Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Esses tempo peguei uma 1050ti e acabei tendo problemas de fps fui procurar e descobri que minha placa-mãe (m5a78l-m lx/br) limita muito meu processador , jogos onde pede mais da cpu como o gta v a cpu (fx8320e) usa 60% as vezes um pouco mais e um pouco menos varia muito e a GPU fica 30 e 40% apenas jogos onde pede mais da GPU como bf4 que 1050ti fica 99% e o fx8320e continua nos 50 a 60%, então resolvi pegar uma placa-mãe nova com chipset 970 mas essa é a duvida se eu pegar uma placa-mãe com chipset 970 tipo uma ga 970a ds3p ou m5a97 r2.0 vou conseguir fazer com que a GPU fique no que ele pode dar ao maximo sem ser limitada pelo processador e até fazer um OC no processador pra uns 4.0 caso seja necessario.

Preciso tirar todas as duvidas antes de gastar essa grana na placa-mãe (e a opção de mudar de kit pra min não da no momento pelas memorias ddr4)

• Membro VIP
Postado

A placa-mãe limita o processador mas é de vez em quando causando quedas de desempenho e instabilidade no sistema. Não é o tempo todo igual você está dizendo, um FX8320e tem oito núcleos e nenhum jogo hoje consegue fazer uso de todos eles.

Tanto o processador quanto a placa de vídeo dificilmente ficam em 100% de uso, isso é normal.

O problema é que o FX8320E possui pouco desempenho por núcleo e é esse desempenho por núcleo que os jogos usam, é melhor ter dois núcleos rápidos do que oito lentos.

Postado

A primeira coisa é que a microarquitetura do FX não é tão boa como o esperado, isso é do próprio processador, pois o FX foi projetado sob o conceito de módulos, um módulo é, composto por dois núcleos que compartilham determinados recursos, como os caches L1 e L2, o acesso a FPU, os estágios iniciais do pipeline, e etc.

E então, o problema com os jogos, é que a maioria destes, sequer está otimizada pra utilizar mais de 2 ou 4 cores, e ai, o resto do processador acaba ficando ocioso, e a única maneira de amenizar o problema dos FX é dar um up no clock, talvez 4.0-4.4 GHz, mas ainda sim, é preciso uma boa fonte e um bom cooler pra manter tudo nos níveis seguros da coisa.

• Membro VIP
Postado

Então o heavyload deve ser um programa que consegue usar todos os núcleos, por isso fica em 100%. Reforça o que eu falei, programas de edição e renderização são beneficiados com uma maior quantidade de núcleos.

Já jogos nem tanto, hoje em dia um dos jogos que mais conseguem usar os núcleos de um processador seria o BF1 que usa até 6 núcleos.

• Membro VIP
Postado

@Murilo Peixoto É mais negócio comprar algo novo com possibilidade de update, se for para comprar outro componente igualmente velho e sem perspectiva de upgrade fica complicado. Por enquanto segure seu kit, junte uma grana, existe uma previsão que diz que o preço das memórias ddr4 irá cair em 2018. 

Daí você vende seu kit e compra algo novo.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...