Ir ao conteúdo

100% uso cpu mesmo com o windows zerado?

Ir à solução Resolvido por Matheus Andrei Jankovski,

Posts recomendados

Postado

estava com este problema, antes de formatar o windows 7 32 bits, no gerenciador aparecia 100% de uso do cpu, fiz tudo q tinha q fazer passei antivirus, antispyware, enfim, resolvi formatar, zerou o windows, mandei a pessoa instalar so o basico, pacote office, navegadores chrome, explorer, mozila, os driver's necessários para uso do sistema, tais como, som, imagens, enfim o basicão mesmo, e dai quando abro duas paginas da net mais algum outro aplicativo assim como skype, percebo lentidão, as paginas da net c imagens no rolamento nao se movem, e no gerenciador de tarefas ainda aparece 100% de uso do cpu, galera o que faço? por favor me deem um help aí, a unica alternativa mais importante que eu poderia sanar este problema seria a formatação, isso ja fiz. meu notebook tem 2 gb de Ram Hd 320 giga, AMD não tenho nada salvo nele, nenhuma música se quer.

Postado
5 minutos atrás, charles machadp disse:

estava com este problema, antes de formatar o windows 7 32 bits, no gerenciador aparecia 100% de uso do cpu, fiz tudo q tinha q fazer passei antivirus, antispyware, enfim, resolvi formatar, zerou o windows, mandei a pessoa instalar so o basico, pacote office, navegadores chrome, explorer, mozila, os driver's necessários para uso do sistema, tais como, som, imagens, enfim o basicão mesmo, e dai quando abro duas paginas da net mais algum outro aplicativo assim como skype, percebo lentidão, as paginas da net c imagens no rolamento nao se movem, e no gerenciador de tarefas ainda aparece 100% de uso do cpu, galera o que faço? por favor me deem um help aí, a unica alternativa mais importante que eu poderia sanar este problema seria a formatação, isso ja fiz.

Por gentileza, poste a configuração de hardware do seu sistema.

Postado

Teria que dar uma checada no processador, se tem pasta térmica, se está bem fixado, se o cooler não está frouxo (cooler in box tem pontas retráteis e pode ficar frouxo), quem sabe algum aquecimento anormal esteja causando isso.

Ligue o pc clicando em del, e veja a temperatura na bios, isso bem rápido, depois que ligar, instale um medidor para saber com o windows ligado.

Postado
1 minuto atrás, Leandro Carpes disse:

Por gentileza, poste a configuração de hardware do seu sistema.

Editei o tópico, confira se esta são as informaçoes necessárias que você precisa!

adicionado 3 minutos depois
2 minutos atrás, misterjohn disse:

Teria que dar uma checada no processador, se tem pasta térmica, se está bem fixado, se o cooler não está frouxo (cooler in box tem pontas retráteis e pode ficar frouxo), quem sabe algum aquecimento anormal esteja causando isso.

Ligue o pc clicando em del, e veja a temperatura na bios, isso bem rápido, depois que ligar, instale um medidor para saber com o windows ligado.

será? algo frouxo? nunca abri meu notebook, também nao faço movimentos bruscos com ele, isso começou a ocorrer depois de uma tentativa de desinstalção do avg e tentativas de recuperação de perfil de usuário, ate então ele tava dando umas travadas, mas creio q era problemas corriqueiros mesmo por falta de formatação, pois formatei ele em 2011.. kkkk e so fui formatar ontem pela segunda vez.

Postado

Acesse o gerenciador do windows e veja os processos abertos, clique na aba para selecionar do maior para o menor para facilitar a análise; acesse o instalar/desisntalar programas e veja o que foi instalado.

Postado
6 minutos atrás, charles machadp disse:

Editei o tópico, confira se esta são as informaçoes necessárias que você precisa!

adicionado 3 minutos depois

será? algo frouxo? nunca abri meu notebook, também nao faço movimentos bruscos com ele, isso começou a ocorrer depois de uma tentativa de desinstalção do avg e tentativas de recuperação de perfil de usuário, ate então ele tava dando umas travadas, mas creio q era problemas corriqueiros mesmo por falta de formatação, pois formatei ele em 2011.. kkkk e so fui formatar ontem pela segunda vez.

Desculpe minha falha, fiz uma busca por mensagens não lidas (por mim) nem reparei que o fórum em questão era notebook, então não considere o que foi dito acima ao pé da letra, eu estava pensando em um desktop...

