o processador está superaquecendo e o CPU cooler está rodando no máximo para refrigerar.

 

Você precisa tirar o print do HWmonitor para saber como está. 

 

Não se ligue nessa de placa de vídeo. O vídeo integrado fica dentro do processador e não vai fazer barulho e nem esquentar a tela. Esquenta o processador se for o caso. A única fonte de ruído só pode vir do CPU cooler e da fonte. 

 

Essa parte que você falou que está esquentando é o chipset H61. Esquenta mesmo, e pelo toque do dedo pode enganar. 70ºC seria uma temperatura 'aceitável' para um i7 rodando vídeo integrado e daria a impressão de queimar. 

 

Por isso que você precisa tirar um print do HWmonitor. 

 

Obs: quando for postar fotos do Imgur, escolha a opção BBCcode que ele posta direto no post.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa HWMonitor logo após ligar meu pc:

 

64HOMGp.png

 

DESSA VEZ DESCONECTEI ESSA PARTE DA FOTO ABAIXO E O BARULHO DIMINUIU UNS 80%

 

1NRtW37.jpg

 

9 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

Qual seria a marca e modelo de sua fonte ? Se vai colocar uma gpu ela tem que suportar, caso precise de indicação de fonte precisa informar seu orçamento para uma boa caso precise trocar.

 

@Elder Nauvirth Fonte Powerx 500w reais... calculei o gasto com a gpu e o site disse que gasta 325W. Me falaram q essa fonte entrega cerca de 70% da sua verdadeira potencia, algo q giraria em torno de 350W. Será q da?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@pedefe Sim ela deve entregar pelo menos esses 70%, fora que te dá um brinde se ela por acaso venha a queimar.

 

O brinde que ela te dá se queimar é uma passagem para uma configuração nova ou alguma peça nova, essa fonte não tem qualidade o ideal é trocar ela por uma mais decente.

 

De preferência com marca boa.

 

Sua fonte atual é como se fosse uma genérica de 61$, mas tem uma carinha bonitinha e pode ser usada em estabilizador, mesmo não devendo nem usar ambos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@pedefe tem uma temperatura aí a 86ºC, mas é CPUTIN, que teoricamente seria o sensor do soquete. Mas pode estar bugado ou pode ser outra coisa. 

 

Você não tinha dito que estava usando esse fan aí na lateral :D esses microfans são um inferno. Mas faz um teste com ele: tira ele do gabinete (deve estar aparafusado) e coloca diretamente em cima da parte azul que você diz que está quente. Segure na mão mesmo. Vê se essa temperatura do CPUTIN vai abaixar alguns graus. Se não abaixar, coloque ele jogando ar em ângulo embaixo do CPU fan do processador. Teste dos quatro lados e veja se esse CPUTIN vai baixar. Se não baixar, é alguma leitura bugada, porque fora o soquete e o chipset teria pouca coisa para aferir.

 

Sobre a fonte, usar fonte genérica é péssimo negócio. Sem contar que elas não costumam ter saida de alimentação PCI-e para a placa de vídeo. Dependendo da placa de vídeo, qualquer fonte de 430W dá e sobra. Até uma GTX 1060 consome 120W, mais uns 100-150 do resto do sistema e qualquer fonte de qualidade de 400W segura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Contiusa disse:

@pedefe tem uma temperatura aí a 86ºC, mas é CPUTIN, que teoricamente seria o sensor do soquete. Mas pode estar bugado ou pode ser outra coisa. 

