Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual kit cpu+mobo escolher?


Posts recomendados

Eu tinha um i5 7400 que acabei vendendo e agora depois de todos os lançamentos da intel e amd vou montar meu novo kit cpu+mobo. Já tenho a seguinte config:

CX430

1060 6gb g1 gaming

8gb ddr4 corsair lpx 2400 cl14

HD Western digital 1tb

ssd sandisk 120gb

Meu objetivo é 90% jogos, e de vez ou nunca faço algumas edições de vídeo no pc ou stream pra alguns amigos.. To em dúvida entre o r7 2700+b350 ou i7 8700+b360+hyper t4. Os dois kits vão ficar na casa dos dois mil reais. Qual é a melhor opção? Visando que não pretendo trocar novamente por uns 4 anos.
PS: Atualmente tenho um monitor básico da LG 1080p 60hz, porém em um futuro próximo pretendo pegar um 1440p/1080p 144hz

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os processadores da Intel são bons para jogar, mas não tem muito custo beneficio para outras tarefas.

 

Precisando de "tweaks" para trabalhar bem em streams, em que os Ryzen são melhores "out-of-the-box".

Para carga mista os R7s são semelhantes aos i7-7820X, e os R5 2600\2600X são semelhantes aos i7-8700\8700K\7800X.

adicionado 0 minutos depois

*Recomendo pegar o R7 2700X

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Atretador disse:

*Recomendo pegar o R7 2700X

Já foge um pouco do valor que quero gastar, mas porque você recomenda pegar o com X no final? complicado de pegar ele é q vai exigir uma mobo melhor e provavelmente vou ter que trocar minha fonte por causa do tdp dele, correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, LISMAO disse:

Já foge um pouco do valor que quero gastar, mas porque você recomenda pegar o com X no final? complicado de pegar ele é q vai exigir uma mobo melhor e provavelmente vou ter que trocar minha fonte por causa do tdp dele, correto?

Na verdade, não.

 

Uma mobo 4+2 fases ja aguenta, maioria das B350 é assim. Poderia até pegar uma A320 na verdade

O XFR2 e Precision Boost 2 são tão eficientes, que a não ser que você pegue 4.35Ghz em todos os núcleos, não vale a pena fazer overclock no 2700X, e fica difícil pegar essa performance em um 2700.

 

 

 

E ele vem com o Wraith Prism RGB cooler, um cooler com capacidade de 120~140W de TDP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para altas taxas de fps, i7 sem duvidas. Sem contar que a vantagem do ryzen em MT so é consideravel em cima dos i5, os i7 ate superam os ryzen em produtividade em alguns casos e quando ficam pra tras nao é nada alarmante e prontamente compensado pelo melhor desempenho em jogos com foco em 144Hz e aqui sim em casos isolados a vantagem do i7 chega a ser brutal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O 8700K fica empatado com o R7 1700 em produtividade, a 5.0Ghz empata com o 1800X\2700.

2700X fica similar ao 7820X(8C\16T). Apenas para jogar, com uma GTX1080TI em 1080p, sim o 8700K é o melhor processador para jogos. Mas para carga mista, o 2700X é uma opção mais interessante, ja que out-of-the-box ele oferece o que um 8700K faz com um OC de 5.0~5.2Ghz. Em muitos casos tendo performance similar em multithreading a um 2600X.

 

 

Diferença "brutal" em jogos modernos, normalmente é de 10%. Menor ainda jogando em 1440p.

 

Average.png

A não ser que o OP queira rodar seus jogos a 720p\HD, dai ele "veria" diferença.

 

Além de vir com um Cooler excelente que você pode manter, ou vender por uns R$200,00 e pegar um WaterCooler baixando o custo da build, enquanto o 8700K você vai ter que gastar uns R$200,00 em um bom cooler, especialmente se for fazer uma conversão\render ou stream nele, que vão forçar ele a rodar a 100% de uso.

