Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memórias com chips dos dois lados e memórias com chips de um lado só


tiago4171

Posts recomendados

E ae galera beleza?

Realizei a compra de uma placa-mãe recentemente, e no pós compra fiz perguntas sobre quais memórias seriam compatíveis.

Ele me disse que só seria compatível memórias com 16 chips(Chips dos dois lados) no caso memórias de 4GB e 8 Chips em caso de memorias de 2GB.

 

Realizei a compra de 2x4GB de DDR3 1333mhz e um dos módulos foi danificado no caminho. O vendedor não possui mais memórias de 16 Chips, apenas de 8 Chips. O vendedor deseja enviar memórias com chips de um lado só para substituir e afirma ser compatível com esta plataforma.

Existe alguma relação de compatibilidade entre memórias de 16 chips e de 8 chips? Se não, porque existe essa afirmação de que "só funciona com memória de 16 Chips"?

 

Ao pesquisar não encontrei muita coisa, só encontrei tópicos de 2007 falando sobre DDR e tópicos de 2016-2017 em inglês falando sobre DDR4.

Será que alguém pode dar uma força?

 

OBS: No manual não tem nada falando sobre este tipo de coisa

 

HARDWARE

P43DE3 | 775

Core 2 Quad Q9400 | 1333Mhz

4GB DDR3 | 1333Mhz

 

Grato...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que conheço esta placa.....hehehehhe

 

Embora eu já tenha passado a informação......aqui vai novamente.....

 

Vou tentar simplificar, para facilitar o entendimento (embora alguns detalhes técnicos necessitem melhores esclarecimentos).....

 

Chipsets G41, P43, P45 (socket 775) H55 e H57 (socket 1156) não trabalham com memórias (chips) de alta densidade* (mais de 256mb por chip). Na época que as mesmas foram lançadas os módulo de memória de 02 GB possuíam 8 chips no total e os de 04Gb possuíam 16 chips no total (8 em cada lado) sendo que sequer existiam módulos de 8 gb na época.

 

Arranjos mais comuns na época (sem mencionar os que utilizavam chips com 128mb):

4 x 256 = 1024

8 x 256 = 2048

16 x 256 = 4096

 

Módulos de 04 Gb com apenas 8 chips (512mb por chip) são posteriores e passaram a serem reconhecidos da geração H61/B75/H77 (Socket 1155) em diante, consequentemente, começando a aparecerem os módulos de 08gb.

 

4 x 512 = 2046

8 x 512 = 4096

16 x 512 = 8192

 

As limitações acima aplicam-se, também, as versões para notebooks.

 

Não vou alongar o texto e falar sobre a questão dos bancos (Single Rank, Dual Rank e Quad Rank), que muitos confundem com os termos SS e DS, para não causar mais confusão......

 

* Na verdade não sei se a limitação ocorre capacidade individual do chip ou na forma que era realizado o arranjo do banco.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique - RJ Obrigado por sua resposta. Literalmente no manual não fala nada sobre memórias pois eu já havia procurado.

A única referência que me resta é o memory qvl, mas como só vi listas de memórias não pensei que conseguiria extrair informações dela. Obrigado pelo aviso, vou pesquisar as memórias da lista

 

@BiGMac Valeu cara, ficou bem mais claro agora. Por favor não poupe palavras, fale-nos mais sobre as Single Ranked, Dual Ranked, Quad Ranked, Single Sided e Double Sided. Fiquei curioso

 

Vou repassar as informações ao vendedor e ver como ele procede.

 

Uma outra dúvida será que se eu misturar marcas terá algum problema? Pois acabei comprando markvision e como deu o problema com um dos pentes do kit, achar outras markvision com 16 chips está difícil. Será que se eu comprar Kingston terei problemas? Se o problema for não poder fazer Dual Channel não tem problema, não faço uso desta tecnologia.

 

Obrigado a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Fr4nk disse:

Uma outra dúvida será que se eu misturar marcas terá algum problema? Pois acabei comprando markvision e como deu o problema com um dos pentes do kit, achar outras markvision com 16 chips está difícil. Será que se eu comprar Kingston terei problemas? Se o problema for não poder fazer Dual Channel não tem problema, não faço uso desta tecnologia.

 

Geralmente  não existe problemas em misturar marcas, considerando que dentro de uma mesma marca um mesmo modelo de memória pode possuir chips de diferentes fabricantes. Obviamente, se possível, utilizar memórias de uma mesma marca/modelo/lote seria o ideal mas não é obrigatório.

 

Sobre dual channel: Utilizar marcas/modelos diferentes não inviabiliza o dual channel.

 

Ps. Kingston 16 chips é mais difícil de achar que as Markvision........

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!