Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Globo De Plasma?


AGK

Posts recomendados

Postado Originalmente por rreimao@26 de novembro de 2005, 18:38

então, eu tahva pensandoo aqui... se eu pegar um flyback e liga-loDIRETAMENTE a uma lampada, vai dar  o mesmo efeito ?

afinal o flyback vai gerar uma tensão muito alta, e a lampada tem BAIXA pressão interna...

Funciona sim, eu já testei, quando era criança eu pegava a saida dos geradores de MAT do fogão(acendedor elétrico) e ligava em uma lampada queimada, o efeito era maneiro, cor azulada show de bola pra uma criança..hauhauhau

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por deley-_-@26 de novembro de 2005, 19:45

Funciona sim, eu já testei, quando era criança eu pegava a saida dos geradores de MAT do fogão(acendedor elétrico) e ligava em uma lampada queimada, o efeito era maneiro, cor azulada show de bola pra uma criança..hauhauhau

Abraços

haUHAU.. é q meu fogao não tem mis esses ascendedor eletrico, c não eu ia testar aqui.. aheuhaeuh ..

vou tentar fazer isso aqui depois (com algum flyback ou algo parecido)

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Vim ressucitar o top.. uA:-)HuA

ou se alguem ainda tiver esse esqma manda pra mim...

estou muito afim de fazer... mas quero o esqma do Globo...

o da lampada eu tenho mas ta em inglês, eu não mando bem...

e tb tem poucos detalhes... se alguem tiver vou ficar muito agradecido...

os materiais custam ser baratos né?!... xD flwwwwww....

alias tenho uma tv aqui.. da sanyo não tão antiga... sera q posso aproveitar algo?! falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vim ressucitar o top.. uA:-)HuA

ou se alguem ainda tiver esse esqma manda pra mim...

estou muito afim de fazer... mas quero o esqma do Globo...

o da lampada eu tenho mas ta em inglês, eu não mando bem...

e tb tem poucos detalhes... se alguem tiver vou ficar muito agradecido...

os materiais custam ser baratos né?!... xD flwwwwww....

alias tenho uma tv aqui.. da sanyo não tão antiga... sera q posso aproveitar algo?! falou

pode aproveitar o flyback que é peça mais cara da parte elétrica do projeto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pode aproveitar o flyback que é peça mais cara da parte elétrica do projeto.

pois é.... ta ai o porque da tv ta parada.. o flyback dela ta queimado... uAHu:-)a

vou dar 35 conto... =/ só espero q dê certo.... mas ainda não tenho o circuito por completo...

e tb num tenho ideia de onde comprar o globo daqle modelo.. mas valeu aí.. ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois é.... ta ai o porque da tv ta parada.. o flyback dela ta queimado... uAHu:-)a

vou dar 35 conto... =/ só espero q dê certo.... mas ainda não tenho o circuito por completo...

e tb num tenho ideia de onde comprar o globo daqle modelo.. mas valeu aí.. ^^

SE O SECUNDARIO ESTIVER BOM pode USAR.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é assim mesmo!!! você nunca consegue dar um mortal porque tem medo... mais quando da o primeiro vicia :P

muito cuidado com isso pessoal... esses circuitos não são da companhia de eletricidade, mais possuem um garnde potencial! levar um choque com uma corrente muito alta pode paralizar seu membro ou matar você! então tenha segurança do que faz...

a uma veiz eu vi um desses que funcionava como ar condicionado... saia uma faisca azul que ia esfriando o quarto... o problema: a faisca azul formava gas ozônio :P e pelo que parece faz mal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenho medo de levar um choque

o perigo está na saída de MAT(muito alta tensão) éo fio que tem a chupeta. monte todo o circuito,deixe a chupeta perto de alguma coisa de metal,uma chave de fenda grande por exemplo,ligue o circuito,se sair o "raio azul" funcionou.

ps. não se aprossime da chupeta na hora do teste,é perigoso realmente. eu já levei algumas descargas dessas não é nada agradavel.valeu .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Montei esse circuito, é um circuito muito bom pra iniciantes. Porém nessecita de um genroso radiador para o transístore e recomendo q coloquem os resistores com 10W. Acho q não precisa nem comentar o perigo de operar geradores de alta tensão né...

você ainda pode montar esse:

Se você precisar de tensões maiores pode tentar ligar a entrada do multiplicador de tensão na saída do oscilador com flyback, pode ser q eleve muito, daí é só diminuir o número de estágios do multiplicador...

Muito cuidado, nunca manuzeie esse tipo de equipamento sem ter certeza da segurança pois pode causar sérios danos e até a morte!!!

