Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Este PC Gamer está bom?


Posts recomendados

Bom dia e feliz 2018! Para entrar o novo ano, meu jovem primo pediu-me auxílio para montar uma máquina razoável, já que ele gosta de games. Depois de uma pesquisa um tanto extensa, chegamos a esta configuração provisória, mas ainda sem memória RAM, porque não sabemos a melhor opção:

 

1. Gabinete

* Gabinete Corsair Carbide Spec-01 Red LED Mid Tower CC-9011050-WW
* R$ 268
* Corsair Carbide Spec-01 RED

 

2. Fonte

* Fonte Corsair 550W 80 Plus Bronze CX550 - CP-9020121
* R$ 257
* Corsair CX550

 

3. Processador

* Intel Core i5-7400 Kaby Lake 7a Geração, Cache 6MB, 3.0Ghz (3.5GHz Max Turbo), LGA 1151 Intel HD Graphics BX80677I57400
* R$ 800
* Intel Core I5 7400

 

4. Memória RAM

De acordo com a placa-mãe pré-escolhida, deverá ser do tipo:
*  Memória 4 x DIMM, máximo de 64GB, DDR4 3466(O.C.)/3400(O.C.)/3333(O.C.)/3300(O.C.)/3200(O.C.)/3000(O.C.)/2800(O.C.)/2666(O.C.)/2400(O.C.)/2133 MHz Non-ECC, Un-buffered
* Arquitetura de memória: Dois canais
* Suporta Intel® Extreme Memory Profile (XMP)
* Suporte Hyper DIMM depende das características físicas de cada CPU.

 

5. Placa de vídeo

* Placa de Vídeo VGA NVIDIA Zotac GEFORCE GTX 1060 6GB GDDR5 192Bits ZT-P10600A-10L
* R$ 1513
* Zotac GTX 1060 6GB

 

6. Placa-mãe

* Placa-Mãe ASUS p/ Intel 6/7a Geração, LGA 1151 mATX Z170M-PLUS/BR, 4xDDR4, HDMI/DVI/DVI-D/RGB, M2,USB 3.0 Boost, SATA 6Gb/s, PCI Express, UEFI BIOS
* R$ 450
* Asus Z170M Plus BR

 

7. Armazenamento

* SSD Kingston 2.5" 240GB A400 SATA III Leituras: 500MBs / Gravações: 350MBs - SA400S37/240G
* R$ 400
* Kingston A400 240GB
* HD WD SATA 3,5" Blue PC 1TB 7200RPM 64MB Cache SATA 6.0Gb/s - WD10EZEX
* R$ 170
* WD Blue 1TB

 

8. Monitor

* Monitor Gamer LED ASUS 24, Full HD, 2ms, Widescreen, HDMI, Smart View, Alto Contraste, Gaming Mode, D-Sub, DVI-D, VS248H-P
* R$ 680
* Asus FullHD Widescreen LED - VS248H-P

 

Perguntas: 

  1. Devemos prosseguir com esta configuração? 
  2. Há algo que pode melhorar, tanto em termos absolutos quanto em custo vs. benefício? 
  3. Qual melhor opção de memória RAM, fabricante e clock? Meu primo pretende adquirir 16 GB, começando com 8GB e depois pedindo mais um pente de 8GB da China, pois aqui as memórias estão custando um rim.
  4. Há algum problema relacionado ao chipset da placa-mãe escolhida no que tange à sua compatibilidade com o processador? 
  5. Intel Core i5 é mesmo indiscutivelmente melhor que AMD Ryzen? A última vez que eu confiei na AMD foi em 2004.

Periféricos e a licença do Windows serão adquiridos à parte. 

 

Valeu! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, darossa disse:

* Fonte Corsair 550W 80 Plus Bronze CX550 - CP-9020121

Se quiser, você pode economizar indo na CX450. Mas se quiser manter a 550 para permitir um upgrade para placas de vídeo mais potentes (digamos uma Gtx 1080ti), também não há problema nenhum.

 

15 minutos atrás, darossa disse:

3. Processador

* Intel Core i5-7400 Kaby Lake 7a Geração, Cache 6MB, 3.0Ghz (3.5GHz Max Turbo), LGA 1151 Intel HD Graphics BX80677I57400
 

6. Placa-mãe

* Placa-Mãe ASUS p/ Intel 6/7a Geração, LGA 1151 mATX Z170M-PLUS/BR, 4xDDR4, HDMI/DVI/DVI-D/RGB, M2,USB 3.0 Boost, SATA 6Gb/s, PCI Express, UEFI BIOS

Troque esse kit por um Ryzen 1400 ou Ryzen 1600 com uma mobo B350.

