Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ferramentas de eletrônica, como guardar?


retrogamer

Posts recomendados

1 Quais são as embalagens e locais adequados para guardar multimetro digital, ferro de solda, sugador de solda de aluminio e suporte para o ferro para que eles não degradem? eu tenho todas essas ferramentas da marca Hikari

 

2 Quais as melhores marcas de ferro de solda, sugador de solda?

 

3 estanho e alcool isopropilico possuem data de validade sendo descartaveis apos isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  1. Embalagens? Só se você estiver de mudança... Geralmente todos esses equipamentos ficam na bancada, bem na sua frente ou do lado. Aqui tenho tudo de "fácil acesso", uma mala onde guardo as chaves, posteriormente outras ferramentas da bancada vão para ela quando preciso ir "à campo".

     

  2. Relativo, existem várias opções, não é questão de marca ou preço. Tendo bom senso, costumo dizer que depende de como você usa, cuida e mantém. O carro por exemplo, se andar com a cambagem fora vai gastar o pneu mais de um lado do que outro, já sabe o que vem depoi$? A culpa é do pneu? Bem, é relativo, não? Sabemos que cada fabricante usa um material e tem um tratamento devido para seu produto, mas se você ter costume de sair cantando pneu vai gastar rápido, seja "bom" ou "ruim", o mesmo acontece aqui.

     

    Vamos ver o que nossos colegas que também mexem com isso recomendam... posso dizer que o sugador AFR Master é bom, as versões menores também. Aqui tenho um hikari HK-208, é mediano, vejo pelo ponto de vista de que quanto maior a área interna maior é a capacidade de sucção, mas tem que ter as borrachas de isolação boas e deve mante-lo sempre limpo e lubrificado.

     

    Os circuitos hoje em dia estão muito mais evoluídos, se vai trabalhar com isso uma estação de solda é uma boa opção, para cada tipo de trabalho existe uma ponteira específica do mesmo modo que te permite ajustar a temperatura de acordo com a necessidade. Alguns modelos da hikari são bons, (o mais comum) mas tem da AFR, Toyo, Hakko e por ai vai...

     

  3. Bem, a maioria não ficará a ponto de descartar quando chegar a validade, você poderá usar normalmente. Observe que envolve a química... Com o tempo os materiais perdem algumas propriedades. Por isso, a primeira questão é comprar o suficiente para usar, ou seja, pouco, de acordo com a necessidade você vai pegando a manha e compra a quantidade que geralmente gasta pra não deixar chegar perto da validade, existem muitos serviços que você pode efetuar, e também a questão "do pneu" que comentei, é difícil dar uma dica.

     

    Guardar os líquidos em embalagens próprias é bacana e longe da luz do sol.

 

Um ambiente controlado, seja com ar condicionado ou um desumidificador é legal também pois umidade em excesso danifica eletrônicos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu nao tenho bancada faço os reparos em uma mesa mesmo mas se deixasse tudo na bancada juntava poeira, uso e guardo por isso preciso da embalagem adquada para nao estragar essas ferramentas e eu so tenho as embalagens de ferro sugador e multimetro da hikari

 

quando pego um ferro de solda prezo pela durabilidade pois nao vou usar todo dia e vou fazer reparos em videogames, receptores etc

 

meu multimetro é hikari hm1000, sugador hikari HK-192 ESD, ferro de solda hikari power 40

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@retrogamer Procure na internet como "Maleta de ferramentas" você terá muitas opções de escolha que podem te servir!

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-909720846-maleta-ferramentas-aluminio-cbi-020-vonder-_JM

Essa abaixo é bem versátil:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-845943661-maleta-organizadora-de-ferramentas-padro-aluminio-pequena-_JM#reco_item_pos=1&reco_backend=l3-l7-pp-ngrams-seller&reco_backend_type=low_level&reco_client=vip-seller_items-above&reco_id=ca8e8cb6-52d5-48ae-9c0a-32f03e51213b

 

Quando trabalhava no "campo", sempre usei uma maleta Samsonite com chave, tipo esse da figura abaixo:

1388190.jpg

Essas eram inviolável! Tenho elas até hoje!...

As minhas já estão bastante "derrubadas" pois tem mais de 34 anos!