 

Você não tinha dito que estava usando esse fan aí na lateral :D esses microfans são um inferno. Mas faz um teste com ele: tira ele do gabinete (deve estar aparafusado) e coloca diretamente em cima da parte azul que você diz que está quente. Segure na mão mesmo. Vê se essa temperatura do CPUTIN vai abaixar alguns graus. Se não abaixar, coloque ele jogando ar em ângulo embaixo do CPU fan do processador. Teste dos quatro lados e veja se esse CPUTIN vai baixar. Se não baixar, é alguma leitura bugada, porque fora o soquete e o chipset teria pouca coisa para aferir.

tem algum problema se eu conectar/desconectar esse microfan com o pc ligado? ou devo desligar o pc pra fazer isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@pedefe pode desconectar com ele ligado, só tome cuidado para não encostar nada metálico ou fazer ponte entre circuitos com o dedo, com suor, essas coisas. Pode até recolocar com o micro ligado. Também tome cuidado na hora de puxar o conector, porque às vezes eles agarram e você pode puxar o conector com o fio junto. Se estiver muito duro, desligue o micro e faça com calma.

 

Se você quer dizer 'desaparafusar o fan' da tampa lateral, também não tem problema. Só não deixe a tampa encostada no gabinete para não passar corrente indesejada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Contiusa disse:

@pedefe pode desconectar com ele ligado, só tome cuidado para não encostar nada metálico ou fazer ponte entre circuitos com o dedo, com suor, essas coisas. Pode até recolocar com o micro ligado. Também tome cuidado na hora de puxar o conector, porque às vezes eles agarram e você pode puxar o conector com o fio junto. Se estiver muito duro, desligue o micro e faça com calma.

 

Se você quer dizer 'desaparafusar o fan' da tampa lateral, também não tem problema. Só não deixe a tampa encostada no gabinete para não passar corrente indesejada.

beleza, vou testar. uma corsair 400w aguenta minha config + uma rx 570?

 

@Edit

testei aqui mas nao mudou nada nao... segurei o minifan em frente aquele negocio azul quente mas a temperatura manteve a mesma media de 80/90º

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, pedefe disse:

testei aqui mas nao mudou nada nao... segurei o minifan em frente aquele negocio azul quente mas a temperatura manteve a mesma media de 80/90º

 

E no soquete? Em volta daquele cooler da Intel que eu postei a foto. Coloque nas quatro direções e soprando na base, sem influenciar o fan do cooler. Como se você tivesse ventilando algum sensor do soquete. Veja se muda alguma coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa tentei em varios cantos e nao mudou. por fim deixei ele solto dentro do gabinete ventilando de uma forma geral e sem fazer barulho.

@Elder Nauvirth https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-925129421-corsair-cx-430-usada-_JM olha essa fonte, eu consigo comprar ela... esse defeito dela aí muda algo ou compensa eu pegar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, pedefe disse:

tentei em varios cantos e nao mudou. por fim deixei ele solto dentro do gabinete ventilando de uma forma geral e sem fazer barulho

 

Então essa leitura dos 90ºC deve estar bugada. Só para conferir, depois entre no BIOS e veja a temperatura da CPU. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, pedefe disse:

 

@Elder Nauvirth https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-925129421-corsair-cx-430-usada-_JM olha essa fonte, eu consigo comprar ela... esse defeito dela aí muda algo ou compensa eu pegar?

Usada não compensa, vai que o dono usou estabilizador com a fonte, fora que a linha 3.3v já não tá boa, não é pra oscilar essa linha.

 

Exemplo:

 

A linha de 12v embora a gente reconheça assim acaba entregando 12.04V se estou certo, essa seria aceitável.

 

Agora a linha de 3.3v oscila então é perigoso pegar e ela ir lá para 2.9v, embora o pc use mais 12v, não é uma boa arriscar.

 

Se seu problema for mesmo a fonte poderia estar ligado ao fato dela estar na parte de cima pegando ar quente das peças do pc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@pedefe abre um tópico na seção de fontes. Sempre aparece uma fonte de marca com modelos baratos, como na época que tinha umas Seasonic de 350W por 120-130 reais no ML.

 

Tem alguns poucos modelos xing ling que o pessoal também considera decentes. Mas só lá na seção de fontes que eles sabem dessas coisas, porque eles lidam com isso todos os dias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!