 

Para uma maquina que você só vai jogar, é uma boa opção, mas em carga mista, não faz sentido pegar ele.

 

Em jogos em que 144hz fazem diferença, e que o OP conseguiria pegar essa faixa de FPS constantemente, são eSports no qual mesmo a primeira gen dos Ryzen ja batia essa faixa de FPS.

 

Poderia até descer para o 2600\2600X e ainda ser capaz de fazer stream\editar videos e jogar sem problemas.

 

E poderia por a diferença em outro componente.

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O cara disse q é 90% pra jogos, pra mim isso nao é carga mista e mesmo se fosse carga mista quando o cara diz que quer jogar em 1080p@144Hz é basicamente fim de papo para o ryzen. Esses 10% é uma media que em altas taxas de fps fazem diferença e quando eu falei brutal eu deixei claro que foi em relaçao a casos isolados. FC5 é um jogo moderno e manda abraços para essa media de 10%.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Atretador disse:

Em jogos em que 144hz fazem diferença, e que o OP conseguiria pegar essa faixa de FPS constantemente, são eSports no qual mesmo a primeira gen dos Ryzen ja batia essa faixa de FPS

 

40 minutos atrás, Vegetto disse:

O cara disse q é 90% pra jogos, pra mim isso nao é carga mista e mesmo se fosse carga mista quando o cara diz que quer jogar em 1080p@144Hz é basicamente fim de papo para o ryzen

Então, o que eu mais jogo são jogos eSports (lol, ou, cs, pubg, fortnite, etc)... Mas também curto jogar games AAA as vezes e nem tenho interesse em pegar 144fps nesse jogos. Tava pensando aqui e acho que o investimento vai ser alto demais pra meu uso e vai acabar não valendo a pena, com isso comecei a cogitar pegar algo mais básico. Nos kits intermediários qual vale mais a pena vendo especificamente pro meu uso? i5 8400+h310 ou r5 2600/1600+b350

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, LISMAO disse:

 

Então, o que eu mais jogo são jogos eSports (lol, ou, cs, pubg, fortnite, etc)... Mas também curto jogar games AAA as vezes e nem tenho interesse em pegar 144fps nesse jogos. Tava pensando aqui e acho que o investimento vai ser alto demais pra meu uso e vai acabar não valendo a pena, com isso comecei a cogitar pegar algo mais básico. Nos kits intermediários qual vale mais a pena vendo especificamente pro meu uso? i5 8400+h310 ou r5 2600/1600+b350

eSports mesmo o seu 7400 deveria estar lhe entregando 144fps.

 

O quarto vídeo que postei é uma analise do R5 2600 com e sem Overclock, terceiro mostra ele fazendo Stream contra um 8600K. Para jogos, qualquer um vai te servir, para outras tarefas os i5 sofrem bastante. Tirando eSports você vai estar limitado pela GPU 99% dos casos em jogos, a não ser que voce jogue em 720p ou medio\low para pegar fps alto em jogos mais pesados.

 

Aqui tem um comparativo direto do R5 1600 vs i5-8400

Os R5s são os melhores multiuso, ja que é um processador mais forte independente da sua GPU por ter mais threads ele serve para tudo, enquanto os i5 são um pouco melhores em jogos e essa superioridade você só vai ver com uma GTX1080TI em resoluções baixas e mais limitados para outras tarefas.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Atretador disse:

eSports mesmo o seu 7400 deveria estar lhe entregando 144fps.

Problema que tava tendo com meu antigo 7400 era no pubg, gta, watch dogs, assasins creed origins..

 

6 minutos atrás, Atretador disse:

Os R5s são os melhores multiuso, ja que é um processador mais forte independente da sua GPU por ter mais threads ele serve para tudo, enquanto os i5 são um pouco melhores em jogos e essa superioridade você só vai ver com uma GTX1080TI em resoluções baixas e mais limitados para outras tarefas.