 

15 minutos atrás, darossa disse:

5. Placa de vídeo

* Placa de Vídeo VGA NVIDIA Zotac GEFORCE GTX 1060 6GB GDDR5 192Bits ZT-P10600A-10L
* R$ 1513
* https://www.kabum.com.br/produto/80089/placa-de-video-vga-nvidia-zotac-geforce-gtx-1060-6gb-gddr5-192bits-zt-p10600a-10l

Fuja dessa placa, tá um assalto! O chip em si (1060 6gb) é uma boa escolha, mas esse anúncio em particular é uma péssima ideia. Primeiro de tudo, segue aqui o guia para compra de Gtx 1060:

Spoiler
Em 3/13/2017 às 19:25, Imakuni disse:

Guia para compra de Gtx 1060:

  1. Tenha certeza de pegar a versão de 6gb, a de 3 não vale a pena.
  2. Olhe apenas para placas com dois ou 3 fans (ou seja, ignore as mini e as do tipo blower).
  3. Escolha as 2 ou 3 que achar mais bonitas.
  4. Pegue a mais barata.

E é isso. Reparou que em momento nenhum eu falei de marca? Pois é, é porquê isso não importa, todas são boas.

Segundo, um preço legal para uma 1060 6gb (de dois fans, claro) é ~1250 por uma nova, sendo que eu aconselho tentar pechinchar uma usada por 1100.

 

15 minutos atrás, darossa disse:

* SSD Kingston 2.5" 240GB A400 SATA III Leituras: 500MBs / Gravações: 350MBs - SA400S37/240G

Prefira o UV400, é melhor que o A400 e tem o mesmo preço.

 

 

Ah sim, e a RAM. Procure aqui mesmo; RAM tá cara não só no Brasil, isso é no mundo inteiro. Se quiser, pode pegar um pente de 8 e esperar baixar para pegar o segundo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só prefiro para processadores custo/benefício os i5 7400 meio ruinsinho eu preferiria pegar um ryzen 7 1700 ou um ryzen 5 1500.

o ryzen 7 1700 é uns 900 reais depende da onde tu compre e ele é feito pra bater de frente com o i7.

Sendo aprocimadamente 20% superior ao i7 em multitarefa e uns 10% inferior em jogos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, Angern disse:

@darossa você tem quanto pra gastar neste pc mesmo em ?

O valor da soma dos componentes acima é aceitável com alguma relutância: R$ 4.538,00. Logo, é claro que serão bem-vindas sugestões que possam fazer cair essa soma.

 

1 hora atrás, Telmo Chaise disse:

Olá.

 

Uma fonte Corsair CX450/500 W é mais que o suficiente para levar sua config com folga.

Anotado e obrigado!

 

@Imakuni Obrigado pelas dicas. Não há planos de fazer upgrade na configuração tão em breve, razão porque deveremos acatar a sua (e do Telmo também) sugestão.

 

Mobo B350? Você diz exatamente esta, ou qualquer fabricante?

Obrigado pelo alerta sobre a placa de vídeo superfaturada. 

Sobre o SSD: mais uma vez obrigado pelo alerta. UV400 é na verdade o meu SSD, nem tinha notado a diferença de modelo.

Sem RAMs vindas do Extremo Oriente, então! 

 

Edit, para adicionar respostas aos 2 últimos posts:

 

31 minutos atrás, guimb disse:

Só prefiro para processadores custo/benefício os i5 7400 meio ruinsinho eu preferiria pegar um ryzen 7 1700 ou um ryzen 5 1500.

o ryzen 7 1700 é uns 900 reais depende da onde tu compre e ele é feito pra bater de frente com o i7.

Sendo aprocimadamente 20% superior ao i7 em multitarefa e uns 10% inferior em jogos.

Pesquisarei mais a fundo sobre os novos AMD. Obrigado pela dica. 

@Dashimir obrigado pelo seu parecer. 

