Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal!
Preciso do auxílio de vocês sobre as dimensões e disposição das ilhas dos componentes SMD. Explico.

1 - Uso os layouts para protótipos como hobby.

2 - Venho usando PCI com furos (through-hole) e faço as dimensões e disposição das ilhas dos componentes de acordo com a conveniência. Comprimento de resistores e capacitores em pé ou deitados, largura de ilhas de DIL package, caso passe um filete entre eles, afastamento de alguma ilha de transistor, etc.

3 - Uso muito face simples com fios ligando ilhas, que só poderiam ser ligadas com dupla face.

4 - Uso o P-CAD. Criei uma biblioteca, que na verdade é um arquivo.pcb. Lá tem muitos componentes que eu ajustei a posição das ilhas e tamanho dos pads. Isso minimiza a quantidade de pontes em face simples.

5 - Decidi fazer alguns layouts com componentes SMD e comprei o básico e alguns componentes específicos para os meus projetos. No P-CAD até tem alguns componentes SMD, mas não foram sendo atualizados. Ocorre que até podem constar componentes antigos com o mesmo layout dos mais novos. 

O problema é que atualmente existem packages novos e os componentes novos como resistores, capacitores, integrados. 

Meu pedido é o seguinte:

1 - Será que tem bibliotecas de outros aplicativos, que podem ser usadas no P-CAD?

2 - Procurei, mas não encontrei, por exemplo, arquivos pdf (ou jpg, etc) com as imagens das ilhas. Isso seria um trabalho de Ctrl+c e Ctrl+v. 

Nos datasheets encontro as identificações dos componentes com as dimensões. Até fiz o layout de um CI, amplificador LM4916 package (WSON NGY0010A), mas as dimensões são tão pequenas, que qualquer erro por mínimo que seja, possa dar problemas.

É isso aí! 
Como meus circuitos são relativamente simples, não gostaria de investir em um novo aplicativo de confecção de layout.
Conto com auxílio e dicas de vocês. 
MOR_AL

• Membro VIP
Postado

Moris m fez lembrar que há alguns anos a p-cad disponibilizava as libs na sua página. Superchato de achar o que se queria, colocavam até uma panilha excel pra facilitar. .. Mas tenho as libs do pcad2006... se quiser ...e se eu achar...

Mas como usas poucas peças,penso que vale a pena engordar sua lib (seu .pcb) com peças feitas baseando no d.s., não?

O saco é que componentes novos são em mm mas nada impede de você alterar temporariamente pra mm e colocar grade em mm. Outro saco é 'conectar' mm com mils. Mas tem macete pra isso também que não vem ao caso no momento...

Bem, você não consegue acessar a lib  diretamente de outro aplicativo. Mas sim já consegui com sucesso e uma ginástica quase contorcionista passar do eagle, proteus, de fato teoricamente de qualquer cad, pro p-cad. Não a peça mas layout. Técnica cem por cento pessoal e original que penso não haver na net. Caso achares que pode somar, passo-lha...

Postado
3 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Moris m fez lembrar que há alguns anos a p-cad disponibilizava as libs na sua página. Superchato de achar o que se queria, colocavam até uma panilha excel pra facilitar. .. Mas tenho as libs do pcad2006... se quiser ...e se eu achar...

Eu baixei e coincidiam com as que eu tenho. Grato.

Mas como usas poucas peças,penso que vale a pena engordar sua lib (seu .pcb) com peças feitas baseando no d.s., não?

Não! O datasheet tem as dimensões. Fazer o desenho destes pads e que coincidam com a distância dá muito trabalho. Fiquei um tempão para fazer um desenho de um package WSON, NGY0010A. com 10 ilhas.

O saco é que componentes novos são em mm mas nada impede de você alterar temporariamente pra mm e colocar grade em mm. Outro saco é 'conectar' mm com mils. Mas tem macete pra isso também que não vem ao caso no momento...

Essa parte eu domino, não seria o problema.

