Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Hard reset em jogos


Posts recomendados

Bom dia pessoal. É meu primeiro tópico porque geralmente consigo resolver meu problema somente lendo os forums. Porém desta vez já estou sofrendo faz quase um mês. Desculpem-me porque já sei que vou escrever aos montes.

 

Primeiramente, a máquina (comprada em Ago/15):

FX6300 (cooler box, nunca fez over)
GA-78LMT rev6 (USB3.0)

12GB RAM (8+4 Hyperx fury 1600mhz)

SSD Sandisk 120GB (Windows 7 instalado nele)

HD Seagate 1TB SATA 3 @7200rpm (onde instalo Steam, jogos e depósito de videos, etc)

VGA R9 270 Sapphire

PSU Corsair CX600

Gabinete Cougar Archon (1X120mm frente p/dentro, 1X120mm lateral p/dentro, 1X120mm lateral p/fora, 1x120mm traseiro p/fora)

 

Pois bem. Primeiro comecei a sofrer os hard resets ao rodar jogos pesados como Ark Survival Evolved e GTA5 e a partir de então tentei várias saídas:

Hipótese 1: super aquecimento:

Passei a monitorar temperatura com MSI AfterBurner. CPU nunca passou de 55º e GPU nunca passou de 73º. Achei GPU meio quente, testei a máquina em outro cômodo mais fresco da casa com gabinete aberto e alterando a curva do fan. A temperatura baixou pra 69-70º mas continuou dando hard reset depois de uns 20 min de jogo.

Hipótese 2: Windows

Formatei. Continuei com o problema. Como era fim de ano, não tinha tempo pra ver detalhes, simplesmente parei de jogar jogos pesados e fiquei no CS:GO e Titan Quest.

Só que a partir daí comecei a receber tela azul depois de 30 min de jogo.

Hipótese 3: Memória RAM

Rodei o memtest86+ pelo pendrive de boot por uma noite inteira. Depois de 10h e 3 Passes completos não encontrou nenhum problema.

Hipótese 4: HD

Fiz chkdsk /r no SSD e no HD. No SSD não encontrou nenhum problema. Porém no HD cerca de 2.3% dos clusteres estavam danificados. Foi feita a reparação e o tamanho do HD foi reduzido pra 930GB +-

Formatei este HD e agora rodo apenas o Windows e alguns jogos leves totalmente via SSD.

 

Após esse último procedimento parei de tomar tela azul na cabeça. E voltou o saudoso(?) hard reset depois de 15 min de jogos leves até.

 

Meu último palpite é que a fonte esteja indo pra aposentadoria e depois de aquecer um pouco já não forneça mais o necessário. Acho inclusive que isso pode ter causado o problema que detectei no HD. O problema é que não tenho uma outra fonte pra testar. Até pesquisei como testar a minha fonte e pensei em comprar um multímetro pra isso. Porém depois de ler uns tutoriais tenho certeza que um leigo como eu não é capaz da façanha.

 

Alguém já teve essa experiência? Imaginam o que possa estar causando esses resets? Ou tem algum método pra verificar se o problema é a fonte mesmo?

Qualquer ajuda é bem vinda.

 

Um abraço,

Hanner

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega, é evidente que seu problema é aquecimento. O local onde você mora é muito quente?

E o local onde o gabinete fica é ventilado?

Vendo a descrição de seu gabinete ví que  um dos FAN está instalado errado, os dois na lateral devem estar soprando para dentro.

Talvez a parte da refrigeração da VGA esteja com problema, fez uma revisão ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno De Marco

Como eu disse, já formatei.

Posso tentar atualizar a BIOS mas acha mesmo que isso poderia ajudar?

Desculpe o questionamento, mas é porque rodo os mesmos jogos desde 2015, nunca tive problemas. No ARK por exemplo tenho mais de 900 horas de jogo e nunca aconteceu isso antes.

adicionado 3 minutos depois
1 minuto atrás, PedraX disse:

Colega, é evidente que seu problema é aquecimento. O local onde você mora é muito quente?

E o local onde o gabinete fica é ventilado?

