Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Me ensinem Circuito Tanque e NE555 com circuito tanque


Ofioneu

Posts recomendados

Oi, andei pesquisando sobre o que era o circuito tanque, não sei se entendi muito bem, vou dizer o que eu acho que é: O circuito tanque é um oscilador LC, com uma frequência definida, quando está na mesma frequência de um emissor gera uma tensão na saida.  É isso?

 

E li alguma coisa sobre amplificadores de RF de classe C, usando um NE555 e um circuito tanque, só que não entendi nadinha..

Estou muito curioso, me ajudem por favor..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Ofioneu disse:

E li alguma coisa sobre amplificadores de RF de classe C, usando um NE555 e um circuito tanque, só que não entendi nadinha..

De fato isso existe, mas não é grande coisa, não funciona direito.

am-radio-lm555-circuit.jpg

 

O 555 aí é nada mais do que um detector, já que essa versão usa Fet no Ampop interno e o amplificador usando o buffer de saída.

Com a versão tradicional do 555 isso não deve funcionar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, BloodCeltics Lopes disse:

Versão tradicional? nem sabia que existiam outras... pensei que era sempre o mesmo circuito porém de marcas diferentes...

Existe alguma grande diferença entre estas versões diferentes? obrigado.

Esse aí do esquema é um 7555, versão moderna inventada na década de 90. Ele usa Fet nas entradas, nem sei se aqui no Brasil ainda existe pra vender. 

O 555 normal é transistorizado internamente, é o mesmo que acontece com os amplificadores operacionais 741 e CA3140, a diferença é o Fet na entrada. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!