Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Oscilação grande GTX 970 Ryzen 3 2200g


Posts recomendados

Opa meus queridos,

 

Preciso da ajuda de vocês para chegar em uma resposta. 

Resumidamente eu usava uma GTX 970 de 4GB com ryzen 3 1200 e memoria Corsair de 3200mhz porém rodando a 2800mhz apenas para jogar CS GO em modo competitivo, conseguia pegar cerca de 240 a 290fps sem oscilações gritantes nada que atrapalhasse o andamento da partida.

Porém acabei optando por trocar a placa-mãe, pois a asrock que eu tinha vira e mexe dava tela azul por causa do XMP da memoria. Peguei uma placa-mãe compatível com minha memoria de 3200mhz  para poder usar todo o clock dela. Porém na compatibilidade eu teria que usar um Ryzen de 2ºGen. Logo peguei um Ryzen 3 2200G

Entretanto depois que troquei a placa-mãe e o processador, estou enfrentando muitas quedas de FPS, coisa de cair para 160fps e ficar dando algumas travadas quando tem muita coisa acontecendo na tela e isso em competitivo atrapalha demais.

 

Gostaria de saber se tem possibilidade desse novo Ryzen 3 2200g estar dando gargalo na minha placa de video. Pois com Ryzen 3 1200 não oscilava quase nada, até quando eu usava uma gtx 960 o fps estava melhor, sera que pode ser minha fonte não alimentando direito ou sei lá o que mais pode ser.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Math.Pi Minha config agora está

Gigabyte ab350m-d3h versão da BIOS é a ultima versão, testei na versão da BIOS que veio de fabrica F10, na versão F20, F21 e agora estão na ultima F22

Memoria Corsair Vengeance LPX 8GB 3200mhz

Processador Ryzen 3 2200G 

Gigabyte Windforce GTX 970 4GB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, André_Bez disse:

Peguei uma placa-mãe compatível com minha memoria de 3200mhz  para poder usar todo o clock dela. Porém na compatibilidade eu teria que usar um Ryzen de 2ºGen. Logo peguei um Ryzen 3 2200G

Não precisava trocar de CPU.. Tem o R3 1200 ainda??

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria Eu até pensei em não trocar mesmo, iria testar antes com o R3 1200. Mas ai acabei tendo "azar" de vende-lo rápido demais antes de receber a placa-mãe. Ai como eu vendi com dinheiro eu comprei o R3 2200g pois no QVL da mobo só mostrava compatibilidade para a geração 2, a geração 1 só mostrava que podia funcionar memorias até 2900mhz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@OCCT Hum, vou verificar essas opções!!!

Algo que notei demais é o tanto que a tensão das memorias ficam oscilando, tanto se eu deixar-las no automático tanto quanto seta-las manualmente à 1,35V

Nem o clock de 3200MHZ que no site da Gigabyte diz ter compatibilidade e que foi o principal motivo para eu trocar a mobo e cpu está funcionando sem dar erro. To até cogitando seriamente ser a minha fonte

adicionado 10 minutos depois

E o pior que depois de acabar de postar, lembrei que a fonte que veio com a maquina é da BlueCase. (Esse desktop era aqueles modelos prontos que as lojas vendem, troquei ele usado por um notebook que eu tinha rs) 

Então fui pesquisar sobre, lembro que vi na etiqueta que constava 500w ela vem com alimentação de 6 e 8 pinos, algo que eu não esperava rs

Ai na pesquisa já achei um link bastante pesado, 

A minha não é o mesmo modelo da do teste, mas é mesma marca e também é de 500W.

Na conclusão acho que fica claro qual  deve ser o meu problema rsrs =(

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa @RS Faria ela é desse modelo aqui BLU 500 ATX

fonte-atx-bluecase-500w-real-D_NQ_NP_588

 

Como esse desktop eu já havia pego pensando na ideia de realizar o upgrade dele de pouco em pouco, e agora que vi esse teste mostrando a qualidade das fonte da BlueCase, fui procurar uma fonte, achei uma nova da Corsair de 650W 80plus bronze por 310 temers, aproveitei e comprei para não arriscar visto que já tinha trocado tudo da maquina menos a fonte!!

 

 

Ai vem a parte mais bacana, troquei a fonte tudo certinho. Porém a oscilação de tensão continuam oscilando. 

 

Hoje vou pegar todas as peças, passar um pincel para limpar os conectores e espirrar um limpa contato nelas para ver se normaliza porque não vejo mais o que fazer, notei também que a GTX 970 fica rodando a x8 e ela está no slot x16 e não uso nada de economia de energia e na BIOS não tem nada para limitar. Se não for mal contato é essa placa-mãe que ta indo para o saco mesmo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@André_Bez

 

É.. Sangue frio pra usar uma fonte tão meia-boca, num PC bom desses.. Mas, não precisava de uma fonte de 650 Watts..