Postado
2 minutos atrás, misterjohn disse:

Acesse o gerenciador do windows e veja os processos abertos, clique na aba para selecionar do maior para o menor para facilitar a análise; acesse o instalar/desisntalar programas e veja o que foi instalado.

acessei pra ver quais processos estão em excecução, mas mas nao fiquei finalizando pra nao poder danificar alguma configuração, porq como disse o windows ta recém instalado.

Postado

Faz um teste básico.....desativa o serviço do Windows Update e verifica se o problema  persiste,....

Fora isso, você pode verificar no gerenciador de tarefas qual processo está ocupando a CPU.

Postado
5 minutos atrás, charles machadp disse:

então o que faço? tenho q atualizar o windows pelo update? mas ja esta atualizado o windows.

Quando usava o Win 7, o Update do Windows sempre forçava um consumo exagerado de CPU, o que causava alguns problemas.. E era um Core i5.. Como o hardware do seu notebook é mais fraco, seria até recomendado, deixar o update dar uma trabalhada.. Eu deixava, pra ter sossego..

Postado
2 minutos atrás, RS Faria disse:

Quando usava o Win 7, o Update do Windows sempre forçava um consumo exagerado de CPU, o que causava alguns problemas.. E era um Core i5.. Como o hardware do seu notebook é mais fraco, seria até recomendado, deixar o update dar uma trabalhada.. Eu deixava, pra ter sossego..

Eu ate deixava sem esse negocio de update, e de vez enquando colocava pra atualizar.

• Solução
Postado

Pode ser alguma atualização que está causando o bug no sistema, ou algum desses serviços está fazendo isso...

Você pode experimentar desabilitar os seguintes serviços. WINDOWS UPDATE, WINDOWS SEARCH, SUPERFETCH.

O jeito mais fácil de voce descobrir se é seu sistema é o seguinte, pegue um pendrive de no minimo 4GB de capacidade e baixe a ISO do linux mint, execute-o e live. Caso o uso da CPU não fique 100%... podemos ter certeza que o problema é software, caso contrário o problema com toda certeza é hardware.

• Curtir 1
Postado
24 minutos atrás, matheus andrei jankovski disse:

eu acredito que seja algum driver em conflito, faça o seguinte verifique a temperatura do seu processador através do software hwmonitor. qual o modelo do seu processador ? ele fica sempre a 100% sem folga ?

amd 2gb ram hd 320 1.8ghz se eu nao me engano, ele oscila pra menos, mas quando abr chrome, tipo umas duas paginas mais outro aplicativo ele fica c essa ***** de 100%, causando lentidão, da outra vez q formatei meu pc, eu instalei as mesmas coisas e ele nao era assim.

adicionado 0 minutos depois
3 minutos atrás, Matheus Andrei Jankovski disse:

Pode ser alguma atualização que está causando o bug no sistema, ou algum desses serviços está fazendo isso...

Você pode experimentar desabilitar os seguintes serviços. WINDOWS UPDATE, WINDOWS SEARCH, SUPERFETCH.

O jeito mais fácil de voce descobrir se é seu sistema é o seguinte, pegue um pendrive de no minimo 4GB de capacidade e baixe a ISO do linux mint, execute-o e live. Caso o uso da CPU não fique 100%... podemos ter certeza que o problema é software, caso contrário o problema com toda certeza é hardware.

E ONDE DESATIVO ESSAS PARADAS? DE WINDOWS SEARCH E SUPERFETCH? O UPDATE EU SEI ONDE E MAS OS OUTROS NAO SEI

Postado
1 minuto atrás, charles machadp disse:

amd 2gb ram hd 320 1.8ghz se eu nao me engano, ele oscila pra menos, mas quando abr chrome, tipo umas duas paginas mais outro aplicativo ele fica c essa ***** de 100%, causando lentidão, da outra vez q formatei meu pc, eu instalei as mesmas coisas e ele nao era assim.

adicionado 0 minutos depois

E ONDE DESATIVO ESSAS PARADAS? DE WINDOWS SEARCH E SUPERFETCH? O UPDATE EU SEI ONDE E MAS OS OUTROS NAO SEI

Você pode desativar da seguinte forma.... windows + r no teclado e digite services.msc, vai abrir um tela com uma lista de serviços.. encontre esses citados por mim e os desabilite.

Postado
1 minuto atrás, Matheus Andrei Jankovski disse:

Você pode desativar da seguinte forma.... windows + r no teclado e digite services.msc, vai abrir um tela com uma lista de serviços.. encontre esses citados por mim e os desabilite.