Pois é, vou acabar indo no r5 2600 mesmo. Uma dúvida, sempre que vejo esses tests os cara tão usando ram 3200+ cl14.. E já li que o ryzen é bem dependente de memórias com alta frequência. Posso ter algum problema relacionado a jogos em usar 2400mhz cl14? Em relação a mobo, essa é o melhor custo/benefício pra casar com um 2600?? ou posso pegar uma mais simples levando em consideração que não preciso de nenhum desses "features" das placas mais caras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LISMAO Cara, se quiser economizar, tem B350 TUF no ML usada por R$400,00

 

Fora isso...Pegue uma B350 com dissipadores nos VRMs, que vai ser tranquilo.

Você pode tentar subir as suas 2400Mhz CL14 para 2800Mhz CL16 por exemplo. Mas, com uma 1060 vai ter pouca ou nenhuma diferença, é mais em GPUs como a 1080\1080Ti.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, LISMAO disse:

 

Então, o que eu mais jogo são jogos eSports (lol, ou, cs, pubg, fortnite, etc)... Mas também curto jogar games AAA as vezes e nem tenho interesse em pegar 144fps nesse jogos. Tava pensando aqui e acho que o investimento vai ser alto demais pra meu uso e vai acabar não valendo a pena, com isso comecei a cogitar pegar algo mais básico. Nos kits intermediários qual vale mais a pena vendo especificamente pro meu uso? i5 8400+h310 ou r5 2600/1600+b350

Entre i5 e R5 ae eu iria de r5 2600 mesmo. Nesse caso vale a pena perder o desempenho extra em jogos devido ao risco de q em pouco tempo esses i5 6/6 comecem a sofrer dos mesmo problemas de quem tem i5 4/4 hj em dia.

O escalonamento de núcleos/threads na intel é muito falho. Ate geraçao passada i3 e i5 tinham o mesmo numero de threads e no i7 dobrava, ou seja, fica uma lacuna muito grande entre i5 e i7 e isso permanceu nessa oitava geraçao, arrumaram a diferença entre i3 e i5 mas mantiveram uma defasagem grande do i5 com relaçao ao i7. Na AMD isso é muito mais elaborado, com cpus 4/8, 6/12 e 8/16, ou seja, temos um aumento de 50% a mais de núcleos/threads entre as familias de cpu enquanto na intel atualmente tem 4/4, 6/6 e 6/12.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Passei esses dias pesquisando um pouco mais e vou pegar o i7 8700 mesmo já que só quero jogar (futuramente em 144hz) e ter um bom desempenho em multi tarefas (ex: Jogar com muitas abas do chrome aberto e vários programas rodando em segundo plano). Um Hyper 212x da conta dele tranquilo? Ta R$130 na kabum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/05/2018 às 18:52, LISMAO disse:

Passei esses dias pesquisando um pouco mais e vou pegar o i7 8700 mesmo já que só quero jogar (futuramente em 144hz) e ter um bom desempenho em multi tarefas (ex: Jogar com muitas abas do chrome aberto e vários programas rodando em segundo plano). Um Hyper 212x da conta dele tranquilo? Ta R$130 na kabum

 

Sobre o quanto de desempenho superior o i7 8700k tem sobre o i7 8700, já não sei

 

Mas a diferença para GTX 1060 entre os processadores é pequena, só assistir os vídeo

 

 

Em 02/05/2018 às 18:52, LISMAO disse:

Passei esses dias pesquisando um pouco mais e vou pegar o i7 8700 mesmo já que só quero jogar (futuramente em 144hz) e ter um bom desempenho em multi tarefas (ex: Jogar com muitas abas do chrome aberto e vários programas rodando em segundo plano). Um Hyper 212x da conta dele tranquilo? Ta R$130 na kabum

 

Sobre o cooler é uma boa pergunta, para o i7 8700k o pessoal recomenda WaterCooler

 

Sobre temperatura i7 8700 eu não achei tanta informação, vai ter que pesquisar bastante no google e youtube sobre o assunto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!