Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

      Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

      Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
Entre para seguir isso  
kamisabook

O Quanto é Difícil Criar Um Jogo?

Recommended Posts

Sou iniciante, mais fui na internet e baixei compilador c++, tutoriais, fui em fóruns. Cheguei a criar programas simples e gráficos. Enfim, me dediquei e pretendo me dedicar mais. Fui em um fórum e fui desencorajado a pensar muito alto pois tenho a intenção de criar um jogo de alto nível no mercado. Na opinião de vocês ususários (sinceramente), estou tão distante assim deste objetivo? Esse usuário programava em c++ à 3 anos e disse que fez jogos não muito significantes. Levarei tanto tempo também? Qual é o melhor caminho para esse sonho já que ainda não fui para faculdade?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha, é o seguinte... Tudo depende da sua facilidade em aprender e do seu objetivo final.

Se for para fazer um joguinho simples, não é tão difícil.

Se o seu objetivo é criar o próximo CS da vida, ainda tem muito caminho a andar...

Basicamente os passos que você tem que seguir

1 - Aprender programação. BEM. Aprender a programar em linguagem DE MACHO: C / C++. Ninguém vai fazer um jogo grande em Java (pode até fazer um jogo simples - paciência, minesweeper, jogos lentos). C# é uma boa opção também (mas ainda precisa amadurecer), embora seja mais lento do que C/C++. Mas o principal é C / C++.

NEM PENSE em fazer um jogo em Visual Basic.

2 - Aprenda as "jogadas" do sistema operacional. Multithreading e sincronização. Memória virtual, arquivos mapeados em memória, mensagens, sockets, pipes, eventos, etc. Aprenda a usar isso BEM (você vai precisar)

3 - Aprenda as APIs principais (OpenGL e DirectX). OpenGL é fácil, DIrectX é mais complicado.

Tem também a SDL, que é uma API Aberta e geral (funciona em Linux e em Windows).

4 - Aprenda a usar os compiladores bons (GCC para Linux e Visual C++) Borland Builder as últimas versões me decepcionaram. Davam pau num programa super simples.

Os maiores jogos são desenvolvidos em versões desses compiladores. A esmagadora maioria dos jogos Windows são feitos com o Visual Studio (Visual C++). Quake 1 foi feito no DJGPP (versão para DOS do GCC) . Doom 3 foi criado no Linux (usando-se obviamente o GCC).

5 - Dependendo do jogo você vai precisar de artistas, músicos, etc para a parte gráfica...

É isso aí... Não desanime!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pela força!

* Já continuando estudando C++

* Possuo o compilador Visual C++. Meu pai não deixava instala-lo no PC dele pois ele acha pesado, mais já vou convece-lo. Eu usava o Dev-C++.

* Baixei tutoriais OpenGL e SDL.

* Vou agora pesquisar sobre os termos que eu não conhecia (Multithreading...)

* Possuo amigos músicos e desenhista gráfico

Umas últimas dúvidas:

Pode participar do meu projeto? Ou me indicar pessoas já que estou sozinho (em matéria de programação)? É que estou participando de um projeto do governo (http://www.cultura.gov.br/jogosbr/) e já encontrei projetos bem estruturados para concorrer!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, assim, já que você tá animado, pega também coisas fora de computação como calculo, algebra, matematica, você vai precisar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest Kobal

Pode participar do meu projeto? Ou me indicar pessoas já que estou sozinho (em matéria de programação)? É que estou participando de um projeto do governo (http://www.cultura.gov.br/jogosbr/) e já encontrei projetos bem estruturados para concorrer!

Espero que você teja sabendo da licença, que tem que ser open-source. :joia:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

aí cara,você faz faculdade de ciencia da computação por exemplo ou ta querendo aprender tipo por livro ou algu parecido ???tipo,eu to no 2° periodo de ciencia da computação,ainda to pegando os comandos do pascal,para depois mexer com java e delphi,so q eu e meu amigo(como queremos fazer jogos no futuro),vamos começar por agora,tipo,fazendo jogos simples,para ir aprendendo,tipo,meu amigo ta usando o 3dgamestudio para fazer a parte visual,e eu vou faze os comandos,so q depois vou mexer com imagem tb,tipo,como a linguagem de c,c++ e c# sao diferentes de delphi,java por exemplo,vou pega um livro so para ver em q os comandos mudaram,porque a logica de programação é a mesma para todos,Falou,cara não desista,é difícil,tanto q para criarem um jogo,tem MUITAS pessoas involvidas,e no seu caso é so você,por isso é mais difícil,Falou

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu. Como é mais experiente que eu vou te pedir alguns conselhos de vez em quando

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×