Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

placa-mãe + Processador High End


Posts recomendados

Galera, boa noite.

 

Minha Mobo e/ou Processador deu defeito e preciso trocar com uma certa urgência (trabalho e entretenimento), porém estou em duvida entre quais produtos irei conseguir usufruir bem.

 

Meu computador hoje é uma 1080Ti Poseidon c/ water cooler na placa e no processador, pensei em comprar um I7-8700K para ficar frente a frente da VGA, porém vi algumas pessoas falando pra comprar os Ryzen da AMD, só que achei o desempenho em jogos dos Ryzen muito inferior ao 8700K, isso sem mencionar a diferença de preços, sei que vocês vão dizer que os Ryzen são mais novos e possuem mais núcleos e desempenho superior em outras tarefas, a questão é: eu preciso mesmo desse desempenho todo ? Não seria mais lucrativo ir de 8700k e ganhar cerca de 30fps a mais ?

Só utilizo o computador para jogos e serviços básicos no office, não uso nenhum editor de vídeo e/ou foto. Minha intenção é rodar os jogos em 2K/120fps.

 

Diante da pergunta de qual o melhor processador, surge uma nova pergunta, qual mobo vocês me recomendam, pretendo fazer alguns OC mas não pretendo fazer SLI, a série ROG sempre me atendeu muito bem, antes usava uma Formula, porém gostaria de conhecer outras mobos, isso é, se elas forem superiores.

 

Meu orçamento eu diria que esta em torno dos R$ 3000,00 para essas duas peças, com uma margem boa se o desempenho for equivalente.

 

Obrigado a todos pela atenção !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@IkarusRDS Em 1440P, você vai estar GPU bound na maioria dos casos. Processador faz pouca diferença;

adicionado 16 minutos depois

1440p_Av.png

 

Você vai ver mais diferença jogando em 720p\1080p comparando um Coffee Lake com um Ryzen.

 

Recomendaria ou um i5-8400 + Mobo B360(alguma com dissipador no VRM, para evitar superaquecimentos caso voce faça um up para o i7-8700\8700K no futuro), ou um Ryzen 5 1600 + Mobo X370 ou B350(no seu orçamento, recomendo mais uma X370, como a Killer SLI que sai por R$600 na Kabum, e tem 6+4 fases de VRM). Nessa resolução que você vai jogar, não precisa gastar tanto. O R7 1700(mesma coisa que o 1700X\1800X, porém, vem com um cooler RGB, os outros vem sem nada), seria mais para caso você va fazer stream, ou multitarefa pesada.

 

Se for de Ryzen, recomendo pegar uma mobo melhorzinha, ja que a plataforma permite que você pegue um Ryzen 4000 no futuro é bom ter uma base boa, Coffee Lake provavelmente não vai receber mais nada nessa plataforma, especialmente com os rumores de Z390 e CF-S com 8 núcleos para essas Z390.

 

Levando em consideração os problemas térmicos da Intel, não recomendo muito fazer overclock neles, especialmente nessa resolução que você vai jogar. A não ser que você faça um Delid, dai você vai ter temperaturas aceitáveis, para rodar a 4.8~4.9Ghz em um 8700K ou 5.0~5.1Ghz se der sorte. Fora o consumo elevado de energia, um 8700K com OC para os 4.8Ghz já consome mais que um TR1950X de 16 núcleos\32Threads. Os Ryzen, ja são mais frios, e como a linha toda é desbloqueada para overclock, é mais viável, com azar 3.7~3.8Ghz, com sorte 3.9~4.0Ghz.

 

Dia 19 de Abril chega a segunda geração dos Ryzen, com clocks mais altos(4.3Ghz parece ser o novo teto de overclock) e mais eficientes ainda...E, obviamente, compatível com as mobos atuais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite @Atretador ,

 

Antes de mais nada obrigado pelas informações e sugestões, sem duvidas irei levar em consideração !

 

Vamos lá, por partes:

- O dissipador VRM varia diferença em casos onde tanto a placa de vídeo quanto o processador estão sendo refrigerados pela aguá ? Conheço muito pouco dessa tecnologia, irei ler a respeito.

-  A respeito do R5 1700 ser igual aos 1700X/1800X, significa que no quesito desempenho ambos proporcionam quase a mesma coisa ?

