Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

software para monitoramento e administração de rede


Posts recomendados

Olá amigos! Boa tarde! 


Presto serviço de suporte TI para uma escola e estou montando uma infraestrutura de access points afim de proporcionar WIFI em todas as salas para os professores,

serão mais ou menos 10 access point. Vou utilizar uma RB750 para cadastrar os MAC dos computadores e smartphones dos professores, talvez utilizarei RADIUS, e também farei bloqueios de sites. Essa parte está resolvida e já encomendei todo o material. 

Gostaria de pedir indicação de vocês para um SOFTWARE (preferencialmente  para LINUX) onde estarei monitorando todos esses acess points e alguns computadores que precisam funcionar 24hs, além de monitorar o equipamento de vigilância e etc.

Para tal, o software deve possibilitar o cadastramento dos IPs a serem monitorados e permitir monitamento de portas, por exemplo, temos um equipamento de vigilância no IP 177.223.1X.2X:37000 e quero receber alertas por email todas as vezes em que esse endereço estiver OFF. 

Além disso, seria muito bom se houvesse um monitoramento de lâtencia para os equipamentos monitorados e qual o tráfego de cada um (vou pesquisar acess points compatíveis com SNMP para tal).

 

Preciso que esse software seja open source e como disse antes, que seja compatível para linux. 

 

Obrigado pela ajuda!

Também aceito dicas sobre equipamentos e marcas a serem utilizados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela ajuda @ciro-mota !

Eu já conhecia o PfSense, é uma excelente ferramenta! Mas para o gerenciamento da rede já irei utilizar o Mikrotik e as ferramentas que o PfSense oferece, o MK também tem. Inclusive, tem a ferramenta NETWATCH do MK que poderia monitorar os IPs e emitir avisos por email ou sms, e também o Ping Speed que pode verificar a velocidade de ping nesses IPs.

Mas o que eu procuro é um software projetado para monitoramento, que tenha interface gráfica e etc, onde eu configure os IPs e parametros e no DASHBOARD já me mostre qual IP está down, algo similar ao THE DUDE, que fica verde quando o link está UP e vermelho quando está DOWN.

Não sei se esse software existe, mas se alguem o conhecer, peço ajuda por favor!

 

Desde já, obrigado à todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!