Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ferramentas de eletrônica, como guardar?


retrogamer

Posts recomendados

Em 12/02/2018 às 15:57, retrogamer disse:

a silica é um saco porque na minha cidade nao vende e ela nao absorve muita umidade tem um prazo de validade, tem q ficar trocando a toda hora porque satura logo, essas embalagens dos ferros, multimetro e sugador hikari dao alguma proteção?

....

 

A umidade relativa em casa beira os 85º. Já perdi osciloscópio (tela de LCD empreteceu), e outros tantos instrumentos com tela de LCD.

Cansado de comprar (no supermercado) aquelas caras sílicas de armário, que duravam pouco, para reduzir a umidade dos meus instrumentos eletrônicos, fiz o seguinte:

1 - Comprei uma terra para gatos específica. Ela é mais cara, mas o saco tem 2kg ... de sílica. O equivalente em peso do produto para armário teria um preço astronômico.

2 - Comprei uma mini geladeira usada, com seu móvel em ótimo estado e as borrachas de vedação da porta ótimas, mas com a parte elétrica detonada.

3 - Comprei no Ebay dois higrômetros digitais bem baratinhos.

4 - Quando não estão em uso, mantenho meus instrumentos eletrônicos (osciloscópio e gerador de sinais), minhas oculares de microscópio e de um telescópio antigo dentro dessa geladeira, com uma caixa aberta com a tal sílica. Coloquei um higrômetro dentro da geladeira e o outro fora dela, ao lado.

 

Com isso, meus instrumentos ficam protegidos da umidade e da poeira. 

Ainda não joguei fora nada da sílica da terra para o gato. Aprendi a reciclar a sílica.

Vocês já ouviram falar dos tais "Galinhos de Barcelos" portugueses? Eles são higrômetros, que indicam, via tabela de cor comparativa, a umidade ambiente. Pois bem. Há muito tempo, quando mexia com química, descobri o composto que muda de cor com a umidade. Tive oportunidade de obter um pouco deste produto. Fiz uma solução dele e molhei na sílica, que absorveu tudo. Esperei secar ao sol em uma caixa aberta e depois sequei em uma panela velha, até que a cor passasse do rosa para o azul. A indicação de que a sílica estava seca. Ato contínuo, coloquei a caixa com a sílica dentro da geladeira (caixote hermético), com tudo que já se encontrava lá (instrumentos e lentes oculares e não frutas etc. hehehe!). 

De tempos em tempos, geralmente após ter que abrir a geladeira, pego a caixa com a sílica e, estando tendendo para o rosa, seco a sílica até retornar ao azul.

Com isso não preciso mais jogar fora a sílica, apenas revigoro-a.

MOR_AL

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, retrogamer disse:

nesse caso a silica funciona para sempre ou vai perdendo as propriedades fisicas?

Não. A sílica é um material poroso, que absorve umidade (hidrófilo). Não acredito que estrague.

 

eu moro no interior do ce e a umidade aqui so é alta em dias de chuva mas tem poeira e ela depositada numa esponja vegetal, suporte para ferro e sugador de solda vai ocasionar defeitos nesses 3?

 

Não uso "esponja vegetal". Peguei uma toalha velha, cortei em diversos pedaços coincidentes com uma latinha metálica. Limpo a ponta do ferro nessas toalhas secas. Não precisa manter a ponta do ferro para limpar, basta uma leve esfregada. Quando a peça superior da toalha estraga, movo-a para o interior e tenho nova camada.

Quanto ao sugador de solda, tem um modo de não estragar sua ponta de silicone. Depois de perder várias delas e ter que procurar por outras pontas do mesmo fabricante, desisti. Comprei um metro de tubinho de borracha para garrote, em lojas de produtos médicos. Corto cerca de 2cm dessa borracha e coloco no bico de silicone do sugador. O suficiente para passar apenas 0,5cm da ponta de silicone. Quando preciso usar o sugador, encosto a borracha e não o bico de silicone. A borracha não dura como o bico, mas em um metro dela corto cerca de 50 pedaços. O bico de silicone não se estraga.

De tempos em tempos abro o sugador, limpo seu interior e recoloco um puco de vaselina sólida no "O ring" e um pouco no tubo interno. Fica como nova.

 

Um conselho!

Preocupe-se menos com instrumentos do dia-a-dia, como ferro de soldar, sugador e até mesmo multímetros baratos. Tenho dois multímetros. Um de boa qualidade e outro XingLing, de R$15,00. Por incrível que pareça, não observei quase diferença nas medidas entre eles. Somente em casos extremos é que encontro diferença apreciável. Portanto, basicamente não me importo com o tratamento que dou ao multímetro e às ferramentas do dia-a-dia, apesar de tratá-las com cuidado. 

 

Concordo que suas preocupações sejam pertinentes, porém não há necessidade de extremos. Se em sua casa a umidade só aumenta com chuva, eu não me preocuparia muito com ela. Meu caso é diferente, pois a umidade está alta continuamente e já perdi equipamentos caros devido a ela. 

Quanto à poeira... basta limpar com um pano e o problema fica resolvido.:thumbsup:

MOR_AL

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a poeira se adentra o sugador pelas aberturas pode danificar a sucção? o resto com relação a poeira seria suporte para ferro e esponja vegetal eles podem ficar ao ar livre?

qto ao multimetro e ferro guardo eles dentro das embalagens da hikari então nao seria problema ja o sugador e esponja e suporte no tenho as embalagens

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!