Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

bom dia,

estou precisando de ajuda porque já tentei várias configurações , tanto automáticas, quanto usando parâmetros que vi e não consigo

coloca o meu processador para rodar sem travar.

Eu tinha um Phenon X3 (que estava funcionando como X4) 4 núcleos funcionando normalmente sem travar, nem nada..

fui inventar de trocar por um FX 8320e  (de 8 núcleos e 95W) , li que minha placa Bios de 2017 tem suporte a este processador, mas não consigo fazer funcionar... o teste que eu faço é usando o METATRADER 5 para fazer otimizações, onde ele usa todos os 8 núcleos, mas quando faço isso no modo "tick" que é o modo mais pesado a máquina trava, ou fica sem responder por longos periodos (praticamente travada)...

Eu não quero "fazer" overclock , eu quero apenas usar o processador no limite "stock" dele, para poder usar

com segurança os 8 núcleos que preciso para otimizar usando o metatrader 5.

meu sistema é:

Windows 10 64 bits (Fall Creators version)

01 Pente de Memória de 4GB DDR3 1333mhz (Verteke) 
https://www.amazon.com/Veteke-PC3-10600-Desktops-Multiple-Performance/dp/B071NW6HS8

Processador AMD FX-8320e octa core (95w) Black Edition
http://www.cpu-world.com/CPUs/Bulldozer/AMD-FX-Series FX-8320E.html

placa-mãe - ASUS M5A78L-M LX/BR
https://www.cnet.com/products/asus-m5a78l-m-lx-motherboard-micro-atx-socket-am3-plus-amd-760g-series/specs/

Placa de vídeo: NVIDIA GeForce GT 740 (GK107) [Point of View]
https://videocardz.com/nvidia/geforce-700/geforce-gt-740

Fonte de energia: TX 650W
https://www.cnet.com/products/corsair-tx650w-power-supply-650-watt-series/specs/

eu já tentei usar tudo no automático, e não funcionou:
já tentei desativando o "AMD Turbo " = disable...  etc..
, a maquina sempre trava quando entra na otimização usando os 8 núcleos com o metatrader 5.

alguém poderia me ajudar? porque não sei o que fazer e preciso de usar a máquina ;-(

cpu1.jpg

cpu2.jpg

cpu3.jpg

adicionado 7 minutos depois

eu tentei esta outra configuração que achei num fórum em inglês e também ficou travando do mesmo jeito.

Lendo um outro fórum em inglês eu tentei essa configuração
e também não funcionou.
====CPU Configuration
* Gart - Disabled
* Microcode - Enabled
* Secure - Disabled
* Cool n Quiet - Disabled
* Advanced Clock - All Cores
- Unleashing - Disabled
- Active CPU Cores (This is where you enable/disable cores)
* 3 & 4 - On
* 5 & 6 - On
* 7 & 8 - On
* Value 0%

====Jumperfree Config
* CPU Overclocking - Manual
- CPU/HT Ref Clock - 200 MHz
* GPU - Auto
* PCIE - Auto

* CPU Ratio - x16.0 3200 MHz
* AMD Turbo - Disabled
* CPU/NB Frequency - 2200 MHz
* CPU Over Volt - 1.1500 (This is your CPU voltage)
* VDDNB Over Volt - 1.175000
* Load Line Calibration - Auto

* HT Link Speed - 2200 MHz
* HT Over Volt - 1.20000

* DRAM Timing Config - Manual
* Memory Clock Speed - 633 MHz
* Memory Over Voltage - 1.50000

* Chipset Over Voltage - 1.10000

Postado

@baraozemo Esse chipset dessa mobo é voltada para os Phenom com uma gabiarra que faz funcionar os FXs, sendo assim, ela não é recomendada para o mesmo.

porém, como fica a temperatura durante o uso?

Faça o update mais recente da BIOS e deixe tudo em stock, assim o chipset vai controlar a temperatura dos VRMs (teoricamente, não tem que travar).

Postado

Felipe,
eu estou utilizando a última versão da bios de 2017 que possui suporte oficial ao FX-8320e  , tanto que quando ligo não é exibida nenhuma mensagem de "erro" dizendo que não suporta o processador...

Conforme já mencionei anteriormente, já deixei tudo em "AUTO"  na placa-mãe, e ai ela trava do mesmo jeito...

Lembrando que se eu deixar em "AUTO" a placa-mãe ele faz overclock em vários coisas e deixa ainda pior...