O BROTHER, IREI DESATIVA-LO, QUANDO CHEGAR EM CASA, TO N TRABALHO E PESQUISANDO RSRSRS, PRA DEIXAR meu notebook FILÉ.RSRSRS

Postado

Antes de procurar o que fazer precisa saber o que está acontecendo. Só dá pra saber olhando os processos no gerenciador de tarefas colocando em ordem decrescente do consumo de CPU. É bem possível sim ser o Windows Update mas não custa olhar.

Postado
2 minutos atrás, matheus andrei jankovski disse:

beleza, poste os resultados.

hein broher isso nao tem nada a ver com a memoria virtual? e se eu desativa-la? deixar o sistema gerenciar essa parada?

Postado
agora, charles machadp disse:

hein broher isso nao tem nada a ver com a memoria virtual? e se eu desativa-la? deixar o sistema gerenciar essa parada?

A melhor opção é gerenciamento automático.

Postado
1 minuto atrás, charles machadp disse:

Não desabilite em hipótese nenhuma em seu caso... vai ocasionar telas azuis e lentidão extrema, 2GB de memória é muito pouco para rodar sem virtual.

Postado
1 hora atrás, charles machadp disse:

estava com este problema, antes de formatar o windows 7 32 bits, no gerenciador aparecia 100% de uso do cpu, fiz tudo q tinha q fazer passei antivirus, antispyware, enfim, resolvi formatar, zerou o windows, mandei a pessoa instalar so o basico, pacote office, navegadores chrome, explorer, mozila, os driver's necessários para uso do sistema, tais como, som, imagens, enfim o basicão mesmo, e dai quando abro duas paginas da net mais algum outro aplicativo assim como skype, percebo lentidão, as paginas da net c imagens no rolamento nao se movem, e no gerenciador de tarefas ainda aparece 100% de uso do cpu, galera o que faço? por favor me deem um help aí, a unica alternativa mais importante que eu poderia sanar este problema seria a formatação, isso ja fiz. meu notebook tem 2 gb de Ram Hd 320 giga, AMD não tenho nada salvo nele, nenhuma música se quer.

Obrigado por postar a configuração.

Embora não tenha especificado a CPU,  creio tratar-se de uma de baixo consumo pelo restante da configuração. 

Provavelmente o que ocorre é que pela baixa quantidade de memória RAM do seu sistema (apenas 2gb compartilhada com a placa de vídeo que deve consumir ao menos 256mb) o Windows deve estar paginando (descarregando parte dos dados da memória no he e posteriormente recuperando) bastante para liberar memória para processos que se encontram na fila de prioridade do processador. 

Isso demanda bastante uso de CPU que fica constantemente lendo da memória, enviando para o hd e recuperando depois.  Sobretudo com aplicativos que demandam bastante memória como o Chrome. 

A formatação neste caso não  resolverá.  Pode melhorar desinstalando programas não utilizados e configurando o Windows para iniciar apenas com serviços básicos. Mas o ideal é adicionar memória ao sistema. 

Espero ter ajudado. 

Abraço, 

Postado
1 hora atrás, Leandro Carpes disse:

Obrigado por postar a configuração.

Embora não tenha especificado a CPU,  creio tratar-se de uma de baixo consumo pelo restante da configuração. 

Provavelmente o que ocorre é que pela baixa quantidade de memória RAM do seu sistema (apenas 2gb compartilhada com a placa de vídeo que deve consumir ao menos 256mb) o Windows deve estar paginando (descarregando parte dos dados da memória no he e posteriormente recuperando) bastante para liberar memória para processos que se encontram na fila de prioridade do processador. 

Isso demanda bastante uso de CPU que fica constantemente lendo da memória, enviando para o hd e recuperando depois.  Sobretudo com aplicativos que demandam bastante memória como o Chrome. 

A formatação neste caso não  resolverá.  Pode melhorar desinstalando programas não utilizados e configurando o Windows para iniciar apenas com serviços básicos. Mas o ideal é adicionar memória ao sistema. 

Espero ter ajudado. 

Abraço, 

legal sua colocação, mas eu usava os mesmos programas, desde quando comprei, quase nao tenho nada instalado, se eu ao menos tivesse muita coisa , mas nao tenho nada cara, uso a mesma placa de video q eu usava quando comprei, iss deve ser alguma coisa mas ninguem consegue me dizer o que é, sacou? sempre usei o mesmo de memoria q veio nele.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!