Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

entradas sys fan e cpu fan


Posts recomendados

Galera minha placa-mãe tem as entradas SYS FAN e CPU FAN, e meu gabinete tem 2 fans, e vem também o fan do processador. Eu poderia usar as duas entradas a SYS FAN e a CPU FAN ao mesmo tempo? Porque ai eu compraria apenas um adapatador de fan e ligaria os dois do gabinete no SYS FAN e o do processador no CPU FAN, posso fazer isso ou daria algum problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiago Campos Silva Pode sim, mas lembre de que o cooler do processador deve ficar no CPU FAN.

 

Já os demais cooler pode usar adaptador e ligar no SYS FAN mesmo.

 

Outra opção é ligar esses fans diretamente na fonte caso seja possível, afinal normalmente fan de gabinete vem com conector de 3 pinos e um molex macho/fêmea.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
Em 22/12/2017 às 21:37, Elder Nauvirth disse:

@Thiago Campos Silva Pode sim, mas lembre de que o cooler do processador deve ficar no CPU FAN.

 

Já os demais cooler pode usar adaptador e ligar no SYS FAN mesmo.

 

Outra opção é ligar esses fans diretamente na fonte caso seja possível, afinal normalmente fan de gabinete vem com conector de 3 pinos e um molex macho/fêmea.

Aproveitando o topico (não sei se pode):

 

Eu tenho uma Gigabyte Z270 gaming 3 com duas SYS FAN, e meu gabinete Bluecase BG 009 com 4 coolers, como eu poderia ligar os 4 coolers nessas duas SYS FAN? qual adaptador exatamente devo usar?

 

Meus coolers são cabo molex, eu precisaria de um cabo que um lado seja molex e o outro lado pra placa-mãe, existe isso?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, lelopes10 disse:

Aproveitando o topico (não sei se pode):

 

Eu tenho uma Gigabyte Z270 gaming 3 com duas SYS FAN, e meu gabinete Bluecase BG 009 com 4 coolers, como eu poderia ligar os 4 coolers nessas duas SYS FAN? qual adaptador exatamente devo usar?

 

Meus coolers são cabo molex, eu precisaria de um cabo que um lado seja molex e o outro lado pra placa-mãe, existe isso?

 

O ideal é ter um tópico próprio para sua duvida, mas o básico.

 

Se são tudo molex ligue direto na fonte.

 

Veja bem o cabo dos fans, pois fan de gabinete normalmente vem 2 conectores, sendo 1 molex e 1 de 3 pinos, se tiver o de 3 pinos coloque 2 fans ligado só na mobo e os outros dois na fonte, ou então ligue tudo direto na fonte, irá funcionar tudo do mesmo jeito, a unica diferença é que na fonte eles fica fixo em uma velocidade.

 

Tanto ligar na fonte quanto na mobo não estraga o cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/05/2018 às 23:35, Elder Nauvirth disse:

 

O ideal é ter um tópico próprio para sua duvida, mas o básico.

 

Se são tudo molex ligue direto na fonte.

 

Veja bem o cabo dos fans, pois fan de gabinete normalmente vem 2 conectores, sendo 1 molex e 1 de 3 pinos, se tiver o de 3 pinos coloque 2 fans ligado só na mobo e os outros dois na fonte, ou então ligue tudo direto na fonte, irá funcionar tudo do mesmo jeito, a unica diferença é que na fonte eles fica fixo em uma velocidade.

 

Tanto ligar na fonte quanto na mobo não estraga o cooler.

 

Elder obrigado pela atenção, minhas fans do gabinete so tem a ponte molex, estão ligadas na fonte, compensa eu ligar duas na mobo ou melhor deixar as 4 na fonte mesmo? Pergunto isso porque minha mobo tem aquele software para controle de velociade das fans, mas li tambem que ligando na fonte elas ficam com velocidade maxima, se isso for verdade nao vejo porque ligar na mobo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, lelopes10 disse:

 

Elder obrigado pela atenção, minhas fans do gabinete so tem a ponte molex, estão ligadas na fonte, compensa eu ligar duas na mobo ou melhor deixar as 4 na fonte mesmo? Pergunto isso porque minha mobo tem aquele software para controle de velociade das fans, mas li tambem que ligando na fonte elas ficam com velocidade maxima, se isso for verdade nao vejo porque ligar na mobo.

De fato, ligadas a fonte ficam em velocidade máximo.

 

Se as fans são originais do gabinete era para pelo menos ter 2 conectores nelas, que seria o molex e o de 3 pinos, mas enfim, não vem ao caso agora.

 

Ligadas direto na fonte é melhor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

De fato, ligadas a fonte ficam em velocidade máximo.

 

Se as fans são originais do gabinete era para pelo menos ter 2 conectores nelas, que seria o molex e o de 3 pinos, mas enfim, não vem ao caso agora.

 

Ligadas direto na fonte é melhor.

 

Obrigado pelo Help... Abs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

@Victor Carvalho Lopes Qual é a placa-mãe ?

 

Você pode conectar na fonte se os fans tiver conector para tal.

 

Olhe atentamente nos cabos dos fans e veja se ele possui mais algum conector além do de 3 pinos, se tiver, use um molex para ligar todos os fans em paralelo.

