Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Usar 2 M.2 NVMe SSD 960 Pro Samsung na mesma placa-mãe


Posts recomendados

Bom tarde a todos.

Estou montando (fase final de compras) um novo PC para Games, minha pergunta , é: 

Posso instalar 2 placas M.2 NVMe SSD 960 Pro Samsung na mesma placa-mãe?

Minha placa-mãe é uma ASUS Maximus IX code que possui 2 sockets para os M.2 e eu pretendo se possivel instalar uma M.2 512GB para o Sistema e outra M.2 de 1TB para guardar jogos(alguns pois todos os meus jogos passam de 3TB). Isto é possivel?

Agradeço quem possa me dar imformaçoes.

Ronaldo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É possível sim, mas lembrando que essa placa vai desabilitar 2 portas SATA se usar as 2 M.2.

Eu pretendo pegar a Maximus X.

- The motherboard M.2 slot #1 shares bandwidth with a SATA 6.0 Gb/s port. When the M.2 slot is populated, one SATA 6.0 Gb/s port is disabled.

- The motherboard M.2 slot #2 shares bandwidth with SATA 6.0 Gb/s ports. When the M.2 slot is populated with a PCIe-based M.2 drive, two SATA 6.0 Gb/s ports are disabled.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, LiveSorcerer disse:

É possível sim, mas lembrando que essa placa vai desabilitar 2 portas SATA se usar as 2 M.2.

Eu pretendo pegar a Maximus X.

- The motherboard M.2 slot #1 shares bandwidth with a SATA 6.0 Gb/s port. When the M.2 slot is populated, one SATA 6.0 Gb/s port is disabled.

- The motherboard M.2 slot #2 shares bandwidth with SATA 6.0 Gb/s ports. When the M.2 slot is populated with a PCIe-based M.2 drive, two SATA 6.0 Gb/s ports are disabled.

Obrigado vou continuar a montar o novo PC.

Ronaldo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olhando placas com chipset Z370 (a sua é uma geração anterior, z270), não fica claro se usar os M2 no "modo PCIe" desabilita as portas sata. Em quase todas as placas que pesquisei, se habilitar o M2 como sata perde certamente entre uma a 4 portas sata (dependendo do modelo/fabricante). Mas para PCIe fica aquela dúvida.
Num slot ele suporta sata e pcie, porém não diz em que velocidade o pcie operará.
No outro slot ele opera somente em pcie, mas avisa que se operar em 4x perde as portas sata.
Aí a dúvida, no primeiro slot, ele opera em pcie 2x ou 4x ? perde também se colocar em 4x ? Há como escolher o modo/velocidade de operação ? Nenhum manual deixa isso claro.
Também não fica claro se no chipset X299 esse "problema" existe. 

*1 A ranhura PCIe x4_3 partilha largura de banda com a PCIex1_3. A ranhura PCIe x4_3 vem por omissão no modo x2. 

*2 Quando a ranhura M.2_1 Socket 3 está em funcionamento no modo SATA, a porta SATA 1 irá ficar inativa.

*3 Quando a ranhura M.2_2 Socket 3 está em funcionamento no modo PCIe 3.0 x4, a porta SATA 5 e 6 irá ficar inativa.

Ou seja, os fabricantes te vendem uma solução de rapidez, mas tiram na outra ponta a disponibilidade de canais.


No seu caso, colocaria o colocaria o de 512 (sistema) no M.2_1 operando em pcie, e o segundo (1tb) com os dados dos jogos, operando em pcie 2x (se você tiver necessidade mais HDs).

Se tiver só mais um ou dois HDs pra colocar, bota o de 512 (sistema) na M.2_2 em pcie 4x (já que neste fica explícito a velocidade de operação), e o de 1Tb na M.2_1 operando em pcie (onde a velocidade não é fator crucial e a velocidade de operação não é especificada).

Em ambos os casos, o de 1Tb é quase um desperdício já que os jogos não se beneficiam tanto assim de um componente como esse. Um SSD "normal" daria conta fácil e você praticamente não notaria diferença. Mas não deixa de ser uma config interessante. Estou pesquisando a respeito também e esbarro justamente na restrição de portas, mesmo se usasse somente um M2 para o sistema.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi a explanacao e gostei da ultima observacao sobre o jogos nao aproveitarem a velocidade do M.2.

Vou colocar so o sitema em M.2 e talvez o outro M.2 eu coloque o outo M.2 de 512Gb para programas e deixo os jogos no HD maior.

Hoje eu tenho um HD de 6Tb que esta 60% ocupado (so com jogos do Steam).

Tenho limitacao de espaco pois o Gabinete Core P3 da thermaltake so tem espaco para 2 HD na parte de tras pois a parte da frente esta ocupada pelo Watercooler.

Distribuicao: 1 M.2 para Sistema, 1 M.2 para PGM" S, 1 HD para dados e o outro para jogos.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A diferença de desempenho entre um SSD M.2 para um SATA é perceptível somente para quem usa aplicativos que trabalham com arquivos muito grandes, como renderização de vídeos, objetos 3d e afins. Pra jogos, a diferença entre deixar em um SSD e um disco mecânico é notável em poucos títulos e somente nos loads.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com a observacao da diferença de velocidade por isso estou botando 1 SSD M.2 para o sistema e o outro SSD M.2 para programas tais como Lightroom, Photoshot, Proshow Producer, Adobe Premier Pro, etc pois faço muita ediçao de videos slides bem como organizar minha fotos (280GB). Se tiver alguma sugestao a fazer por favor é so postar aqui. Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...