Boa sorte!!!

montei o circuito do 2N

faz um faiscão

mas qunto maior a faisca mais barulho faz

vou ligar numa lampada para ver :palmas:

valeu :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

E aí galera sou novo no forum e vi vocês comentando sobre esse globo, eu também to fazendo um mas o meu é com uma bobina de ignição vou montar o circuito hj mas tomen cuidado com o choque disso é bem violento, u dia levei um no braço, ficou ums 15 mim amortecido.

abraços!!!

Valeu.

PS: C alguem quiser eu posso mandar o esquema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 4 meses depois...
O globo de plasma possui uma parte eletrônica e uma parte que se dá pelo globo

em si. O globo é evacuado e em seguida recebe um pouco de gás neônio ou

argônio. Então assim temos uma atmosfera rarefeita de baixíssima pressão, o que

possibilata o uso de campos elétricos não muito intensos. A parte eletrônica se encarrega de gerar a alta tensão, de baixa corrente e alta frequência (que irá "proteger" o usuário), para a ionização do gás. A ionização do gás é o que faz o faiscamento visível. No centro do globo há também um pequeno núcleo de vidro que será a via entre a atmosfera do globo e a alta tensão. Como o globo de vidro está sob o potencial elétrico do solo, os raios luminosos tendem a ir nessa direção.

Dá para montar usando um oscilador de alta tensão juntamente com um Fly Back

ou uma bobina de ignição. Também em vez do globo pode-se utilizar uma

lâmpada incandescente de 200W, com resultados visuais não tão bons mas legais.

Posso mandar por e-mail o ciruito...

Gostaria de receber também por email as instruções para a montagem do circuito e se possivel todos os códigos para facilitar na hora da compra..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

bom, esse deve ser o topico mais ressucitado do forum, por isso não vou ser o primeiro nem o ultimo... montei aqui o circuito do feiradeciencias com o fly e o mcr 106-8, mais as faiscas não são maiores que as do acendedor de fogão, eu queria mesmo são aquelas que tem no youtube, que da uns 7cm e parece que ta pegando fogo... eu quero daquelas que ionizam o ar com força mesmo, que da pra fazer aqueles"chifres" que a faísca vai subindo... tipo as do cientista maluco do frankstein..

pow gente... ajuda ae né.. montei o circuito com 20 espiras no primário com fio encapado #22, e a faisca foi de uns 0.5 cm, agora soquei o primário de um trafo 110-18v lá no fly e a faisca quase sumiu... qq pode ser isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • 2 meses depois...
  • 5 meses depois...

Bom dia , tenho 39 anos e estou fazendo faculdade de engenharia , e gostaria de fazer um projeto com o globo de plasma para o meu TCC, se você puder me ajudar , não tem fins lucrativos , seria muito grato

O globo de plasma possui uma parte eletrônica e uma parte que se dá pelo globo

em si. O globo é evacuado e em seguida recebe um pouco de gás neônio ou

argônio. Então assim temos uma atmosfera rarefeita de baixíssima pressão, o que

possibilata o uso de campos elétricos não muito intensos. A parte eletrônica se encarrega de gerar a alta tensão, de baixa corrente e alta frequência (que irá "proteger" o usuário), para a ionização do gás. A ionização do gás é o que faz o faiscamento visível. No centro do globo há também um pequeno núcleo de vidro que será a via entre a atmosfera do globo e a alta tensão. Como o globo de vidro está sob o potencial elétrico do solo, os raios luminosos tendem a ir nessa direção.

Dá para montar usando um oscilador de alta tensão juntamente com um Fly Back

ou uma bobina de ignição. Também em vez do globo pode-se utilizar uma

lâmpada incandescente de 200W, com resultados visuais não tão bons mas legais.

Posso mandar por e-mail o ciruito...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

cara,uma duvida,essa alta frequencia gerada pelo oscilador fazx mal ou nao a saude? dizem que queima os globulos brnacos eu acho,nao tenho certeza e causa leoçemia,muitos dizem que sim,quero saber algum engenhero por aqui pra explicar? meu pai tem 30 naos de experiencia em eletronica,e ele disse que nas épocas falavam que era.tenho 15 anos,monto sempre esses esqueminhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Ola so novo ai na areá, se possivel, mandaria um e-mail pra min com o projeto, tipo"os bagulhos" nescesarios pra montar um com flyback, e um com bobina de carro, pois vou ver qual da um melhor resultado X Beneficio $$ A bobina ja tenho, tinha uma lampada de neon, aquela de por na CASE do PC, saca, ai fiz um com ela, só coloquei um foco de 12V que funcionou, mas fiz kgada e queimei:)

Obrigado Desde já

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!