- Estou ciente dos problemas térmicos da Intel e não pretendo fazer delid, vi que do I7-7700K p/ o 8700K houve um ganho considerável de temperatura, será que o bloco no processador não ajudaria a combater essas temperaturas altas ? Os OC que pretendo fazer não é nada forçado, até porque pra rodar os jogos em 2K c/ 1080Ti não é necessario forçar muito.

- Você acha que seria interessante esperar a segunda geração ? 

 

Novamente obrigado pelos conselhos !

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@IkarusRDS

Citação

Vamos lá, por partes:

- O dissipador VRM varia diferença em casos onde tanto a placa de vídeo quanto o processador estão sendo refrigerados pela aguá ? Conheço muito pouco dessa tecnologia, irei ler a respeito.

Sobre os VRMs, sim. refrigeração a agua até piora um pouco a situação para os VRMs, ja que como você não tem um cooler ali, jogando ar para baixo, tem menos circulação de Ar. Tem alguns blocos que vem com um cooler direcionado ao VRM até

 

Tendo um gabinete bem refrigerado, não é um problema tão grande.

 

Citação

-  A respeito do R5 1700 ser igual aos 1700X/1800X, significa que no quesito desempenho ambos proporcionam quase a mesma coisa ?

Sobre os R7s, a diferença deles é o clock, o R7 1700 tem um TDP de 65W porque a base dele é de 3.0Ghz, ja o R7 1700X e o 1800X tem 95W de TDP com as bases respectivas de 3.4 e 3.6Ghz... +100Mhz se manter eles em boa temperatura, por causa do XFR. Se você fixar o clock deles no mesmo valor, eles tem a mesma performance.

 

Citação

Estou ciente dos problemas térmicos da Intel e não pretendo fazer delid, vi que do I7-7700K p/ o 8700K houve um ganho considerável de temperatura, será que o bloco no processador não ajudaria a combater essas temperaturas altas ? Os OC que pretendo fazer não é nada forçado, até porque pra rodar os jogos em 2K c/ 1080Ti não é necessario forçar muito.

É mais um problema porque a Intel usa um chicletão(muitos testes apontam 15~25c de diferença após delid) como TIM, enquanto a AMD solda os processadores, menos os low-end que ela usa um TIM mais ou menos(5~15c de diferença após delid) para salvar custos. A transferência térmica é baixa, reduzindo a capacidade de dissipação e aumentando  os requerimentos de refrigeração. Eles ja vem bem próximo do limite de clocks deles também, ja que o all-core turbo boost deles é em torno dos 4.3~4.5Ghz e o single-core a 4.7Ghz. Pelo que vi pelo Reddit, pessoal pega em media 4.7~4.9Ghz neles, e os sortudos 5.0~5.1Ghz.

Mas, sim, deve aguentar.

 

Citação

- Você acha que seria interessante esperar a segunda geração ? 

Cara, vão trazer melhorias, tanto de eficiência quanto de performance, além de melhor suporte a memórias de clocks altos...Sem contar o Cooler RGB de 140W de TDP que vem com o R7 2700X que tem 105W de TDP :atirador:. Se você não esta com tanta pressa, espere.

 

Mas, como você esta com pressa e precisando de um PC, você quer esperar?

Ou, se você estiver com pressa mas querer a segunda gen pelos tetos de 4.2~4.3Ghz, você pode pegar um Ryzen 3 1200(R$400,00) e depois trocar :lol:

 

Mas, eu sempre recomendo para pegar o melhor que você pode no momento da sua compra, até para não desperdiçar grana.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador

 

Obrigado amigo, isso deu uma clareada na minha mente, sempre vi a galera recomendando AMD e eu não entendia o motivo, agora começo a entender um pouco melhor, irei fazer algumas pesquisas a respeito, mas acredito que devo estar indo para o R7 1700. Obrigado !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, IkarusRDS disse:

@Atretador

Obrigado amigo, isso deu uma clareada na minha mente, sempre vi a galera recomendando AMD e eu não entendia o motivo, agora começo a entender um pouco melhor, irei fazer algumas pesquisas a respeito, mas acredito que devo estar indo para o R7 1700. Obrigado !!

 

Você pode esperar pelo R7 2700 / R7 2700x

 

No Brasil lançamento sempre é caro e vai passar um tempo até o preço cair

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...