Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Antigo problema... Queda de FPS em jogos e no emulador CEMU


Posts recomendados

Bom dia pessoal, tudo bem com vocês? Espero que sim. Pois bem, a algum tempo atrás eu havia criado um tópico relatando meu problema que meus FPS nos games estavam caindo bruscamente, mas parece que não puderam me ajudar muito na época... Então eu venho a vocês do fórum uma vez mais pra ver se consigo uma solução definitiva pro meu problema.

Anexei 3 fotos rodando o emulador CEMU rodando New Super Mario Bros U (mas acreditem, isso acontece em QUALQUER JOGO, independente de configuração gráfica), e reparem que em uma das fotos (duas no mesmo lugar) em que o FPS esta em 30 e na outra 60.

E notei também que a temperatura do processador parece CAIR e os GHZ também diminuem de 4.0 para 1.32, e depois volta ao normal...(como fica evidente na terceira foto, onde mostro o desempenho).

Já fiz de tudo que se possa imaginar, testei outra fonte, troquei pasta térmica, formatei, limpei, troquei placa de vídeo, comprei outro cooler, desfragmentei, passei antivírus, ccleaner, mas NADA adianta... apenas devo presumir que meu processador (ou placa-mãe) esteja nas ultimas...

Meu PC:

 

AMD FX 8350 @ 4.0ghz (usando o cooler Hyper TX3 EVO da CoolerMaster)

8 gb de RAM DDR3 Kingston ( 2x4 ) 1333mhz

Placa-mãe ASUS M5A78L LE

NVIDIA GeForce GTX 1050 TI 4GB OC WindForce da Gigabyte

Fonte 500w 3R System iCEAGE

 

Se caso alguém passou pelo mesmo problema e resolveu de alguma forma ou se alguém mais puder me ajudar, ficarei muito grato. Qualquer ajuda já vai ta fazendo a diferença.

Obrigado e fico no aguardo.

 

CEMU_Screenshot_2018_02_02_-_06_30_04_76.png

CEMU_Screenshot_2018_02_02_-_06_30_20_94.png

foto2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jonathan Teodoro Sua placa é chipset 760G, os FX não tem um bom uso com esse chipset, 760G é mais focado nos Phenom II e Athlon II. Recomendo testar com outra placa-mãe com chipset 970 ou 990x ou 990fx

 

E veja se todos os núcleos estão ativados, você só marcou a porcentagem do CPU no geral, mas não da pra saber se todos estão ativados. E se possivel, teste com outra fonte.

adicionado 5 minutos depois

@Jonathan Teodoro Pra explicar mais corretamente, o chipset 760G é nativo do phenom, ou seja:

Citação

As MOBOs com chipset 760G, tem uma "gambiarra" na BIOS pra suportar o processador.. Essa " gambiarra" não conserta as limitações físicas dessas placas. Uma delas é justamente o VRM, que ferve nas MOBOs antigas, fazendo com que o sistema tenha que baixar o clock do CPU pra sobreviver.. Além disso, OC fica muito prejudicado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MyNameIsMech Obrigado pela resposta, e caso nao seja pedir muito, pode me informar quais placas tem esses chipsets que você informou?

Tenho um amigo que tem um processador da série Athlon II, será que é valido testar com o processador dele no lugar do meu?

Alias, como faço pra saber se todos os núcleos estão ativados?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jonathan Teodoro É só pegar uma placa-mãe chipset 9xx (970, 990x ou 990fx).

Uma que achei foi: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-960299187-placa-mãe-gigabyte-ga-970a-ds3p-fx-am3-chipset-amd-990fx-_JM. Mas com toda certeza se você procurar você vai encontrar outros modelos mais baratos.

 

Se você quiser, é válido testar um athlon 2, mas lembre que seu FX é superior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MyNameIsMech Obrigado mais uma vez pela atenção, se caso meu problema for relacionado a placa-mãe, ainda tenho esperança de poder manter meu FX. Vou ver se consigo o Athlon II do meu amigo emprestado para fazer um teste também, o problema é que no momento não posso adquirir uma placa-mãe nova, pois acabei de pegar essa GTX 1050 e estou um pouco apertado, mas sem duvidas, vou fazer ambos os testes e ver no que se sucede... 

Obrigado mais uma vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Jonathan Teodoro Emuladores são extremamente dependentes da performance single core dos processadores. E, no caso, processadores FX não são bons nesse ponto. No benchmark do Dolphin, por exemplo, o FX 8350 com overclock faz metade dos pontos de um Core i5 4670K. O CEMU é extremamente pesado, já que está emulando o Wii U, um console moderno e potente.

 

Recomendo que você procure, nos Fóruns de emuladores, como anda o desempenho de outros usuários com processadores semelhantes ao seu. Há diversos casos de engasgos de processadores FX no Dolphin, que é bem mais leve.

 

No mais, pode ser que também tenha algum problema atrapalhando sua performance. O mesmo problema ocorre com jogos de computador (se sim, cite quais)? Pode ser superaquecimento dos VRMs da sua placa-mãe, que tem o chipset 760G, ou mesmo essa sua fonte controversa, que já deu o que falar aqui no Fórum.

 

Se seu problema for superaquecimento dos VRMs, basta tentar refrigerar melhor a região em volta do processador, onde eles estão localizados.

 

Apenas não cometa o erro de pagar esse valor absurdo em uma placa-mãe com chipset 970 ou 990. Se for para trocar de placa-mãe, não mantenha seu FX, troque o kit inteiro. Não compensa investir nessa plataforma. Não pague tão caro para comprar algo ultrapassado. Esse é o preço de uma placa-mãe moderna, para kit novo.

 

E não adianta colocar um Athlon II aí porque o emulador CEMU é pesado demais para ele e não vai ter como diagnosticar nada, já que vai ficar lento o tempo todo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt Bom dia amigo. Meu problema não é e nunca foi relacionado somente ao CEMU, ou qualquer outro emulador (apesar deles estarem inclusos nisso), e sim com praticamente TODOS OS JOGOS que tenho no meu PC, usei o CEMU como um mero exemplo do que acontece quando vou jogar. 

Para provar isso, estou anexando duas foto do Resident Evil 7 rodando no mesmo lugar (e a queda óbvia de FPS).

Eu estou meio que cogitando ter que substituir minhas peças todas (com exceção da placa de vídeo), pois parece que somente assim vai resolver meu problema, e claro, estou querendo passar para um kit mais moderno (ddr4, am4, etc...).

Enfim, de uma olhada nas fotos, isso incomoda MUITO MESMO...

Resident Evil 7 Screenshot 2018.02.02 - 08.54.03.44.png

Resident Evil 7 Screenshot 2018.02.02 - 08.54.14.60.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt Meu gabinete é esse aqui https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-948527205-gabinete-fortrek-titan-gamer-_JM.

Mas claro, obviamente não paguei esse absurdo, comprei na kabum numa promoção que teve. No momento não tenho como mandar uma foto interna dele, mas caso seja necessária, mais tarde eu posto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Olá pessoal

O mesmo relatado amigo que criou esse tópico tem ocorrido comigo.

Mas no meu caso uso um notebook.

Notebook Gamer Acer Nitro 5 An515-52-52bw GeForce® GTX 1050 Intel® Core™ i5-8300H 8ª Geração RAM de 8GB, SSD Corsair Force Series 480GB.

Detalhe é que em minha cidade quando isso ocorreu a temperatura era de 12 graus.

Se alguém tiver alguma ideia do que pode estar ocorrendo e puder me ajudar ficaria agradecido.

obrigado 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!