Segue fotos:

20180211_223336.jpg

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@retrogamer Bem, parece que uma boa mala é interessante... Você esta no caminho certo, eu comecei assim, essas ferramentas já te atendem para esse tipo de serviço, com o tempo pode ir evoluindo conforme aumentar o nível de dificuldade. Conheço todas essas ferramentas, o hikari power é um pouco melhor do que as versões antigas, fizeram algumas melhorias, como o parafuso externo, tem dois, um remove a ponteira e outro a resistência, facilitou, tem também aqueles rasgos de ventilação, que dão uma vida pouco mais longa para resistência, o material do "punho" é melhor. O HK-192 é o mais popular, é bom, se quiser pode usar uma camisinha de silicone pra proteger a ponta. Multímetro "basicão" pra iniciar ou hobby da pro gasto. Se sobrar um espaço na mala, põe um saco mais avantajado de sílica dentro dela. Tenho algumas ferramentas a parte, como alicates para crimpar terminais, uso esporadicamente, então fiz um corte justo na embalagem original, quanto a ferramenta começa a ficar com um aspecto "seco" passo um spray desengripante para não deixar enferrujar.

 

@Bcpetronzio Obrigado. Essa mala mais em conta com divisórias é boa, mas desconsidere as divisórias internas, pois uma hora vai se cansar delas, a minha é(era) assim. Pra começar esta bom, mas tem que ser maior (mais alta) pois não caberá tudo lá dentro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Hehehehe!!! @[Daniel]  as minhas não tinham divisórias, eram só o organizador de chaves/alicates, uma bolsa interna para documentos e o grande "vão" onde ficavam as ferramentas maiores! Hehehehe!

Não tirei a foto delas aberta de vergonha mesmo!.... KKKKK!!!! 

  • Curtir 1
  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, conforme comentei, segue:

 

1_mala.jpg.04ebb12c89e6d382c3b65738619ff8b4.jpg

 

2_comp_maior.jpg.d79d294e890192713f2310ef5a2e7761.jpg

 

3_tampa.jpg.30d3063b93e5f3c588a755b103bd8cfa.jpg

 

Detalhes das peças dentro dos outros compartimentos, torx, allen, boca e canhão com catraca.

4_detalhe.jpg.ab27c331d04e192c9d9b2bddbd16c800.jpg

 

Pode estar faltando uma ferramenta ou outra, isso depende do serviço, ainda tem mais uma porção que fica pra serviço na bancada. Mas em geral, atende todas as necessidades.

 

PS.: Sem problemas. Não é meu intuito, apenas compartilhando experiências. De repente algo pode ser útil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não precisa usar essa mala em especifico. Se ver a minha, esta "cheio" de pó, ela vai de um lado pro outro, fica mais aberta do que fechada. No seu caso vai ficar parado, guardado, logo fechado não entra pó, até uma caixa serve, mas a mala é prático e melhor de organizar. Como vai ficar um tempo parada, porque não usas regularmente... te sugeri a silica pra evitar umidade, ferramenta parada começa a oxidar.

 

"Embalagem adequada"... aqui uso a original pois a ferramenta cabe bem justo, como uma luva, tem furo para pendurar... isso não é regra não, é só sugestão, cada um tem suas manias...

 

P_20180212_101441.jpg.51029c45f68a51acf93a71ed33c9aedb.jpg

P_20180212_101527.jpg.80c055b44b99cf47bd7fe98c72dde3f1.jpg

P_20180212_101626.jpg.5ff40430039f025adb52306fc7e6579c.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a silica é um saco porque na minha cidade nao vende e ela nao absorve muita umidade tem um prazo de validade, tem q ficar trocando a toda hora porque satura logo, essas embalagens dos ferros, multimetro e sugador hikari dao alguma proteção?

 

sobre os hikari power sao os ultimos modelos da hikari? tem uns q se chama plus mas o meu é hikari power 40, o sugador nao é afr mas é aquele hikari q citei e o multimetro é hikari hm1000

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

@retrogamer

 

Tenho um ferro de solda de 30 ou 40W que a resistência queimou depois de um bom tempo e ele é bem vagabundo.

 

Tenho outro melhor que a ponta eztava con ferrugem que raspei e estanhei e já o tenho há anos dentro de caixa de papelão de sapatos.

 

Essas coisas costumam ser baratas e vir da China. Não espere que durem muito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, retrogamer disse:

você guarda em caixa e eu iria guardar em sacola plastica então acumula ou nao umidade e vai oxidar o sugador de solda de aluminio por dentro onde tem a mola q nao é de aluminio??

 

Se você puder aplicar um anticorrosivo como o WD-40 com certeza nada irá enferrujar ( fiz isso com guarda-chuva e a mesa do fogão onde ficam os espalhadores e tem conservado ).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!