 

 

15 minutos atrás, André_Bez disse:

Ai vem a parte mais bacana, troquei a fonte tudo certinho. Porém a oscilação de tensão continuam oscilando. 

 

Hoje vou pegar todas as peças, passar um pincel para limpar os conectores e espirrar um limpa contato nelas para ver se normaliza porque não vejo mais o que fazer, notei também que a GTX 970 fica rodando a x8 e ela está no slot x16 e não uso nada de economia de energia e na BIOS não tem nada para limitar. Se não for mal contato é essa placa-mãe que ta indo para o saco mesmo.

Tente atualizar a BIOS, pra última versão disponível, se já não o fez..

 

Sua GTX 970 VAI operar em x8, independente do que você faça.. É uma limitação dessas APUs.. Elas tem 16 pistas PCI-Express disponíveis, mas usam metade pro chip gráfico integrado.. A outra metade, fica pra VGA externa.. Não tem como mudar isso..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Math.Pi É também achei que uma 550 estaria bom, se bobear até a 450 aguentaria também, visto que a bluecase com certeza não devia chegar a 450 real e mesmo assim dava para rodar sem dar erro ou desligar sozinho, mas como a cx650 estava 310$ e poderia pegar no mesmo dia achei melhor pegar

adicionado 2 minutos depois

@RS Faria Pior que ontem mesmo saiu outra versão de BIOS para a ab350m-d3h, atualizei ela para validar tudo. Mas continua a mesma coisa. O da hora também é que a maquina roda mais estável com a versão f10 do que as ultimas 4 versões que sairam --'

 

Poxa esse negocio do x8 não sabia, sacanagem. Mas mesmo assim eu esperava mais dela, oscila muito.

Vou fazer o processo de limpeza pra garantir e ver se ameniza então.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa meus queridos, consegui resolver o problema de oscilação!!

 

Era mais de um a origem dele.

Depois de desconectar a placa de vídeo, limpar o conector dela e aplicar limpa contato no slot. Fiz isso nas memorias também só por garantia. As quedas bruscas de FPS pararam, era queda grande de 240fps caia para 120, 130fps do nada. E era isso que dava as travadas mais chatas no jogo.

Porém a performance ainda está muito pior do que eu esperava e pior do que a placa que eu tinha anteriormente.

 

Percebi que a oscilação ainda continuava grande tanto da placa de vídeo quanto no processador, exemplo:

O clock do Ryzen 3 2200g é 3.5Ghz, mas nunca ficava nesse clock. Testei as 5 ultimas versões de BIOS e nunca ficava estático no clock, sempre ficava oscilando horas 1,5Ghz, horas 2,8Ghz e assim por diante. Nenhum núcleo ficava com clock fixo. E também o FPS no CS GO continuava oscilando porém sem as quedas bruscas.

Tentei fazer overclock pelo Ryzen Master, mas mesmo assim a oscilação continuava só que a CPU ficava com um clock maior, de 3.7Ghz, testei só até esse clock. Funcionava em 3.8Ghz mas a temperatura já ficava em 70Cº não queria arriscar mais com apenas o cooler padrão do Ryzen. Mas se eu deixasse assim e ficasse monitorando, os clocks mudavam freneticamente.

Então, fiz uma pesquisa simples no Google. Joguei Ryzen 3 2200g cpu-z, só para ver se realmente na imagem ele pode ficar com clock baixo, sei lá, para economizar energia, pensei isso.

Logo na primeira imagem, tem um exemplo perfeito de como ficava na minha maquina. Mas havia varias outras imagens no Google que mostravam o clock perto da casa do padrão, 3.5Ghz. O meu nunca ficava perto do 3.5Ghz

 

image.png.492cd7ef2c3c16b4bb4bad53ad2de6cc.png

 

Tentei então setar um clock fixo na BIOS, setei logo como 3.7Ghz...

E voalá, até a maquina ligou mais rápido, entrei no CS e tava batendo 310, 280 de FPS, sem oscilação. Jogo correndo fluido!

Abri o Ryzen master, nenhum núcleo oscilava. Ficavam todos em 3.7Ghz ou próximo 3.6Ghz

Fiz um stress test no AIDA a primeira tentativa deu erro depois dos 8min de teste. A segunda não deu erro nenhum. 

Vou ficar usando assim e vendo como fica!

 

Obs: Só a memoria que não consigo usar os 3200mhz. Deixei como 2800mhz mesmo a Gigabyte falando que suporta o modelo dela.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!