Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, estou utilizando as três interrupções externas de um pic 18F4550 em um projeto e estou tendo problemas com a INT2.

Percebi que o PIC estava detectando interrupções externas sem que as mesmas existissem. Com o osciloscópio percebi que no pino RB2 (o mesmo da INT2) estava apresentando um sinal com forma de onda alternada de baixa amplitude, uns 500 mV. A partir daí passei a acreditar que este sinal "saindo" deste pino estava causando a detecção de borda indevida. 

Como estou utilizando um kit didático de uma empresa que usa um bootloader para fazer a gravação via USB, pensei que o bootloader poderia estar causando o problema. Então comprei um pickit 3 para fazer a gravação e o problema persistiu.

*** Aproveitando a oportunidade, não tenho muita experiencia com gravadoras, mas sei que o processo de gravação é bem crítico e também tive problemas com isso. Quando gravo um programa simples, como piscar um led, funciona perfeitamente, mas quando gravo meu programa, que é bem mais complexo, muitas vezes o microcontrolador não funciona, e em outras funciona até eu ligar a parte analógica do circuito, ai ele trava ou funciona de forma estranha.

• Membro VIP
Postado

permita-me uma visão mais 'dura' da coisa...

3 horas atrás, Mateus Andrade Ferreira disse:

pino RB2 (o mesmo da INT2) estava apresentando um sinal com forma de onda alternada de baixa amplitude, uns 500 mV. A partir daí passei a acreditar que este sinal "saindo" deste pino estava causando a detecção de borda indevida. 

A partir disso me fez supor que o pino está flutuando. Por gentileza coloque pullup externo ou habilite o interno se houver

3 horas atrás, Mateus Andrade Ferreira disse:

quando gravo meu programa, que é bem mais complexo, muitas vezes o microcontrolador não funciona,

Aí são muitos 'depende'. Um deles é a de novo parte 'dura' da coisa: o hw. Ruídos, esquecimento de pullup/down, proteçao do reset, e afins. No sw ... moleza ... questão de análise conjugada com o hw. Também a procedência do mc entra em questão

Postado
Em 03/01/2018 às 16:49, Mateus Andrade Ferreira disse:

... mas sei que o processo de gravação é bem crítico e também tive problemas com isso. 

E é crítico mesmo, eu também tive muitos problemas com um gravador pickit 2 clone que eu mesmo montei. Eu pensava que se gravasse e não acusasse nenhum erro, estava tudo certo, engano meu. Projetos maiores que usavam ADC e várias IOs digitais funcionavam de forma muito estranha, totalmente instável.

Comprei um programador universal TL-866 e então os problemas estranhos acabaram.

Antes de eu comprar esse programador, o gravador que eu usei e me fez descobrir que era a gravação o meu problema, foi um serial tipo JDM, gravei com ele num PC com serial e os programas funcionavam normalmente. 

Seria algo a se tentar.

Att,

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!