 

Fans de gabinete normalmente é para vir com 2 conectores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

@Victor Carvalho Lopes Qual é a placa-mãe ?

 

Você pode conectar na fonte se os fans tiver conector para tal.

 

Olhe atentamente nos cabos dos fans e veja se ele possui mais algum conector além do de 3 pinos, se tiver, use um molex para ligar todos os fans em paralelo.

 

Fans de gabinete normalmente é para vir com 2 conectores.

placa-mãe biostar b350 gt3

O gabinete é um 460x com os fans em RGB. Parece que só tem os de 3 pinos .

Na mobo tem 2 entradas p fan de 4 pinos , mas n servem..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Victor Carvalho Lopes De fato a mobo tem 2 sys_fan, mas como os conectores do seu fan não serve sendo que na mobo existe 2 conectores que é para fan tanto de 4 ou 3 pinos.

 

Verifique o formato desse conector do fan, pois ele é para entrar sim no mesmo lugar que tem 4 pinos.

 

O led deve ter outro local para conectar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
Em 22/12/2017 às 20:30, adcarvalho disse:

Pode sim, desde que o fan do cooler do processador fique conectado

no CPU FAN, os 2 do gabinete pode colocar num adaptador e conectar no SYS FAN, sem problemas, como você mesmo mencionou.

No meu caso, minha mb tem 3 sys_fan e o gabinete tg5 da sharkoon veio com 4 fans led white (3 frontais e 1 traseiro). Como eu nao quero coloca-los na fonte pra rodarem 100%, pensei em fazer o mesmo que o amigo acima fez. A dúvida é: vi em outro post que da pra colocar os 3 frontais conectados pelo molex (um engatado no outro) e o ultimo fan engatado, pega o cabo de 3 pinos deste e conecta em uma sys_fan. Resumindo: conectados os 3 fans pelo molex e um deles conectado na sys_fan. Isso é possivel? Se for possivel, nao seria muita fan pra 1 entrada sysfan apenas?

Obs: o traseiro que sobrou iria sozinho em uma das sys_fan.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, arthurnasc disse:

A dúvida é: vi em outro post que da pra colocar os 3 frontais conectados pelo molex (um engatado no outro) e o ultimo fan engatado, pega o cabo de 3 pinos deste e conecta em uma sys_fan. Resumindo: conectados os 3 fans pelo molex e um deles conectado na sys_fan. Isso é possivel? Se for possivel, nao seria muita fan pra 1 entrada sysfan apenas?

Ligar 3 fans direto no molex, ai pegar o conector de 3 pinos do ultimo e ligar na mobo, onde terá alimentação igual a que vem do molex.

 

Isso tem cara de querer fechar curto.

 

Existe um adaptador que você coloca na mobo para pegar só o PWM e a alimentação vem direto da fonte.

 

MAS, também existe um hub que você pode ligar até 10 fans e pega também o PWM da mobo.

 

É melhor usar o hub.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@arthurnasc Agora deu para entender melhor.

 

A unica coisa que teria é alimentação para os fans e apenas 1 com o PWM.

 

Vamos dar exemplo, você liga 2 fans igual você falou, o fan de numero 1 terá PWM, o fan de numero 2 não terá.

 

Isso se dá porque só vai ter positivo e negativo indo até o molex do fan 1 que irá pegar no molex do fan 2, fazendo assim, ambos girar normalmente.

 

Funcionar vai, porém o PWM que seria para ter em ambos, não terá.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth Sanou meu nobre, obrigado!

Pesquisei aqui e vi que da pra fazer o seguinte: um cabo splitter pegando duas fans frontais e conectando em uma única entrada sys fan. Os outros dois fans, cada um em uma sys fan. 

 

 

obrigado!

adicionado 10 minutos depois

@Elder Nauvirth Vou te abusar um pouco mais.

 

To esperando minha b360m aorus chegar e nao sei se ela esta com bios atualizada para meu i5 9400f. Como eu nao gostaria de perder a pasta térmica pré-aplicada no cooler que eh de alta qualidade, teria como eu fazer um teste rápido pra ve se o pc da video sem usar o cooler? porque se der video eh porque a bios esta atualizada p/ a 9ª geraçao, correto?

 

 

 

“Conclusões

A pasta térmica original é de alta qualidade, e vem aplicada de maneira otimizada. Nenhuma das pastas térmicas que nós testamos teve um desempenho melhor do que o produto original; e em certos casos bons produtos tiveram um desempenho pior do que a pasta térmica original.

Note que o desempenho relativo entre as pastas térmicas avulsas não foi o mesmo que em nosso teste Comparativo de Pastas Térmicas - Maio/2011. Isso não é um problema, mas uma característica do cooler que nós usamos. Na verdade, o cooler original não tem a mesma pressão sobre o processador que o cooler que usamos no comparativo anterior. Parece lógico que pastas térmicas com diferentes viscosidades comportem-se de forma diferente sob diferentes condições de pressão.

Os resultados do teste são claros: não há razão para limpar a pasta térmica original que vem pré-aplicada no cooler da Intel e trocá-la por outro produto, pelo menos usado um processador do tipo "popular".”

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!