Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como calcular um limitador de corrente?


RAPOSA YOKO.

Posts recomendados

Em 13/01/2018 às 21:51, [Daniel] disse:

Colega, explique melhor sua aplicação... precisamos saber o que vai fazer para te fornecer uma ajuda mais objetiva.

Valeu irmão! É o seguinte eu estou pretendendo montar uma fonte regulada com dois transistores limitador de corrente ,eu entendo o funcionamento da regulação de tensão com diodo zener ,só não tenho os cálculos do transistor ,resistor e do zener, aqui esta uma foto que alguns aqui já estão careca de saber

download.png

adicionado 8 minutos depois
Em 14/01/2018 às 08:41, Isadora Ferraz disse:

Ativando a bola de cristal...

Olha isso

boosted_lm7805_calculation_again.png

Calcule RSC pra corrente limite que desejas. Dica fórmula mágica: V=R.I .. .. .

Vou resolver primeiro o problema do calculo com transistor e zener depois quero saber mais sobre como implementar os transistores limitadores de corrente ,isso é bem interessante para alguem que deseja colocar uma determinada corrente na entrada de um circuito valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Encontrei um bom arquivo que diz, A tensão de saida (vou) é fixada pelo Zener ,e a corrente na carga (il) é reforçada pelo transistor.  2. Entre os limites IZmín e IZmáx a tensão de saída (vou) é fixa mesmo que a
tensão de entrada (Vi) varie. 
3. Quem absorve o excesso da tensão, (VQ) é o transistor, de modo que 
podemos considerar o transistor como uma resistência variável, onde vou= Vi - VQ. Portanto, se Vi aumenta VQ também aumenta e vou permaneçe constante. É claro comparando o transistor como uma resistência da ate pra compreender kkkkk!Compreendi também que a tensão Vbe  para o silício diminui 0,7v na saída, 0,7volts a menos que a tensão do diodo Zener.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, acho que você esta se expressando de forma diferente, dizer que precisa de um limitador de "corrente" dá a entender outra aplicação, mas parece que você quer na verdade é calcular um Regulador de Tensão com Amplificador de Erro.

 

img_089.thumb.png.f61715f724840e05db021ec2e1ebaafb.png

 

Dê uma olhada nesse link: https://pt.scribd.com/document/312639574/Regulador-Com-Amp-de-Erro

Aqui também tem informações úteis: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAaroAD/eletronica

Neles você encontra a teoria que usei para fazer esta planilha.

 

Não acho esse circuito eficiente, existem soluções muito melhores hoje em dia, apesar de que, "cada aplicação é uma aplicação e merece seu respeito". De qualquer modo serve para praticar e adquirir conhecimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim minha duvida todinha é nessa parte mesmo :rezando: No caso, o regulador de tensão e limitador de corrente podem ser o mesmo circuito, se for eu gostaria de calcular desse modelo 

imageproxy.gif como vocês fariam os cálculos desse circuito? Não entendo como o limitador de corrente tem em sua  base a saída do regulador!?

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O primeiro depende:

-da V de entrada

-da V de saída

-do transistor (ganho)

-do zenner (potência)

Sim tem cálculos mas não é pra meros mortais (como o que te escreve). Este o faz por intuição técnica o que é "intransferível" por meras letras

 

Já o 2º acho que já vos foi orientado.

Em 14/01/2018 às 08:41, Isadora Ferraz disse:

Calcule RSC pra corrente limite que desejas. Dica fórmula mágica: V=R.I .. .. .

É a lesma lerda

adicionado 3 minutos depois
1 hora atrás, Carlosfrances disse:

Não entendo como o limitador de corrente tem em sua  base a saída do regulador!?

Ah sim.. algo como: quando Q2 conduzir, ele vai sugar pra si a corrente que estava entrando na base de Q1 mantendo constante a corrente IE. Fácil de entender né? Né?!!?

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É basicamente a mesma coisa que já te mostrei. Você tem dois circuitos trabalhando juntos, um Regulador Série, (dentro da linha pontilhada) e um Drive de corrente (do lado de fora da linha pontilhada).

 

No regulador série o transistor controla o fluxo e o diodo zener faz a referência de tensão. No limitador o resistor faz a referência de corrente, e o transistor corta o suprimento aterrando a base do regulador de tensão.

 

Se é mais fácil pra você ver isolado: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAlDMAD/reguladores-tensão-serie-paralelo

E o limitador é simples, quando a corrente sobe, proporcionalmente a tensão no resistor também, quando passa de 0,7V o transistor começa a conduzir, o calculo esta na postagem anterior, porém cortou a fórmula no final. Reveja.

 

 image.png.f791a0f5af92f752b0e0e32307ef021e.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isadora ferraz:

Ah sim.. algo como: quando Q2 conduzir, ele vai sugar pra si a corrente que estava entrando na base de Q1 mantendo constante a corrente IE. Fácil de entender né? Né?!!?  Isso mesmo Isadora ,não seria melhor colocar uma resistência na saída e pronto?, ou estes transistores quando queima ,eles deixam de conduzir? ,será que eles protegem algunha coisa?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

SIm amigo. O resistor faria um efeito semelhante. mas não tão eficiente como o transistor pois vai perder tensão em cima dele e anular o efeito do zener.

 

Por gentileza, cogite então usar um LM317 ou um regulador qualquer que já tem toda isso internamente inclusive a proteção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Carlosfrances disse:

,não seria melhor colocar uma resistência na saída e pronto?

Está correta a sua colocação desde que a tensão de entrada seja constante e a carga seja constante. Caso qualquer um desses parâmetros varie a corrente tb varia.

Exemplos práticos:

- Na polarização de um led de sinalização, sabemos que a fonte não irá variar, que a tensão de avanço do led não irá variar e que se deseja uma luz constante. Com tudo sendo constante, a utilização de um resistor é a opção mais racional.

- Numa fonte de bancada onde a tensão é variável, a carga variável (cada hora um circuito) sendo que o mesmo circuito pode variar o consumo no funcionamento, como calcular o valor da resistência de controle? Numa simples plaquinha onde haja um relé a corrente multiplica várias vezes cada vez que é acionado. Usamos então um resistor que varie com um sinal de controle, um trans - resistor, a origem do nome desse componente.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se comparada com uma fonte 'comum', pode-se considerar que 'não varia' pois a bateria tem altíssima capacidade de corrente. Neste caso, sim... com a informação de corrente e tensão, pode-se fazer um cálculo mínimo do resistor e zener. Na sopa deve entrar também a potência do zener, do transistor e seu hfe

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!