Bem, você não consegue acessar a lib  diretamente de outro aplicativo. Mas sim já consegui com sucesso e uma ginástica quase contorcionista passar do eagle, proteus, de fato teoricamente de qualquer cad, pro p-cad. Não a peça mas layout. Técnica cem por cento pessoal e original que penso não haver na net. Caso achares que pode somar, passo-lha...

Usando sua conjugação verbal.... Passe-me-a, que ficar-lhe-ei grato.(Que frescura, né?).

MOR_AL

• Haha 1
Postado

Fiquei curioso com esse post e fui xeretar o site da Texas. Fiquei impressionado com a quantidade de layouts só na categoria QFN, caso desse tópico. Os downloads disponibilizados são a página de desenho, nada de lib pra jogar direto, sacanagem.

• Membro VIP
Postado

Primeiro googlei imagens

13 horas atrás, MOR disse:

só "figura"...

Depois só ...

Aí sim... Numa tradicional coincidência profissional nossa, também tive que criar esta peça no pcb : MC9600 MQFN 20 pinos que também levei muito tempo e este se somou ao muito mais tempo que levei procurando na net (semelhante ao que estás a fazer). off topic: Some-se ainda tempo + este ndv: a microchip errou na descrição dos pinos o que me fez perder dias na elaboração do sw. Na época publiquei o ocorrido no asm51. Mas antes aquino, shults, andre_teprom, aquela turma boa me deram bons pitacos...end of off topic.

Voltando, há de se por na balança os tempos que se leva procurando algo feito e o de por a mão na massa. Como cada caso é um caso, sua alma sua palma. Falando em algo pronto, mais tarde procuro o texto que fiz - sim tive que escrever pra não esquecer - do processo de exportação dos cads...e...

lho passo

Passe-me-a, que ficar-lhe-ei grato.(Que frescura, né?).

Bateu na trave. Pode-se juntar pra "passe-ma" Bem.. podia na minha época .. o corretor do firefox não sabe disso.... "ma passe" passou!. Ricas frescuras de nosso complexo idioma....

Postado
2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Voltando, há de se por na balança os tempos que se leva procurando algo feito e o de por a mão na massa. Como cada caso é um caso, sua alma sua palma. Falando em algo pronto, mais tarde procuro o texto que fiz - sim tive que escrever pra não esquecer - do processo de exportação dos cads...e...

Estou concluindo que fazer passou a ser mais rápido que procurar.

Alguns layouts de resistores e transistores eu consegui pegar de bibliotecas do P-CAD mesmo. Procurei quase que um por um arquivo de dada pasta de cada fabricante. Agora basta associar as medidas com os meus componentes.

Quanto aos capacitores, são poucos e eu desenho rapidinho no P-CAD.

MOR_AL

• Membro VIP
Postado

tmj

4 minutos atrás, MOR disse:

Estou concluindo que fazer passou a ser mais rápido que procurar.

Suspeitei desde o princípio...

Agora se você viu um ci bunitinho, completo, montadinho (um xatinho microbga p.ex.) em outro cad e cobiçou ele pro pcad mas desanimou em procurar ou construir o seu...

Enviei como fazer via mp pelos motivos:

-ralei muito pra chegar naquilo

-envolve forças escuras do submundo

-não é de muito interesse da comunidade pois pouca gente precisa disso. Desconheço "parceiros concorrentes" locais da engenharia reversa (solidão positiva...). Aliás se concorrentes, que  se virem!! Eu é que não vou lhe mastigar nada! kk

Mas caso você (é.. você mesmo que está lendo) precisar disso algum dia, mp-me ... quiçá vos sirvo. E se eu não estiver mas aqui entre vcs, mp ao amigo moris!!

abç

Postado

Ok!

A Isadora me autorizou a passar adiante, caso ela não esteja mais aqui. Mas pela minha idade, vai ser páreo duro pra ver quem sai da festa antes.

Sr. Moderador. 

Pode fechar este tópico.

Grato.

MOR_AL

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...