Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

C++ Projeto Racionamento de energia de uma casa


Posts recomendados

(Me ajudem com esse programa rapaziada, não sei nem por onde começar... não precisa fazer o programa , apenas me deem dicas do que fazer, mas quem quiser faze-lo, também aceito... desde já agradeço)

Problema: Devido ao racionamento de energia na cidade, alguns moradores passaram a fazer economia em suas casas. Um deles montou um sistema que desliga o fornecimento de energia para um dos cômodos da propriedade de acordo com o dia da semana ou da presença de pessoas no lugar. Algumas vezes é levada em consideração as condições climáticas.

Algumas considerações importantes:

a) A irrigação do jardim nunca é ligada quando há pessoas próximas.

B) A casa possui 4 quartos, 1 cozinha, 1 banheiro, 1 sala de visita. A energia de cada cômodo é desligada em um dia da semana diferente com exceção dos quartos. Um cômodo nunca pode ficar escuro se há pessoas nele.

c) A irrigação do jardim deve ser ligada todos os dias à noite durante duas horas. Porém se estiver chovendo, a irrigação não é ligada.

d) O morador da casa possui a opção de ligar ou não o sistema de economia de energia. Caso ele seja ligado, o que deve ser levado em consideração? Quais as opções que o sistema deve ter?

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse programa cheirou cocaína. "Se estiver chovendo, a irrigação não deve ser ligada" O_o? Acho que um eletricista ajudaria mais que um programador. Esse lance das alterações climáticas influenciarem é um pouco confuso já que "se chove" e o sensor de movimento identificar o movimento da chuva, isso é considerado como um erro. Dá para fazer o programa. :)@vangodp alguns 'ifs' haha e eu faço funcionar. O sensor de movimento é uma onda de verdade. O_o

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, santos container disse:

Esse programa cheirou cocaína. "Se estiver chovendo, a irrigação não deve ser ligada" O_o? Acho que um eletricista ajudaria mais que um programador. Esse lance das alterações climáticas influenciarem é um pouco confuso já que "se chove" e o sensor de movimento identificar o movimento da chuva, isso é considerado como um erro. Dá para fazer o programa. :)@vangodp alguns 'ifs' haha e eu faço funcionar. O sensor de movimento é uma onda de verdade. O_o

Sei la vei, n entendi nada aí shueuhseuhs

adicionado 0 minutos depois

Esses professores passam cada ***** para o aluno fazer usheuh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, vangodp disse:

Sei la vei, n entendi nada aí shueuhseuhs

adicionado 0 minutos depois

Esses professores passam cada ***** para o aluno fazer usheuh

Eu entendi, apenas isso não é um professor e sim um matueiro igual o meu. Questão sem dados significativod e confusos. É mais fácil reelaborar a questão e depois responder. Vou ver o que eu consigo fazer dela e posto aqui. Depois corrija :D

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso vai ser um pouco complexo.

a) Você precisa verificar se existe pessoas no jardim, se existir, você pode usar um pouco de matématica para fazer isso, por exemplo, você pode definir uma posição em duas dimensões para o sistema de irrigação e distância que você considere perto da irrigação do Jardim.

 

Exemplo(Considere em coordenadas 2D, x e y):
Posição da irrigação do jardim: (201, 200)
Posição da pessoa que está no jardim: (202, 199)

 

Obviamente você vai precisar pegar a coordenada da posição da pessoa que está no jardim, depois você poderia calcular a distância entre os 2 pontos(Posição da irrigação do jardim e Posição da pessoa) e se essa distância for digamos que menor que 2, então a irrigação é pra ser desligada, pois a pessoa está a 2 metros do sistema de irrigação.

 

B) Você pode fazer assim: 
Semana 1: Você gera um número aleatório de 1 a 7 ou 0 a 6, com isso você cria um vector para armazenar o dia em que foi desligado a luz, e na próxima semana você faz a mesma coisa, porém você verifica se esse numero que você gerou já existe no vector. Depois que todos os números forem usados, você limpa o vector e reinicia o loop novamente. E também você deve verificar se o comodo atual é um quarto ou não. Lembrando que isso só deve ser feito uma vez por semana.

