Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Intrudera6

Sobre o TK 2000

Recommended Posts

Eu fiz algumas poucas coisas em 6502, nada no nível que você desenvolveu. Foi nesta plataforma que aprendi assembler, foi ai que tudo começou. Na época eu ganhei do meu pai um TK2000 que não demorou eu descobri que a ROM era pirateada do APPLE II (tinha estas coisas na época da lei de informática), mas tinha algumas alterações nas posições das rotinas (que eram exatamente iguais mas estavam em endereços diferentes). Eu, com uma revista Microsistemas da época, e algumas rotinas em assembler 6502, encontrei e mapeei todos os endereços novos na ROM do TK2000 das rotinas da ROM do APPLE II (e divulguei para o um grupo de aficionados em Salvador que eu participava), e comecei a brincar de verdade com assembler 6502.

 

Infelizmente eu também estou bem enferrujado, não consigo fazer mais nada nesta plataforma. É impressionante as coisas que a gente tem saco para fazer quando se é mais novo!

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Intrudera6 ,

 

Sim, era uma cópia deslavada mesmo, tanto a nível de hardware como de software, tanto que 99,999% dos programas rodavam nele sem modificações !

 

Claro que na SEI as coisas eram facilitadas, eu que o diga pois fui até ameaçado nessa época por coisas que eu descobri comparando os computadores das marcas nacionais.....

 

Eu também colecionava a Microsistemas, tinha ótimos artigos sobe a linha Sinclair, e muita coisa para Appe também, tenho muitas saudades desse tempo.

 

O Assembly do 6502 era simples e muito eficiente, pena que o clock era baixo.... Mas depois de você abrir o software da saudosa VIDEX/80 colunas e ver como ocorria a passagem de comando do 6502 para o Z80 e vice-versa, um mundo novo se abriu, pois podia processar trechos em Z80 no meio de um programa do 6502.

 

Quantas saudades....

 

Paulo

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu considero o 6502 o processador melhor que existe para se aprender assembler, o set de instruções é pequeno e as instruções são bem simples, uma ótima porta de entrada para se apender! A simplicidade dele facilita muito as coisas!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Intrudera6 Na verdade descobri recentemente graças à internet que o TK 2000 era na verdade um clone de um computador chamado Multitech Micro-Professor MPF-II: https://en.wikipedia.org/wiki/Microprofessor_II

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×