Vendo a descrição de seu gabinete ví que  um dos FAN está instalado errado, os dois na lateral devem estar soprando para dentro.

Talvez a parte da refrigeração da VGA esteja com problema, fez uma revisão ?

 

É quente sim, moro no RJ.

O gabinete fica em local ventilado e os dois fans laterais, um sopra pra dentro (o de baixo) e um puxa pra fora (o de cima). Já inverti o de cima mas não houve alteração da temperatura.

Esse foi meu primeiro palpite também, mas depois de um tempo passei a ter o problema mesmo com jogos leves (GPU @25% sem passar dos 60 graus) por isso acho que não...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tive um problema com um Deathadder Elite que ficava reiniciando meu computador sem parar, gravei e postei vídeo no youtube e mandei pro vendedor pois tinha adquirido recentemente, meu computador reiniciava sem fim, nem entrava no windows, fiz infinitos testes e descobri que era o DA, ai atualizei minha BIOS e está tudo funcionando corretamente, tive o mesmo problema que você. Você adquiriu algum periférico recente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Bruno De Marco disse:

Eu tive um problema com um Deathadder Elite que ficava reiniciando meu computador sem parar, gravei e postei vídeo no youtube e mandei pro vendedor pois tinha adquirido recentemente, meu computador reiniciava sem fim, nem entrava no windows, fiz infinitos testes e descobri que era o DA, ai atualizei minha BIOS e está tudo funcionando corretamente, tive o mesmo problema que você. Você adquiriu algum periférico recente?

 

Caramba, comprei sim!!! É um Mouse e um Headset da Logitech. G203 e G430 respectivamente. Ainda acho que não seja o problema porque domingo por exemplo a máquina ficou ligada por umas 9h direto sem reiniciar mas eu não estava jogando, apenas vendo séries. Mas de qualquer forma vou atualizar a BIOS hoje à noite. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas a CPU tá passando de 70 graus e passou do limite .

https://www.amd.com/pt/products/cpu/fx-6300

Eu trocaria o COOLER BOX, já está provado que eles dão problema. E coloque o FAN na posição correta, do jeito que está cria um TURBILHÃO no gabinete e ao invés de resfriar fica retendo o calor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hanner o meu computador quando eu desligava da tomada e ligava novamente, ele ligava, reiniciava e funcionava, aí se eu reiniciasse ou desligasse era fatal.. já não entrava mais, ficava reiniciando sem parar. Enfim, atualize a BIOS e se não resolver, eu creio que seja um problema sim de aquecimento. Não use sua fonte com estabilizador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, le007 disse:

@Hanner Seu problema provavelmente é aquecimento, já chegou a tirar o cooler, fazer uma limpeza e verificar se está bem encaixado? Verificou em quantos graus seu processador fica em jogos?

Acredito que não...o cooler está funcionando normal. E como eu disse no primeiro post nunca passou de 55º

 

11 minutos atrás, PedraX disse:

Mas a CPU tá passando de 70 graus e passou do limite .

https://www.amd.com/pt/products/cpu/fx-6300

Eu trocaria o COOLER BOX, já está provado que eles dão problema. E coloque o FAN na posição correta, do jeito que está cria um TURBILHÃO no gabinete e ao invés de resfriar fica retendo o calor.

Não amigo, a GPU (placa de vídeo) que passou de 70 graus. O processador, como eu disse nunca passa de 55º mesmo quando eu estava monitorando jogos bem pesados. Desculpa se ficou confuso.

 

8 minutos atrás, Bruno De Marco disse:

@Hanner o meu computador quando eu desligava da tomada e ligava novamente, ele ligava, reiniciava e funcionava, aí se eu reiniciasse ou desligasse era fatal.. já não entrava mais, ficava reiniciando sem parar. Enfim, atualize a BIOS e se não resolver, eu creio que seja um problema sim de aquecimento. Não use sua fonte com estabilizador.

Obrigado, vou atualizar sim. Não acredito que seja aquecimento pelo que já falei...
Também não uso estabilizador, ligo a fonte direto na tomada.

 

Obrigado pessoal!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal!

