Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Limitar Uso da CPU


Stalker_neo

Posts recomendados

Boa tarde, procurei no fórum e não encontrei nenhuma resposta concisa.

Gostaria de limitar o uso da CPU, de modo que nenhum programa utilize mas de 80 % do processador.

Ou limitar por processo, ou seja que o processo tal não utilize mais de 80% do processador.

Plataforma Windows.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, thallesaguiar disse:

@Stalker_neo Como assim???? Não tem como limitar o processador. Se tiver, ele vai travar e vai dar tela azul. E porque de limitar o processador em 80%?

 

Achei interessante também, o motivo dessa limitação. Todo mundo busca aumentar o desempenho, e você quer segura-lo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Noodle disse:

Achei interessante também, o motivo dessa limitação. Todo mundo busca aumentar o desempenho, e você quer segura-lo?

1 Eu gostava de segurar meu processador, para assim poder  jogar jogos clássicos, como por exemplo rising lands ou Warcraft 1, onde devido ao alto clock do processador deixava o jogo extremamente rápido.

 

2 -  Outro fator que pode ser considerado é a redução de temperatura, esse tipo de procedimento eu tive que fazer no meu notebook de 1 mês de uso.  Ao jogar cobrando 100% de CPU e GPU, ele chega facilmente em 90 graus. Ele se mantem nessa temperatura. porém eu sei... que é uma temperatura muito alta. Com a redução de 10% do uso do processador, tive uma queda de 25 graus. Basicamente essa solução, removeu meu turbo booster. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Matheus Andrei Jankovski disse:

2 -  Outro fator que pode ser considerado é a redução de temperatura, esse tipo de procedimento eu tive que fazer no meu notebook de 1 mês de uso.  Ao jogar cobrando 100% de CPU e GPU, ele chega facilmente em 90 graus. Ele se mantem nessa temperatura. porém eu sei... que é uma temperatura muito alta. Com a redução de 10% do uso do processador, tive uma queda de 25 graus. Basicamente essa solução, removeu meu turbo booster. 

Se você jogava e o CPU ficava em 100%, tecnicamente se você limita-se menos 10% dele não iria "travar"? É a mesma coisa que se eu tenho que ficar submerso 1 hora de baixo da água e limitarem meu oxigênio a 50 minutos, morrerei.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Noodle disse:

Se você jogava e o CPU ficava em 100%, tecnicamente se você limita-se menos 10% dele não iria "travar"? É a mesma coisa que se eu tenho que ficar submerso 1 hora de baixo da água e limitarem meu oxigênio a 50 minutos, morrerei.

Basicamente minha CPU, no meu caso estava a 100% porque meu fps estava acima dos 150... porém ao travar o FPS o jogo ficava muito estranho, minha solução foi baixar o poder de processamento da minha CPU, com isso meu fps fico em torno dos 120 FPS, e com isso consegui reduzir a temperatura do meu processador, e com isso jogar mais tranquilo.

 

Sem contar que... eu jogo um MMORPG muito antigo, onde meu processador sempre ficava na casa dos 70 graus jogando ele, isso com FPS travado a 60, assim que limitei ele na casa dos 90%, ele roda o game a 49 graus agora na grande maioria do tempo. 

 

Em alguns casos realmente ajuda, o problema é quando seu computador já esta sofrendo com jogo... nesse caso baixar o poder dele... vai causar problemas e dores de cabeça. Espero ter sido claro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi o que você quis dizer @Matheus Andrei Jankovski é situacional.

 

Mas veja bem, 70 graus em game não é nada surpreendente, em idle ficando na casa dos 45 graus também está normal. Não existe uma temperatura exata para os processadores operarem, ou seja uma régua que estipula se a temp do seu está muito alta ou baixíssima, isso varia de hardware para hardware, condições e fatores externos.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Noodle disse:

Entendi o que você quis dizer @Matheus Andrei Jankovski é situacional.

 

Mas veja bem, 70 graus em game não é nada surpreendente, em idle ficando na casa dos 45 graus também está normal. Não existe uma temperatura exata para os processadores operarem, ou seja uma régua que estipula se a temp do seu está muito alta ou baixíssima, isso varia de hardware para hardware, condições e fatores externos.  

Com toda certeza, concordo com voce, mais no meu caso, eu rodo por exemplo meu CS da vida, juntamente com meu MMORPG, um dele mantem o sistema a 70 graus e o outro quando executado e full desempenho, faz com que meu processador fique 90 graus e as vezes até mais, por isso na minha SITUAÇÃO eu prefiro deixar assim.

 

Será que temperaturas mais elevadas não desgastam os componentes internos da máquina ? Reduzindo assim a vida "útil" ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
Em 19/12/2017 às 14:42, Matheus Andrei Jankovski disse:

Fácil, vá em configurações de energia avançadas e coloque a quantia máxima de uso de processador para um determinado "plano de energia"... espero ter ajudado, qualquer coisa.. eu faço passo a  passo explicando.

não sabia disto, obrigado me ajudou :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...

 

Em 19/12/2017 às 13:42, Matheus Andrei Jankovski disse:

Fácil, vá em configurações de energia avançadas e coloque a quantia máxima de uso de processador para um determinado "plano de energia"... espero ter ajudado, qualquer coisa.. eu faço passo a  passo explicando.

valeu, ajudou de mais, queria deixar uns emuladores ligados durante anoite, e queria limitar o uso a 10%. deu certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que eleva a temperatura do processador é a tensão fornecida para elevar o clock. Mais tensão, maior o clock. Eu estava aqui com meu Ryzen 5900x trabalhando a 89% de capacidade e temperatura na casa dos 89 graus.

Fui na BIOS, e passei o overclock para manual, fixei a tensão em 1.1V e fui subindo o clock manualmente até achar o limite. Comecei com 4.0 e hoje está em 4.2GHz, com 1.1V, trabalhando em 89% e com temperatura na casa de 71 graus.

Isso limitou o processamento, mas baixou a temperatura me deixando mais tranquilo na longevidade do processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!