Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sony HCD GTR66 com som distorcido ao aumentar volume


Posts recomendados

Boa tarde, estou com este aparelho, ele funciona normal e reproduz o som normal mas quando aumenta o volume acima da metade o som fica distorcido.

já testei o som nas entradas de áudio do STK 412 770 com uma caixinha e não há distorção só na saída.

Sem o STK na placa, as tensões são:

pino

1: 63,7V

6: 63,4V

12: 63,1V

13: 63,2V

16: 5,8V

demais pinos 0V

 

com o STK:

1: 62,6V

6: 62,4V

12: 61,7V

13: 59,2V

16: 5,5V

demais pinos 0V

 

Será que o STK está ruim, mesmo reproduzindo som perfeito em menos da metade do volume distorcendo apenas quando aumenta acima da metade? 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Allan WS não tenho muita pratica nos sony, eles são muito complicados, vou dar uma olhada nisso. 

 

@Bcpetronzio já verifiquei isso, está tudo certo. 

pelo fato de o pino 13 estar com uma poca queda de tensão eu pensaria que o STK está com problema, mas pelo fato dele reproduzir bem com metade do volume, ai me perdi, nunca vi esse sintoma. :huh:

adicionado 8 minutos depois

Pensei aqui, em abrir o circuito de 8~11 deixando-os sem contato com o circuito e por um alto-falante neles para testar o som, assim vou saber se o som esta saindo distorcido do CI ou distorce por causa de algum componente ruim. Será que isso vai queimar o CI? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Eu costumo remontar outro no lugar dos originais, Exemplo: se os originais são de 4700uF eu coloco um de 3300uF em paralelo com eles...

É só um reforço mesmo para você não precisar de investir nos capacitores de valores mais altos sem precisão! Pois de repente o problema ai é no CI de saída mesmo! 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bcpetronzio @Allan WS  Levei os dois capacitor de alimentação do STK em um técnico ele disse que estão bons. 

encontrei R1324 aberto, coloquei um de 3R só pra fazer teste e continuou a mesma coisa. 

retirei R1346 e R1347 da placa e liguei os alto-falante direto no CI, o som ficou distorcido em todos os volumes baixo e alto. um lado fica mais alto do que o outro. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

O resistor R1324 é de 1R, ele esta na linha do terra do CI, seria bom colocar outro de mesmo valor, já os resistores R1346 e R1347 são da linha de detecção de sobre carga, recoloque ele no lugar e teste os diodos zeners D1304 e D1305, bem como os resistores nessa mesma linha de referência do CI, R1302 e R1303 e os diodos D1302 e D1303.

Esses componentes estão na linha dos pinos 2, 3, 4 e 5 do IC1300 (Amplificador)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bcpetronzio  oi bom dia.

bom testei estes componentes estão normais. Bom, coloquei o multímetro nas duas saídas dos falantes, e tinha tensão continua, alternando até 0,3V isso é normal, mesmo não chegando a 1V mas pode ter essa tensão? Não quero comprar outro STK sem tirar todas as duvidas, esse é muito caro.  

adicionado 1 minuto depois

Assim, essa tensão começa a aparecer depois que aumenta muito o volume. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Essa tensão que você mediu, esta bem baixa, embora no esquema marca ser 0V, então esta normal. (essa tensão de 0V deve ser com o som em repouso, sem som).

Experimente instalar uma caixinha de PC ligando a entrada de som dela nos pinos 14 e 18 do CI amplificador.

O fio comum da entrada de som (Terra) ligue ao pino 20 do CI.

Repita o procedimento, se as caixinhas do PC também emitir um som distorcido ao aumentar o volume, voce saberá que o problema esta antes desse CI de saída!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Ok! Sobrou só dois componentes! R1301 (100R) e C1309 (10uF/100V), nesse caso sugiro já troca-los direto sem nem testar!

Se a falha continuar, infelizmente o defeito é nesse integrado que você trocou!

Sei que as lojas não trocam essa peças! a gente sempre fica com o prejuízo e ainda na dúvida se um novo CI será ORIGINAL ou "paralelo" (Falso), que parece ser o seu caso ai!...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O STK412-770 estava em curto, abrindo os fusíveis de realimentação (matando os 32V), por isso o som ficava distorcido depois de um certo volume. foi trocado também o R1324  que abriu. 

Não coloquei o mesmo STK usei o STK412-170 que o substitui e é mais barato e mais fácil de encontrar, recoloquei os fusíveis e o som esta tudo normal. 

 

OBS: o STK 412-170 substitui o -770, mas o -770 não substitui o -170. 

adicionado 56 minutos depois

@Allan WS @Bcpetronzio  Obrigado :wiggle:

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Ola galera eu tambem estou com esse mesmo aparelho aqui na bancada com os dois diodo smd que fica entre pino 2e3 e4e5  TE-17-11B qual a tensão de trabalho desse diodo se algum dos colegas sa resolveu esse pipino ??que posso me ajudar ... desdi já agradeço  a todos 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 1 ano depois...

Oi, sei que o tópico é antigo, mas só da uma informação, que pode ajudar outras pessoas. 

Em 27/09/2018 às 22:58, Danilo assistência disse:

Ola galera eu tambem estou com esse mesmo aparelho aqui na bancada com os dois diodo smd que fica entre pino 2e3 e4e5  TE-17-11B qual a tensão de trabalho desse diodo se algum dos colegas sa resolveu esse pipino ??que posso me ajudar ... desdi já agradeço  a todos 

 

Esse zener é de 11V 

Ele é que faz a tensão de referencia do stk de 26V

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!