 

Apesar de muito qualificadas as opiniões acima, aceito mais! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

só somando por alto 

 

gtx 1080 2600

i5 700

mobo 300

hd 300

gabinete 200

ram 300

fonte 300

monitor usado full hd 200,00

 

total 4900 porém uma config assim iria apresentar desempenho 2x

REPETINDO O DOBRO DE DESEMPENHO

 

poderia ser uma gtx 1070ti se você achar por 2000,00

 

então eu acho que valeria a pena garimpar uma maquina assim buscando peças baratas por ai...

 

 

COmprar gabinete em loja ffisica para pagar barato e sem frete.

SSD você pode tranquilamente comprar mais tarde, o upgrade é fácil

8gb de ram dão conta até você fazer um upgrade que também é moleza.

Esse monitor ta bem caro podia procurar usado que tem muuuito por ai ou então comprar um full hd simples que a diferença é pequena. diferença grande só aumentando resolução ou hz

 

OBS gtx 1080 gargala no monitor full hd então isso poderia ser levado em conta tmb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dashimir

Calma aí que ficou meio confuso:

1. A lista aí que você compôs muda só a placa de vídeo? Haveria o dobro de desempenho só por trocá-la? E quais os modelos dos outros componentes que você sugeriu, tipo a fonte, RAM e o HD?
2. O monitor escolhido na lista acima não é fullHD? É sim!
3. Qual é a razão de se deixar o SSD para depois?

 

@Imakuni qual é a regra para se reconhecer um modelo ou fabricante a se evitar? Há uma lista por aí?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/01/2018 às 03:41, darossa disse:

@Dashimir

Calma aí que ficou meio confuso:

1. A lista aí que você compôs muda só a placa de vídeo? Haveria o dobro de desempenho só por trocá-la? E quais os modelos dos outros componentes que você sugeriu, tipo a fonte, RAM e o HD?
2. O monitor escolhido na lista acima não é fullHD? É sim!
3. Qual é a razão de se deixar o SSD para depois?

 

@Imakuni qual é a regra para se reconhecer um modelo ou fabricante a se evitar? Há uma lista por aí?

1 BASICAmente muda só a placa de video ou uma sugestão para você tentar buscar melhores preços.

 

GTX 1080TI - Review

 

O desempenho iria aumentar em torno de 77% para ser mais exato. Em relação custo beneficio isso é muuuuito.

 

faça o seguinte:

 

Preço total da maquina com gtx 1060 vs preço total da maqui com gtx 1080

 

se com a gtx 1060 for 77% mais barato ou mais ele vai ter o custo beneficio caso contrario não.

 

2 o monitor escolhido é muito caro, 650 é muito dinheiro para um monitor fhd. por isso sugeri comprar logo usado ou um modelo mais simples porque a diferença é pequena.

3 O ssd reduz o tempo das "Loading screen" somente, a placa de video que te entrega o desempenho bruto para o jogo.

 

 

 

 

Overkill : as vezes não adianta você ter uma placa de video que roda a 100fps e um monitor que tem frequencia maxia de 60hz.

 

FPS medio quer dizer que em alguns momentos vai rodar a 80 fps e outros a 30 fps etc o importante é que a media é 60 e a media da 1080 é 100.

 

Ou seja em momentos bem tumultuados do jogo a 1080 vai te entregar uma performance  77% melhor porém em momentos tranquilos ela não vai fazer diferença alguma.

 

Por mim quando se mais precisa é nos tumultuados seja tf ou momentos criticos da guerra então...

 

 

Outra opção é fazer upgrade para um monitor 2500 1600 ou um monito 1920 1080 com 144hz e deixar o monitor full hd (de preferência usado) secundario. Nisso voce vai poder ter um aproveitamento melhor da 1080.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, darossa disse:

1. A lista aí que você compôs muda só a placa de vídeo? Haveria o dobro de desempenho só por trocá-la? E quais os modelos dos outros componentes que você sugeriu, tipo a fonte, RAM e o HD?

Na real, a lista é ruim. Eu decidi ficar quieto e não falar nada, mas já que você perguntou, eu vou descer a crítica. Por exemplo, você não acha RAM por menos de 450. Comprar i5 é furada, pelo menos os i5 de 700R$ com mobos de 300. E por falar em mobo, você gastaria uns 430 por uima mobo decente (Ryzen) ou 700+ para uma mobo de um i5 que vale (Coffee Lake). Esse PC não vai ter o dobro do desempenho, o monitor vai capar. Gabinete de 200R$ também é uma escolha questionável: se não tem dinheiro, tudo bem economizar; mas, se você tem bolso para brincar, vale a pena investir um pouco mais.