Bom, estou de volta pra responder as sugestões de hoje mais cedo:

 

@Bruno De Marco

Não atualizei a BIOS porque não tem atualização a ser feita, já estou com a versão mais recente (Print).

Ainda assim, como realmente tinha trocado os periféricos que mencionei, voltei pros equipamentos que eu usava antigamente.

 

@PedraX

Testei um jogo bem leve (Screenshot) e como podemos ver as temperaturas estavam normais. Poucos minutos depois a máquina reiniciou novamente.

 

Alguma outra sugestão? :tw_grimace:

 

Edição: as imagens estão invertidas rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, nesses casos deve ser feito o dever de casa:

desmontagem e limpeza de componentes

seguir as especificações tecnicas, mesmo se as temperaturas aparecem normais, voce deve trocar seu cooler porque já existe um historico de relatos sobre o malfuncionamento desse COOLERBOX do FX6300, ainda mais que a VGA R9 270 puxa uma corrente alta pra caramba(150W).

Coloque seu FAN lateral na posição certa, o gabinete foi construido para aquela posição(pode ver no site deles), se puder coloque mais um frontal( devido á temperatura ambiente).

Pelo seu relato os  seus problemas começaram com o aumento da temperatura com o verão.

Agora, se nada disso resolver, então faça o teste componente a componente, iniciando pela VGA. Tire e use a onboard, depois teste as memorias, e por fim a CPU, que é mais complicado mas tente um processador emprestado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ei cara, se você conseguir resolver isso me fala pelo amor de deus, acho q o defeito e na placa-mãe, ja que tenho a mesma q você e meu pc ta reiniciando também, posso jogar horas sem problemas, mas se eu abrir o chrome jogando meu pc reinicia, da um jeito de me falar se você conseguir valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedraX Obrigado pelas sugestões. Inclusive inverti o fan do gabinete. Mas ainda acho difícil acreditar que esse é o problema. Acredito que se o cooler box tivesse com defeito o primeiro sintoma seria o aumento da temperatura, não?

A máquina reinicia mesmo em temperaturas bem abaixo dos limites aceitáveis. Além disso faço a limpeza dos componentes pelo menos uma vez por mês.

Como você disse bem, meus problemas chegaram junto com o verão. Por isso mesmo minha primeira suspeita também foi overheating. Porém esse não é o primeiro, nem o mais quente dos verões que essa máquina enfrentou nas mesmas condições.

Eu ainda não fiz o teste sem a VGA. Temo que se o PC funcionar normalmente sem ela, pode ser um 'falso positivo'. Uma vez que como a fonte não tem uma demanda tão alta sem aquela, poderia mascarar o verdadeiro ofensor (se fosse a fonte, nesta hipótese).

 

@Bruno De Marco

Como eu disse, sempre limpo o cooler mas só troquei a pasta uma vez, no meio do ano passado.

Mas, insisto. Se esse for o problema, não entendo por que a máquina poderia reiniciar quando a temperatura não está alta.

 

Amanhã a noite pego uma fonte emprestada com um amigo e vou testar primeiramente sem a VGA (conforme sugestão do @PedraX ) e depois testo a substituição da fonte. Sábado de manhã (ou na sexta mesmo se eu tiver forças pra isso rs) volto com os resultados.

 

Obrigado mais uma vez!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia povo. Trago boas notícias, o problema foi finalmente resolvido. O ofensor era aquele HD com uns badblocks que eu já tinha detectado antes.

Problema é que aqueles 100MB "reservados pelo sistema" na instalação do Windows 7 estavam no HD e não no SSD. Assim, mesmo formatando esse HD o windows continuava precisando dele. O teste foi bem simples, desliguei o cabo de força e o SATA do HD e tentei ligar a máquina, como não ligou formatei por um pendrive de boot somente com o SSD ligado. Testei alguns jogos (no pouco espaço que cabia no SSD) e ficou tudo tranquilo =)

Só de curiosidade: Não sabia que HD podia resetar o PC assim sem mostrar a BSOD.

Um abraço e obrigado a todos!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!