Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mosfet não chaveando com carga


Tiago Camana

Posts recomendados

Galera e o seguinte... tenho uma injeção programável no meu carro, e de uma hora pra outra os bicos ficaram acionado direto, abri ela e segui o fio que vai para os bicos eles dão e um mosfet LR3705Z, fiz um as medições entre e o dreno e o source nas duas posições das pontas do multímetro encontrava 100 ~ 180 detectei q ele abriu as perna... peguei o mosfet da bancada B de bicos e troquei pela bancada A... tem uma forma de testar os bicos na injeção fiz o teste e ate então funcionou... mas no momento que boto carga (os bicos de injeção)  ele não consegue acionar eles fiz as medições de novo e nao da nem 1v de saida com os bicos ligados no mosfet.

 

Sera q esses mosfets estão com problema??? procurei no google e nao encontrei eles a venda no Brasil apenas aliexpress e etc... tem algum similar que posso substituir e encontrar no brasil???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas isso de ele mesmo sendo acionado no gate ele com carga não consegue acionar os bicos... isso e um defeito dele??... existe um diodo do lado, a principio testei de um lado nao deu continuidade inverti as ponteiras e deu 700 ohns + - nao pode ser esse diodo o problema?? esta em paralelo com o dreno e o source.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse diodo antiparalelo do o mosfet é comum e a leitura obtida é o que se espera dele.

adicionado 6 minutos depois

No desenho abaixo tem um circuito de limpeza para bico injetor. Repare que os bicos são simbolizados como uma bobina e que tem um diodo antiparalelo com os bicos. Se esse diodo falhar vai colocar em curto qualquer transistor. Verifique o bom estado  dele. Pode ser a causa do seu problema.

pulsador_bicos.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então eu fiz as medições nele  e em uma das posições das ponteiras não deu continuidade  na outra deu isso ai questão de 600 ~ 700 ohns nos 2 (são duas bancadas de bicos) eu ate desestanhei eles para eliminar qualqer medição errada fiz um esboço bem escreto abaixo de como esta a ligação... não lembro mais a posição do diodo mas amanha eu confirmo e passo aqui.

 

pode ser ele o problema... tentei identificar ele mas sem sucesso...5a26ff39e8d2b_Semttulo.thumb.jpg.9389936657e8c9eae030075880643575.jpg

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diodo rápido ou shottky. A corrente é a mesma que circula pelos bicos injetores. Sobre o posicionamento do diodo ele é colocado em paralelo aos bicos dando continuidade do nó bico-mosfet para os 12V. Dessa forma, quando o mosfet desligar, o pico de tensão gerado pelas bobinas dos bicos descarrega no positivo.

Sem título1.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Tiago Camana disse:

@Sérgio Lembo  então o diodo tem q dar continuidade do Dreno para o Source ou do Source para o Dreno??

 

Caso eu tenha que trocar... posso botar qualqer outro ou tem q ser algum especifico??

Fiz a medição dele ponteira vermelha do multímetro no Source e preto no dreno, da continuidade 600 ~ 700 ohns 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 7 meses depois...

@Sérgio Lembo Sergio retomando o assunto, fiz a substituição dos dois mosfets da bancada de bico A e bancada de bico B... ja troquei umas 3 vezes o mosfet da bancada A, e o mesmo depois de um tempo tende a queimar, funciona no carro uns 10 ~ 20 minutos e do nada o carro morre e nao pega mais... pode ser o diodo com problema??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Tiago Camana disse:

depois de um tempo tende a queimar,

Entra em curto ou abre? Quando em curto é por sobre-tensão, quando aberto é por sobre corrente ou sobre-aquecimento.

Por favor, poste o modelo do mosfet utilizado, qual a tensão de gate, se há resistor no gate, de qual é seu valor, qual a corrente que circula nessa bobina e o valor em ohms dessa bobina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sérgio Lembo O modelo LR3705Z , não tenho a injeção agora em mãos...mas o que eu me lembro é 

 

Tensão do GATE: 5V

Existe um resistor do gate sim... mas não sei o seu valor vou confirmar

São 4 bicos de 15 ohms em paralelo, dando em torno 3,5 a 3,8 ohms

A corrente vou confirmar também mas é entorno de 4 ~ 5A 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com essa corrente e 5V no gate o aquecimento previsto é de 300mW. O comentário anterior que leste está sendo editado agora. Acabo de ler o datasheet do mosfet, trabalha de boa a partir de Vgs>4.5V. Com certeza deve haver um diodo antiparalelo com essa bobina. A utilização de diodos baratos tais como o 1N4007 pode vir a provocar stress no mosfet por conta da recovery time. Procure utilizar diodos shottky ou rápidos com recovery <=35ns. Os diodos baratos passam de 100ns.Em termos práticos isso pode provocar picos de corrente a cada início de chaveamento o que explicaria o fato do transistor queimar após algum tempo em serviço (stress). A sua sorte é que nos níveis de tensão baixos do automóvel se consegue encontrar componentes de elevado performance por baixo custo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um teste que pode fazer: coloque no lugar do diodo antiparalelo dessas bobinas um resistor de 33R x 2W. Vai matar a tensão reversa e limitar a tensão reversa em 3,2x Vin (46V para Vin = 14,4V). O aquecimento do mosfet vai dobrar, nada que um ventilador doméstico sobre o circuito não resolva (se for o caso). Caso o transistor sobreviva ao teste de duração então a culpa é do performance do diodo antiparalelo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

@Sérgio Lembo Sergio boas novas...no momento que estava fazendo o print ai em cima do sinal do GATE, teve alguns momentos em que o sinal falhava, e ate que caiu o sinal de vez... mas segui ate o resistor do GATE e fui medir la... em uma ponta do resistor vinha o sinal e na outra nada... tive que fazer um jumper com um fio entre o resistor e o GATE pois acabei danificando a trilha com o estanhador... e o problema estava justamente no fio que estanhei no resistor, acho que ficou solda fria ou seila... no fim das contas, substitui o resistor, o diodo e o mosfet botei tudo novo... e funcionou... 

 

Agradeço já o auxilio do amigo...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!