 

9 horas atrás, darossa disse:

3. Qual é a razão de se deixar o SSD para depois?

Ah sim, esse é outro detalhe que torna a lista ruim: ele quis fazer economia de palito e prejudicar a usabilidade do PC só para conseguir enfiar uma Gtx 1080 que vai ficar capada de qualquer jeito...

 

9 horas atrás, darossa disse:

@Imakuni qual é a regra para se reconhecer um modelo ou fabricante a se evitar? Há uma lista por aí?

É meio complicado explicar... a regra é não pegar VRM de 3 fases, mas isso requer um pouco mais de conhecimento para entender.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Dashimir disse:

O desempenho iria aumentar em torno de 77% para ser mais exato. Em relação custo beneficio isso é muuuuito.

faça o seguinte:

Preço total da maquina com gtx 1060 vs preço total da maqui com gtx 1080

se com a gtx 1060 for 77% mais barato ou mais ele vai ter o custo beneficio caso contrario não.

 

3 O ssd reduz o tempo das "Loading screen" somente, a placa de video que te entrega o desempenho bruto para o jogo.

 

[...]

 

Ou seja em momentos bem tumultuados do jogo a 1080 vai te entregar uma performance  77% melhor porém em momentos tranquilos ela não vai fazer diferença alguma.

 

Entendi agora, mas antes mesmo do post do @Imakuni senti que há um problema com esse raciocínio: o PC deverá ser satisfatório para jogos, mas não será somente para jogos. Daí que a usabilidade também deve ser levada em conta, e não somente a qualidade da VGA. Especialmente o SSD. Nisso, há de se dar razão ao Imakuni.

 

Quanto à performance da 1080, tá percebendo que você está sugerindo sacrificar quase todos os demais componentes, até mesmo o monitor, para que se adquira uma placa de vídeo que só servirá em alguns momentos do jogo? Não faz sentido.

 

12 horas atrás, Imakuni disse:

Na real, a lista é ruim. Eu decidi ficar quieto e não falar nada, mas já que você perguntou, eu vou descer a crítica. Por exemplo, você não acha RAM por menos de 450. Comprar i5 é furada, pelo menos os i5 de 700R$ com mobos de 300. E por falar em mobo, você gastaria uns 430 por uima mobo decente (Ryzen) ou 700+ para uma mobo de um i5 que vale (Coffee Lake). Esse PC não vai ter o dobro do desempenho, o monitor vai capar. Gabinete de 200R$ também é uma escolha questionável: se não tem dinheiro, tudo bem economizar; mas, se você tem bolso para brincar, vale a pena investir um pouco mais.

 

Ah sim, esse é outro detalhe que torna a lista ruim: ele quis fazer economia de palito e prejudicar a usabilidade do PC só para conseguir enfiar uma Gtx 1080 que vai ficar capada de qualquer jeito...

 

É meio complicado explicar... a regra é não pegar VRM de 3 fases, mas isso requer um pouco mais de conhecimento para entender.

 

Obrigado por ter dado um passo a frente. Às vezes é necessário apontar equívocos dos colegas, e isso não é politicamente incorreto!

 

Então por gentileza só volte à lista original que eu postei e diga-me se a combinação Intel Core i5-7400 Kaby Lake 7a Geração, Cache 6MB, 3.0Ghz (3.5GHz Max Turbo), LGA 1151 Intel HD Graphics BX80677I57400 + ASUS p/ Intel 6/7a Geração, LGA 1151 mATX Z170M-PLUS/BR, 4xDDR4, HDMI/DVI/DVI-D/RGB, M2,USB 3.0 Boost, SATA 6Gb/s, PCI Express, UEFI BIOS vale a pena.

