Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Colega, explique melhor sua aplicação... precisamos saber o que vai fazer para te fornecer uma ajuda mais objetiva.

• Membro VIP
Postado

Ativando a bola de cristal...

Olha isso

boosted_lm7805_calculation_again.png

Calcule RSC pra corrente limite que desejas. Dica fórmula mágica: V=R.I .. .. .

• Obrigado 1
Postado
Em 13/01/2018 às 21:51, [Daniel] disse:

Colega, explique melhor sua aplicação... precisamos saber o que vai fazer para te fornecer uma ajuda mais objetiva.

Valeu irmão! É o seguinte eu estou pretendendo montar uma fonte regulada com dois transistores limitador de corrente ,eu entendo o funcionamento da regulação de tensão com diodo zener ,só não tenho os cálculos do transistor ,resistor e do zener, aqui esta uma foto que alguns aqui já estão careca de saber

download.png

adicionado 8 minutos depois
Em 14/01/2018 às 08:41, Isadora Ferraz disse:

Ativando a bola de cristal...

Olha isso

boosted_lm7805_calculation_again.png

Vou resolver primeiro o problema do calculo com transistor e zener depois quero saber mais sobre como implementar os transistores limitadores de corrente ,isso é bem interessante para alguem que deseja colocar uma determinada corrente na entrada de um circuito valeu!

Postado

Encontrei um bom arquivo que diz, A tensão de saida (vou) é fixada pelo Zener ,e a corrente na carga (il) é reforçada pelo transistor.  2. Entre os limites IZmín e IZmáx a tensão de saída (vou) é fixa mesmo que a
tensão de entrada (Vi) varie. 
3. Quem absorve o excesso da tensão, (VQ) é o transistor, de modo que 
podemos considerar o transistor como uma resistência variável, onde vou= Vi - VQ. Portanto, se Vi aumenta VQ também aumenta e vou permaneçe constante. É claro comparando o transistor como uma resistência da ate pra compreender kkkkk!Compreendi também que a tensão Vbe  para o silício diminui 0,7v na saída, 0,7volts a menos que a tensão do diodo Zener.

Postado

Bem, acho que você esta se expressando de forma diferente, dizer que precisa de um limitador de "corrente" dá a entender outra aplicação, mas parece que você quer na verdade é calcular um Regulador de Tensão com Amplificador de Erro.

img_089.thumb.png.f61715f724840e05db021ec2e1ebaafb.png

Dê uma olhada nesse link: https://pt.scribd.com/document/312639574/Regulador-Com-Amp-de-Erro

Aqui também tem informações úteis: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAaroAD/eletronica

Neles você encontra a teoria que usei para fazer esta planilha.

Não acho esse circuito eficiente, existem soluções muito melhores hoje em dia, apesar de que, "cada aplicação é uma aplicação e merece seu respeito". De qualquer modo serve para praticar e adquirir conhecimento.

Postado

Ja da pra se ter uma boa base , muito bom os site, junto com esse transistor de controle e o outro de erro ,como ficaria o circuito se você acoplar os dois limitadores de corrente que Isadora ferras postou ????gostaria de ter os cálculos ...

Postado

Sim minha duvida todinha é nessa parte mesmo :rezando: No caso, o regulador de tensão e limitador de corrente podem ser o mesmo circuito, se for eu gostaria de calcular desse modelo 

imageproxy.gif como vocês fariam os cálculos desse circuito? Não entendo como o limitador de corrente tem em sua  base a saída do regulador!?

• Membro VIP
Postado

O primeiro depende:

-da V de entrada

-da V de saída

-do transistor (ganho)

-do zenner (potência)

Sim tem cálculos mas não é pra meros mortais (como o que te escreve). Este o faz por intuição técnica o que é "intransferível" por meras letras

Já o 2º acho que já vos foi orientado.

Em 14/01/2018 às 08:41, Isadora Ferraz disse:

É a lesma lerda

adicionado 3 minutos depois
1 hora atrás, Carlosfrances disse:

Não entendo como o limitador de corrente tem em sua  base a saída do regulador!?

Ah sim.. algo como: quando Q2 conduzir, ele vai sugar pra si a corrente que estava entrando na base de Q1 mantendo constante a corrente IE. Fácil de entender né? Né?!!?

• Confuso 1
Postado

É basicamente a mesma coisa que já te mostrei. Você tem dois circuitos trabalhando juntos, um Regulador Série, (dentro da linha pontilhada) e um Drive de corrente (do lado de fora da linha pontilhada).

No regulador série o transistor controla o fluxo e o diodo zener faz a referência de tensão. No limitador o resistor faz a referência de corrente, e o transistor corta o suprimento aterrando a base do regulador de tensão.

Se é mais fácil pra você ver isolado: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAlDMAD/reguladores-tensão-serie-paralelo

E o limitador é simples, quando a corrente sobe, proporcionalmente a tensão no resistor também, quando passa de 0,7V o transistor começa a conduzir, o calculo esta na postagem anterior, porém cortou a fórmula no final. Reveja.

image.png.f791a0f5af92f752b0e0e32307ef021e.png

Postado

Isadora ferraz:

Ah sim.. algo como: quando Q2 conduzir, ele vai sugar pra si a corrente que estava entrando na base de Q1 mantendo constante a corrente IE. Fácil de entender né? Né?!!?  Isso mesmo Isadora ,não seria melhor colocar uma resistência na saída e pronto?, ou estes transistores quando queima ,eles deixam de conduzir? ,será que eles protegem algunha coisa?!

• Membro VIP
Postado

SIm amigo. O resistor faria um efeito semelhante. mas não tão eficiente como o transistor pois vai perder tensão em cima dele e anular o efeito do zener.

Por gentileza, cogite então usar um LM317 ou um regulador qualquer que já tem toda isso internamente inclusive a proteção

Postado
6 horas atrás, Carlosfrances disse:

,não seria melhor colocar uma resistência na saída e pronto?

Está correta a sua colocação desde que a tensão de entrada seja constante e a carga seja constante. Caso qualquer um desses parâmetros varie a corrente tb varia.

Exemplos práticos:

- Na polarização de um led de sinalização, sabemos que a fonte não irá variar, que a tensão de avanço do led não irá variar e que se deseja uma luz constante. Com tudo sendo constante, a utilização de um resistor é a opção mais racional.

- Numa fonte de bancada onde a tensão é variável, a carga variável (cada hora um circuito) sendo que o mesmo circuito pode variar o consumo no funcionamento, como calcular o valor da resistência de controle? Numa simples plaquinha onde haja um relé a corrente multiplica várias vezes cada vez que é acionado. Usamos então um resistor que varie com um sinal de controle, um trans - resistor, a origem do nome desse componente.

• Curtir 2
Postado

Para fechar o tópico rsrs ,Em uma bateria de carro , a corrente e tensão vária?? Se não  basta apenas fazer um cálculo de diodo zener com transistor e pronto,  né? Kkk aprendi somente isso kkk

• Membro VIP
Postado

Se comparada com uma fonte 'comum', pode-se considerar que 'não varia' pois a bateria tem altíssima capacidade de corrente. Neste caso, sim... com a informação de corrente e tensão, pode-se fazer um cálculo mínimo do resistor e zener. Na sopa deve entrar também a potência do zener, do transistor e seu hfe

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!