Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD travando, PC desligando, erros de memória...


Posts recomendados

Boa tarde, galera. Eu estou criando este tópico porque sinceramente não sei mais a quem recorrer.

Há cerca de uns quatro meses minha máquina começou a apresentar alguns problemas estranhos (ela tem 2 anos e meio de vida). Eu já troquei de HD, mas não resolveu:

1. O HD (acredito eu) trava por um período curto de tempo. Quando trava, a luz do gabinete acende ou apaga (das duas formas ele trava), junto com um som metálico baixinho, como se fosse um arranhado de leve. Durante esse período algumas funções do PC param de funcionar. A taxa de download da Steam cai, e quando destrava, volta a funcionar normalmente. O áudio e vídeo, mesmo quando há essa travada, funcionam normalmente na maioria das vezes...

Essa travada ocorre em qualquer momento. Muitas vezes eu estou jogando e não ocorre, mas eu posso estar vendo vídeo no YouTube ou fazendo a minha monografia e ele começa a travar;

2. O PC desliga sem qualquer motivo. Não aparece tela azul, nem que o Windows está sendo desligado. Ele simplesmente apaga.

Quando eu ligo ele novamente, não aparece qualquer mensagem informando que houve desligamento incorreto, ou perguntando sobre iniciá-lo em modo de segurança. Esse problema também ocorre em qualquer momento, na maioria das vezes quando estou jogando, mas já ocorreu enquanto estava usando o Word;

3. Em alguns momentos aparece uma mensagem de erro sobre a alocação de memória RAM;

4. Ontem o PC desligou e quando eu liguei ele, o Windows havia sido corrompido.

5. Ocasionais telas azuis, principalmente com Kernel_Data_Inpage_Error.

 

Já formatei o HD de todas as formas possíveis, inclusive com o software da Seagate.

Já verifiquei a saúde da memória RAM e do HD, ambos estão saudáveis.

Já usei N programas de correção de erros.

Já verifiquei a hipótese de superaquecimento, e a temperatura está normal.

Já atualizei a BIOS.

Já testei N configurações de BIOS tentando resolver isso.

Já troquei do Windows 10 pro 8.1. Nos dois esse problema persiste.

 

Config:

MoBo: ASUS M5A78L-M LX/BR

CPU: AMD FX-6300 (3.5GHz)

VGA: Gigabyte R9 270x (2GB)

RAM: HyperX 1600MHz DDR3 (2x4gb)

HD: Seagate Barracuda 2TB (6GB/s - 7200rpm)

Fonte: Excalibur 500W

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, H3yF3n1x disse:

"Excalibur 500w

W"? Nunca ouvi falar desta fonte, provavelmente aquelas fontes porcarias com nome bonitinho para enganar os consumidores, teste com outra fonte uma de qualidade e veja se o problema persiste, só pensei nessa hipótese de ser a fonte causando esses problemas.

Já pensei nessa hipótese, mas ela funcionou bem até começar a dar esses problemas. Queria tentar outras coisas antes de ir atrás de uma nova e ter que gastar mais com a máquina...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luiz Galdi Não sei se pode existir outra possibilidade além da fonte, qualquer fonte de baixa qualidade uma hora começará a dar problemas caso ela não consiga sustentar sua maquina, você terá prejuízos caso a mesma danifique os componentes do seu computador, a troca da mesma irá sanar seus problemas, provavelmente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom colega, pode realmente ser a fonte, pois a mesma tem um conexão chamada POWER OK (funciona como uma proteção, sua função de comunicar que a fonte está funcionando corretamente, ou seja, operando com voltagens aceitáveis para o bom funcionamento e sem riscos de danificar algum componente do computador, caso esse sinal não seja interrompido, o computador geralmente desliga automaticamente.)

Pode ser aquecimento, se você monitorou a temperatura e estiver aceitável descarta, entretanto, verifica em processos mais pesados.

Uma terceira possibilidade é o modulo de memória estar com defeito. Tente utilizar o diagnostico de memória do windows em busca de falhar.

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutos atrás, H3yF3n1x disse:

@Luiz Galdi Não sei se pode existir outra possibilidade além da fonte, qualquer fonte de baixa qualidade uma hora começará a dar problemas caso ela não consiga sustentar sua maquina, você terá prejuízos caso a mesma danifique os componentes do seu computador, a troca da mesma irá sanar seus problemas, provavelmente...

 

7 minutos atrás, Augusto César Cabral disse:

Bom colega, pode realmente ser a fonte, pois a mesma tem um conexão chamada POWER OK (funciona como uma proteção, sua função de comunicar que a fonte está funcionando corretamente, ou seja, operando com voltagens aceitáveis para o bom funcionamento e sem riscos de danificar algum componente do computador, caso esse sinal não seja interrompido, o computador geralmente desliga automaticamente.)

Pode ser aquecimento, se você monitorou a temperatura e estiver aceitável descarta, entretanto, verifica em processos mais pesados.

Uma terceira possibilidade é o modulo de memória estar com defeito. Tente utilizar o diagnostico de memória do windows em busca de falhar.

image.png

Vou procurar a fonte então. Afinal já tentei de tudo, só falta testar ela. Vocês tem alguma recomendação de marca/modelo, e se há necessidade de aumentar a potência para minha config?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por fim, optei pela Corsair CX650. Mesmo tendo uma potência muito superior a necessária, ela estava por um preço bastante em conta.

Instalei-a hoje e ainda estou testando para ver se os erros aparecem, mas pelo jeito eles pararam de vez. O HD não deu sequer uma travada desde a troca da fonte.

Muito obrigado @H3yF3n1x e @Augusto César Cabral pela ajuda!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!