Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala pessoal,

meu HD primario acabou de dar pau, nele estava instalado o windows somente, com o linux em outro HD. Mas como provavelmente perdi o MBR, o pc nao detecta o linux e assim fica eternamente na BIOS. Existe uma forma de recuperar o grub sem ter q reinstalar o linux? E caso eu recupere, se eu conseguir reaver o HD do windows que deu pau, eu consigo voltar com a grub anterior e reutilizar o MBR do HD antigo?

Abs,

Postado

@Daniellbs tem várias maneiras, mas a mais fácil é iniciar o pc com um cd/pendrive bootável do seu linux. Dê o boot pelo pendrive e quando aparecer a tela do linux diga que você quer testar a distribuição. Aí você vai chegar a um linux funcionando direitinho, mas no pendrive.

Lá abra um programa chamado discos e em dispositivo veja o nome do seu hd (deve ser sda)

Aí você precisa montar esse HD, pode ser pelo próprio programa discos, ou, se for o ubuntu, é só abrir o hd na barra à esquerda e depois fechar de novo que ele estará montado.

Ai abra um terminal, digitando control+alt+T

no terminal digite:

sudo grub-install  /dev/sda

e tecle enter

quando terminar, é só reiniciar

E sim, se você conseguir reaver o HD é só entrar no seu linux, com o outro HD conectado, abrir um terminal

e digitar sudo update-grub e teclar enter

você não vai "voltar" ao seu grub original, mas terá um grub que reconhece os dois sistemas e te permite dar boot nos dois.

• Curtir 1
  • 3 semanas depois...
Postado

Olá @Arutha , eu fiz o passo a passo que você falou mas deu erro quando eu executo qualquer comando do grub-install, este aqui:

grub-install.real: error: failed to get cannonical path of '/cow'.

O que pode ser isso?

Postado
Em 08/05/2018 às 20:05, Daniellbs disse:

Olá @Arutha , eu fiz o passo a passo que você falou mas deu erro quando eu executo qualquer comando do grub-install, este aqui:

grub-install.real: error: failed to get cannonical path of '/cow'.

O que pode ser isso?

@Daniellbs do que eu olhei nos fóruns, isso quer dizer que você está tentando instalar o grub numa partição ou disco que não está montado ou está montado sem que você tenha permissões para mexer nele (o que é possível se seu windows era o 10).

Achei várias receitas, mas estão em inglês. Tem um post antigo no vivaolinux que dá a receita principal (a dica do luisrcs) e sugere como opção usar um programa que chama bootrepair. Dê uma olhada lá.

https://www.vivaolinux.com.br/topico/Linux-Mint/Problemas-no-GRUB-2

Eu já usei o boot repair com resultados mistos (você pode instalar na sessão live do ubuntu), mas é uma opção sim. Lembre de ativar a opção de fazer backup.

Se seu inglês der pro gasto, aqui tem um post com instruções de linha do comando!

https://askubuntu.com/questions/88384/how-can-i-repair-grub-how-to-get-ubuntu-back-after-installing-windows?noredirect=1&lq=1

Espero que funcione! Se o HD estiver inacessível ou você não tiver permissões (o cenário que eu mencionei no começo), vokte que a gente tenta alguma coisa (é que aí é mais complicado e dá uma preeeguiça rssss)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!