Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Layout Componentes SMD P-CAD


MOR_AL

Posts recomendados

Olá pessoal!
Preciso do auxílio de vocês sobre as dimensões e disposição das ilhas dos componentes SMD. Explico.

 

1 - Uso os layouts para protótipos como hobby.

 

2 - Venho usando PCI com furos (through-hole) e faço as dimensões e disposição das ilhas dos componentes de acordo com a conveniência. Comprimento de resistores e capacitores em pé ou deitados, largura de ilhas de DIL package, caso passe um filete entre eles, afastamento de alguma ilha de transistor, etc.

 

3 - Uso muito face simples com fios ligando ilhas, que só poderiam ser ligadas com dupla face.

 

4 - Uso o P-CAD. Criei uma biblioteca, que na verdade é um arquivo.pcb. Lá tem muitos componentes que eu ajustei a posição das ilhas e tamanho dos pads. Isso minimiza a quantidade de pontes em face simples.

 

5 - Decidi fazer alguns layouts com componentes SMD e comprei o básico e alguns componentes específicos para os meus projetos. No P-CAD até tem alguns componentes SMD, mas não foram sendo atualizados. Ocorre que até podem constar componentes antigos com o mesmo layout dos mais novos. 

 

O problema é que atualmente existem packages novos e os componentes novos como resistores, capacitores, integrados. 

 

Meu pedido é o seguinte:

 

1 - Será que tem bibliotecas de outros aplicativos, que podem ser usadas no P-CAD?

 

2 - Procurei, mas não encontrei, por exemplo, arquivos pdf (ou jpg, etc) com as imagens das ilhas. Isso seria um trabalho de Ctrl+c e Ctrl+v. 

 

Nos datasheets encontro as identificações dos componentes com as dimensões. Até fiz o layout de um CI, amplificador LM4916 package (WSON NGY0010A), mas as dimensões são tão pequenas, que qualquer erro por mínimo que seja, possa dar problemas.

 

É isso aí! 
Como meus circuitos são relativamente simples, não gostaria de investir em um novo aplicativo de confecção de layout.
Conto com auxílio e dicas de vocês. 
MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Moris m fez lembrar que há alguns anos a p-cad disponibilizava as libs na sua página. Superchato de achar o que se queria, colocavam até uma panilha excel pra facilitar. .. Mas tenho as libs do pcad2006... se quiser ...e se eu achar...

Mas como usas poucas peças,penso que vale a pena engordar sua lib (seu .pcb) com peças feitas baseando no d.s., não?

O saco é que componentes novos são em mm mas nada impede de você alterar temporariamente pra mm e colocar grade em mm. Outro saco é 'conectar' mm com mils. Mas tem macete pra isso também que não vem ao caso no momento...

 

Bem, você não consegue acessar a lib  diretamente de outro aplicativo. Mas sim já consegui com sucesso e uma ginástica quase contorcionista passar do eagle, proteus, de fato teoricamente de qualquer cad, pro p-cad. Não a peça mas layout. Técnica cem por cento pessoal e original que penso não haver na net. Caso achares que pode somar, passo-lha...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Moris m fez lembrar que há alguns anos a p-cad disponibilizava as libs na sua página. Superchato de achar o que se queria, colocavam até uma panilha excel pra facilitar. .. Mas tenho as libs do pcad2006... se quiser ...e se eu achar...

Eu baixei e coincidiam com as que eu tenho. Grato.

 

3 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Mas como usas poucas peças,penso que vale a pena engordar sua lib (seu .pcb) com peças feitas baseando no d.s., não?

Não! O datasheet tem as dimensões. Fazer o desenho destes pads e que coincidam com a distância dá muito trabalho. Fiquei um tempão para fazer um desenho de um package WSON, NGY0010A. com 10 ilhas.

3 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

O saco é que componentes novos são em mm mas nada impede de você alterar temporariamente pra mm e colocar grade em mm. Outro saco é 'conectar' mm com mils. Mas tem macete pra isso também que não vem ao caso no momento...

Essa parte eu domino, não seria o problema.

3 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

 

Bem, você não consegue acessar a lib  diretamente de outro aplicativo. Mas sim já consegui com sucesso e uma ginástica quase contorcionista passar do eagle, proteus, de fato teoricamente de qualquer cad, pro p-cad. Não a peça mas layout. Técnica cem por cento pessoal e original que penso não haver na net. Caso achares que pode somar, passo-lha...

Usando sua conjugação verbal.... Passe-me-a, que ficar-lhe-ei grato.(Que frescura, né?).

MOR_AL

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Primeiro googlei imagens

13 horas atrás, MOR disse:

só "figura"...

Depois só ...

13 horas atrás, MOR disse:

Aí sim... Numa tradicional coincidência profissional nossa, também tive que criar esta peça no pcb : MC9600 MQFN 20 pinos que também levei muito tempo e este se somou ao muito mais tempo que levei procurando na net (semelhante ao que estás a fazer). off topic: Some-se ainda tempo + este ndv: a microchip errou na descrição dos pinos o que me fez perder dias na elaboração do sw. Na época publiquei o ocorrido no asm51. Mas antes aquino, shults, andre_teprom, aquela turma boa me deram bons pitacos...end of off topic.

 

Voltando, há de se por na balança os tempos que se leva procurando algo feito e o de por a mão na massa. Como cada caso é um caso, sua alma sua palma. Falando em algo pronto, mais tarde procuro o texto que fiz - sim tive que escrever pra não esquecer - do processo de exportação dos cads...e...

 

lho passo

13 horas atrás, MOR disse:

Passe-me-a, que ficar-lhe-ei grato.(Que frescura, né?).

Bateu na trave. Pode-se juntar pra "passe-ma" Bem.. podia na minha época .. o corretor do firefox não sabe disso.... "ma passe" passou!. Ricas frescuras de nosso complexo idioma....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Voltando, há de se por na balança os tempos que se leva procurando algo feito e o de por a mão na massa. Como cada caso é um caso, sua alma sua palma. Falando em algo pronto, mais tarde procuro o texto que fiz - sim tive que escrever pra não esquecer - do processo de exportação dos cads...e...

 

 

Estou concluindo que fazer passou a ser mais rápido que procurar.

Alguns layouts de resistores e transistores eu consegui pegar de bibliotecas do P-CAD mesmo. Procurei quase que um por um arquivo de dada pasta de cada fabricante. Agora basta associar as medidas com os meus componentes.

Quanto aos capacitores, são poucos e eu desenho rapidinho no P-CAD.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

tmj

4 minutos atrás, MOR disse:

Estou concluindo que fazer passou a ser mais rápido que procurar.

Suspeitei desde o princípio...

Agora se você viu um ci bunitinho, completo, montadinho (um xatinho microbga p.ex.) em outro cad e cobiçou ele pro pcad mas desanimou em procurar ou construir o seu...

 

Enviei como fazer via mp pelos motivos:

-ralei muito pra chegar naquilo

-envolve forças escuras do submundo

-não é de muito interesse da comunidade pois pouca gente precisa disso. Desconheço "parceiros concorrentes" locais da engenharia reversa (solidão positiva...). Aliás se concorrentes, que  se virem!! Eu é que não vou lhe mastigar nada! kk

 

Mas caso você (é.. você mesmo que está lendo) precisar disso algum dia, mp-me ... quiçá vos sirvo. E se eu não estiver mas aqui entre vcs, mp ao amigo moris!!

 

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...