 

Quanto ao conhecimento mais profundo, estou ansioso para tê-lo. Se não posso aprender muito neste momento, pelo menos diga-me por onde começar, que artigos devo ler! Este é um assunto que me interessa, mesmo eu sabendo pouco.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, darossa disse:

Então por favor só volte à lista original que eu postei e diga-me se a combinação Intel Core i5-7400 Kaby Lake 7a Geração, Cache 6MB, 3.0Ghz (3.5GHz Max Turbo), LGA 1151 Intel HD Graphics BX80677I57400 + ASUS p/ Intel 6/7a Geração, LGA 1151 mATX Z170M-PLUS/BR, 4xDDR4, HDMI/DVI/DVI-D/RGB, M2,USB 3.0 Boost, SATA 6Gb/s, PCI Express, UEFI BIOS vale a pena.

V

Em 1/5/2018 às 21:21, Imakuni disse:

Troque esse kit por um Ryzen 1400 ou Ryzen 1600 com uma mobo B350.

 

 

6 minutos atrás, darossa disse:

Quanto ao conhecimento mais profundo, estou ansioso para tê-lo. Se não posso aprender muito neste momento, pelo menos diga-me por onde começar, que artigos devo ler! Este é um assunto que me interessa, mesmo eu sabendo pouco.

Eu não li com calma antes de te passar esse link, então talvez tenha algumas informações desatualizadas... mas no geral, esse artigo do CdH é um ótimo lugar para começar. Isso vai te dar uma noção básica, e acredito que também vai explicar a importância de se preocupar com aquilo que eu falei.

 

No caso específico das B350, esse vídeo "detalha todas". O nível de exigência dele é um pouco mais severo que o necessário, pois é a perspectiva de um overclocker avançado, mas é um bom ponto de referência para saber o design usado por cada mobo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...

Ah, esqueci de pôr aqui, é que eu tinha postado no outro tópico, um que eu abri em um momento de desespero :D

 

* Fonte Corsair 450W 80 Plus Bronze CX450
* Processador Intel Core i5-7400 Kaby Lake, Cache 6MB, 3.0Ghz0
* Memória Kingston HyperX FURY 8GB 2400Mhz DDR4 CL15 Black - HX424C15FB2/8
* Placa de Vídeo VGA NVIDIA GIGABYTE GEFORCE GTX 1060 3GB Windforce 2X GDDR5 GV-N1060WF2OC-3GD
* Placa-Mãe ASUS p/ Intel LGA 1151 mATX PRIME B250M-PLUS/BR,1x
* SSD Kingston 2.5´240GB A400 SATA III
* HD WD SATA 3,5´Blue PC 1TB 7200RPM 64MB Cache SATA 6.0Gb/s - WD10EZEX
* Monitor Gamer LED ASUS 24, Full HD, 2ms, Widescreen, HDMI [...]
* Gabinete Corsair Carbide Spec-01 Red LED Mid Tower CC-9011050-WW

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, darossa disse:

Ah, esqueci de pôr aqui, é que eu tinha postado no outro tópico, um que eu abri em um momento de desespero :D

 

* Fonte Corsair 450W 80 Plus Bronze CX450
* Processador Intel Core i5-7400 Kaby Lake, Cache 6MB, 3.0Ghz0
* Memória Kingston HyperX FURY 8GB 2400Mhz DDR4 CL15 Black - HX424C15FB2/8
* Placa de Vídeo VGA NVIDIA GIGABYTE GEFORCE GTX 1060 3GB Windforce 2X GDDR5 GV-N1060WF2OC-3GD
* Placa-Mãe ASUS p/ Intel LGA 1151 mATX PRIME B250M-PLUS/BR,1x
* SSD Kingston 2.5´240GB A400 SATA III
* HD WD SATA 3,5´Blue PC 1TB 7200RPM 64MB Cache SATA 6.0Gb/s - WD10EZEX
* Monitor Gamer LED ASUS 24, Full HD, 2ms, Widescreen, HDMI [...]
* Gabinete Corsair Carbide Spec-01 Red LED Mid Tower CC-9011050-WW

 

Eu achei a compra péssima em relação ao CPU

 

Você poderia ter ido para a oitava geração da Intel ou RYZEN que possui mais core, mais threads e mais desempenho

 

i5 8400 ou RYZEN em vez do i5 7400

 

 


1080p_Av.png

 

Quando quiser dar upgarde vai ficar preso nos 4 core da sétima geração

 

A sétima geração da Intel não é compatível com a oitava geração da Intel

 

Deixaria o SSD para depois e investir em placa de vídeo com mais GB

 

Mas agora já foi, já está comprado e o dinheiro é seu

 

Só foi uma opinião pessoal

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!