Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador 1.7ghz rodando em 900mhz


Luciano.dev

Posts recomendados

Tenho um notebook da asus s46cb, processador i5 3317u, 1.7ghz e 2.6 em turbo.

De uns dias pra cá reparei que as vezes ele começava operar em 900mhz e não sai disso por nada, apenas reiniciando a máquina.

Tentei rodar um stresser e monitorar as temperaturas para ver era isso, rodei o stresser por 7minutos, as temperaturas se estabilizou em 80ºC e o clock ficou 2.4ghz cravados, logo descartei a hipótese de ser a temperatura, porém ao fechar o stresser, reparei que o clock foi imediatamente para os malditos 900mhz.

E então fiz alguns testes, sempre que realizo alguma tarefa "pesada", ao fechar essa aplicação o processador começa a operar em 900mhz, e só consigo fazer ele voltar ao normal reinicializando a máquina.

 

Alguém já passou por isso e sabe o por que e como estar resolvendo?

 

Obs: estou usando windows 10

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rolf William Gewers Estranho aceitar isso como normal, se o clock base do processador é 1.7ghz, mas supondo que isso seja normal, quando ele vai pra esses 0.9ghz ele não volta mais para o clock original.

Diversos travamentos realizando tarefas básicas como usar apenas o navegador, ou mesmo algo pesado como rodar algum jogo, ele continua nos 0.9ghz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luciano.dev

Alguns exemplos, meu desktop tem o baseclock de 3.2ghz, enquanto eu estou aqui digitando esse texto, todos cores estão a 1.2ghz.

Meu notebook é 2.4ghz com boost de 3.4ghz, ele fica normalmente a 1.7ghz.

 

O que não pode acontecer é ele não chegar a velocidade ideal dele, se ele ficar nos 900mhz mesmo o sistema exigindo dele.

 

Faz um teste, no gerenciador de energia do windows você consegue ajustar isso, provavelmente deve estar em 5% mínimo, coloca 100% no mínimo e veja como fica.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fui nas configurações de energia, e na configuração de energia na tomada estava 100% (meu notebook só fica na tomada), e na de bateria estava 5%, eu alterei pra 100% da bateria, mesmo sabendo que não utilizo da bateria.
E felizmente parou de cair pra 0,9ghz, mesmo não fazendo sentido a mudança de configuração já que não bateria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luciano.dev

Realmente não faz muito sentido mesmo... estranho... você vê mudança no brilho da tela quando está na bateria ou fora?

 

Mas recomendo deixar em 5%, o ganho que você terá em deixar em 100% é mínimo, e o consumo de energia é bem maior, deixando em 5%, menos conta de luz, menos calor na fonte etc...

 

Se ele não chega nos ghz em algum momento, o gargalo pode estar em outro lugar, HD, RAM etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bateria desse meu notebook parou de funcionar faz um tempo, desde então só uso ligado na tomada mesmo.

difícil dizer que está ocorrendo gargalo, mas de qualquer forma vou deixar esses 100% e verificar se não volta a cair aos 0,9ghz, pois quando chegava nisso, até mesmo pra assistir stream na twitch era complicado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!