Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Arduino Ver potência em uma saída de áudio com Arduino


Posts recomendados

Olá caros,

Venho pedir desculpas se postei em tópico errado, porém eu realmente não sabia onde postar. Bem, mas vamos lá !

Tenho um projeto em que eu preciso verificar a saída de áudio de uma caixa de som, para ver a potência, frequência não sei ao certo, ou volume que está saindo, para que assim eu consiga processar estes dados para então baixar ou aumentar o volume de acordo com a potência do som, porém não sei como capturar isso com Arduíno, não sei se eu preciso de módulos, realmente não sei... já pesquisei porém não achei muita coisa pois não sei o que devo procurar. Conseguiria fazer por módulo de sensor de som mas assim não me é interessante.

Muito Obrigado !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Uma alternativa conceitual portanto teórica é retificar filtrar a saída e aplicar o dc no ad do mc. Sabendo-se o valor de resistência do a.f. a matemática P=V²/R e algum ajuste + complexo pra Vrms, Vtrue-rms, Veficaz e afins assumem a função de lhe fornecer o dado exigido. Seu "módulo" seria um diodo/capacitor. Talvez + 1 ampop pra dar uma condicionadinha básica no sinal.... Esta seria a forma + simples.

 

Uma + complexa é medir pontos da onda como faz um osciloscópio digital e usar matemática avançada com os dados (a qual obviamente não me pertence +)

 

Não sou do ramo sonorização...

Dizem que potencia elétrica de som é diferente de potência sonora. Também dizem que em se tratando de som, uma medida interessante também são os decibéis... Se achar que deve, pesquise sobre.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Uma + complexa é medir pontos da onda como faz um osciloscópio digital e usar matemática avançada com os dados (a qual obviamente não me pertence +)

 

A ideia é boa, mas o hardware não ajuda ..... teria de fazer o sampling em uma velocidade muito alta para pegar todos os valores de frequência até cerca de 20 Khz. Para fazer um método simples de integração e ter alguma confiança nos resultados, teria de fazer cerca de 160K leituras do ADC em um segundo, isso para um único canal ..... e a resolução do conversor tem de abaixar bastante para permitir isso, talvez apenas uns 7 bits em vez de 10 .....

 

O que eu faria é um circuito que converte a tensão AC em RMS, tem de ser um circuito que responda bem pelo menos até uns 20 Khz, e assim bastaria medir apenas os picos e fazer a conta baseada numa média de, por exemplo, 50 leituras por segundo, e  transformar em potência RMS; por exemplo pego o sinal de uma caixa acústica cuja impedância eu saiba, passo ele por um divisor resistivo de determinada relação de atenuação, e essa saída atenuada é que vai para o circuito. Assim, é só voltar até a origem, desfazendo o atenuados eu tenho a tensão real. Elevo ao quadrado e divido pela impedância da caixa acústica e pronto, tenho o valor em Watts RMS. 

Daí para passar em dB ou outro tipo de medida tá fácil.

O problema : a impedância de uma caixa acústica não é constante, pode variar muito com a frequência.

Para escapar desse problema, teria de fazer a medição também da corrente RMS que passa pela caixa acústica, só que aí já fica tudo bem mais complicado pois teria de fazer um tipo de integração de várias medidas em um segundo .....

Algumas coisas são muito simples de se fazer em termos analógicos, mostrando por um ponteiro ..... mas usar um MC para isso pode virar um bela briga kkkk !

 

Paulo

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!