• Coordenador
Postado
9 minutos atrás, baraozemo disse:

Eu estou utilizando a última versão da bios de 2017 que possui suporte oficial ao FX-8320e  , tanto que quando ligo não é exibida nenhuma mensagem de "erro" dizendo que não suporta o processador...

Suporte oficial sim, adequado não. Como bem mencionado pelo @felipecardoso9, esse chipset é da época dos Phenom e foi adaptado para os FX. Contudo, há diversos relatos de problemas com processadores FX de 8 núcleos, ou mesmo de 6 ou 4 núcleos, ao usar essas placas. E a explicação é simples: o circuito regulador de tensão não foi projetado para eles, e a sua placa-mãe é das mais simples. O negócio esquenta e o clock do processador desaba, podendo até mesmo provocar travadas. Não sei se é o caso aqui, mas tentar refrigerar a região em volta dos reguladores ajuda a reduzir o problema.

No mais, você liga a fonte direto na tomada? O problema começou a ocorrer logo após a troca de processador?

• Curtir 1
Postado

metatrader 5 é um programa para ações , forex,  utilizamos "robôs" com estratégias para operar no mercado, quando eu pego uma período de datas (por exemplo: de 01/01/2015 até 04/04/2018)   , mando o ROBO carregar esta série histórica de dados e fazer simulações com válores diferentes de operação ...   isso é chamado de "backtesting", e faz uso intenso do processador e memória...  eu fiz o teste do CPU-Z (stress teste e não dá nada, porque deve ser só "cáluculo matemático") , mas o metatrader 5 usar 8 núcleos e também move dados com a memória , e nisso está dando pau...  
lembrando que eu já usava esta mesma máquina como Phenon X4 (fazendo a mesma coisa) e sem travar com os 4 núcleos, mas agora com o FX com 8 núcleos está dando pau... incompatibilidade da minha configuração do processador novo com a placa-mãe.
a título de curiosidade para você segue um video de um backtest no metatrader 5

Postado

@baraozemo Faça um teste com o prime95 com o hwinfo aberto e verifique a temperatura/uso/frequencia do processador.

Como eu citei e foi reforçado pelo@Foxwalt , essa placa-mãe foi adaptada para os FXs e tem serios problemas com ele.

Com o teste que eu citei, podemos identificar um drop grande na frequência indicando o que já é praticamente certo, sua placa-mãe não está aguentando o processador.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

Pode ser a temperatura do processador também, se o cooler não estiver bem encaixado ou com problemas. Ou até mesmo erros no HD. Mas, considerando o histórico, devem ser os reguladores de tensão na placa-mãe fritando mesmo.

Postado
5 horas atrás, Foxwalt disse:

Suporte oficial sim, adequado não. Como bem mencionado pelo @felipecardoso9, esse chipset é da época dos Phenom e foi adaptado para os FX. Contudo, há diversos relatos de problemas com processadores FX de 8 núcleos, ou mesmo de 6 ou 4 núcleos, ao usar essas placas. E a explicação é simples: o circuito regulador de tensão não foi projetado para eles, e a sua placa-mãe é das mais simples. O negócio esquenta e o clock do processador desaba, podendo até mesmo provocar travadas. Não sei se é o caso aqui, mas tentar refrigerar a região em volta dos reguladores ajuda a reduzir o problema.

No mais, você liga a fonte direto na tomada? O problema começou a ocorrer logo após a troca de processador?

O problema começou quando eu troquei o Phenom X3 (que rodava como X4 com 1 núcleo aberto pela placa)
para o FX 8320e.. ai começou a travar e coisas simples não consigo fazer.. a máquina ficou um c.. de ruim..

você fala para refrigerar os capacitores "quadrados" (são 4) do lado processador...é isso ?
só seu eu tentar fazer um cooler de aluminio para colar em cima dos 4..

cpu4.jpg

Postado

eu troquei a placa por um GA-78LMT-S2 e melhorou sensivelmente o problema, 90%

a placa-mãe da gigabyte está tudo no automático..e ainda jogou para 3.5 ghz o processador..  e rodou tranquilamente, e com  temperatura do processador e chipset mais baixo do que ASUS.

mas acho para ficar 100% vou ter que trocar minha fonte TX-650w porque acho que está meio cansada...  

• Coordenador
Postado

@baraozemo Você trocou uma placa-mãe problemática, com chipset antigo 760G, por outra placa-mãe problemática, com chipset 760G. Se você queria se livrar do problema, teria que pegar uma placa com chipset 970 ou 990. Ou, melhor, fazer upgrade do kit.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!