 

c) Você vai ter que primeiramente verificar o horário local(Pode usar APIs do C++ mesmo para fazer isso), se for as 17 horas em diante, você liga o sistema de irrigação e inicia um contador, quando o contador chegar a 120 minutos(2  horas) você desliga o sistema. Sobre a chuva o que eu tenho em mente é a informação de algum site para saber se está ou não chovendo na cidade ou se choveu nesse dia, essa é a parte um pouco complexa de se fazer.

 

d) 

1 Sugestão: Sempre que desligado a energia pelo sistema e pessoa ir no comodo e acender e depois sair do comodo, deve dar um tempo de pelo menos 10 ou 15 minutos para desligar novamente a energia do comodo, caso a pessoa volte, essa contagem é zerada.

2 Sugestão: Se isso for um exercício de faculdade, mande o seu professor tomar naquele canto.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, cyer disse:

Isso vai ser um pouco complexo.

a) Você precisa verificar se existe pessoas no jardim, se existir, você pode usar um pouco de matématica para fazer isso, por exemplo, você pode definir uma posição em duas dimensões para o sistema de irrigação e distância que você considere perto da irrigação do Jardim.

 

Exemplo(Considere em coordenadas 2D, x e y):
Posição da irrigação do jardim: (201, 200)
Posição da pessoa que está no jardim: (202, 199)

 

Obviamente você vai precisar pegar a coordenada da posição da pessoa que está no jardim, depois você poderia calcular a distância entre os 2 pontos(Posição da irrigação do jardim e Posição da pessoa) e se essa distância for digamos que menor que 2, então a irrigação é pra ser desligada, pois a pessoa está a 2 metros do sistema de irrigação.

 

B) Você pode fazer assim: 
Semana 1: Você gera um número aleatório de 1 a 7 ou 0 a 6, com isso você cria um vector para armazenar o dia em que foi desligado a luz, e na próxima semana você faz a mesma coisa, porém você verifica se esse numero que você gerou já existe no vector. Depois que todos os números forem usados, você limpa o vector e reinicia o loop novamente. E também você deve verificar se o comodo atual é um quarto ou não. Lembrando que isso só deve ser feito uma vez por semana.

 

c) Você vai ter que primeiramente verificar o horário local(Pode usar APIs do C++ mesmo para fazer isso), se for as 17 horas em diante, você liga o sistema de irrigação e inicia um contador, quando o contador chegar a 120 minutos(2  horas) você desliga o sistema. Sobre a chuva o que eu tenho em mente é a informação de algum site para saber se está ou não chovendo na cidade ou se choveu nesse dia, essa é a parte um pouco complexa de se fazer.

 

d) 

1 Sugestão: Sempre que desligado a energia pelo sistema e pessoa ir no comodo e acender e depois sair do comodo, deve dar um tempo de pelo menos 10 ou 15 minutos para desligar novamente a energia do comodo, caso a pessoa volte, essa contagem é zerada.

2 Sugestão: Se isso for um exercício de faculdade, mande o seu professor tomar naquele canto.

De lascar uma questão dessas!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera nao precisa ser estão complexo assim, é o mais simples possivel que obedeça todas as instrucoes que ela passou...

adicionado 12 minutos depois
3 horas atrás, santos container disse:

Eu entendi, apenas isso não é um professor e sim um matueiro igual o meu. Questão sem dados significativod e confusos. É mais fácil reelaborar a questão e depois responder. Vou ver o que eu consigo fazer dela e posto aqui. Depois corrija :D

valeu cara

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, edgargoncalveslimajr disse:

Galera nao precisa ser estão complexo assim, é o mais simples possivel que obedeça todas as instrucoes que ela passou...

adicionado 12 minutos depois

valeu cara

 

Você devia dar mais informações, alguns dados, com essa pouca de informação fica bem complicado mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!