Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema com circuito queimando componente


Posts recomendados

bom dia amigos, gostaria de tirar uma duvida, quem sabe iluminar meus caminhos, pois sou novo na área da eletrônica em si, gosto muito de lidar com arduino e seus módulos, estou fazendo um circuito que mede a corrente e a tensão de uma determinada carga, o circuito funciona perfeitamente desde que eu ligue a alimentação dos controladores (5v) de uma fonte externa, ai eu pensando em aproveitar as baterias (24v) que alimentam a carga para alimentar também o circuito, resolvi usar um step down MP1584 para reduzir a tensão de 24v para 5v porém ao ligar tudo o circuito queima o modulo que mede a corrente e tensão, como disse antes não entendo muito da eletrônica, fiz um desenho muito a grosso modo de como funciona o circuito sem e com o step down.

CI01.jpg

CI02.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sua esquema está correto. Normalmente os módulos step-down fazem a redução pelo positivo e o negativo da entrada é o mesmo da saida, porém existem modelos em que a regulação é feita pelo negativo. Para saber se seu problema foi ter comprado um regulador de tensão negativo, o teste é simples: sendo um regulador positivo vai ter continuidade boa entre os negativos, sendo um regulador negativo vai ter continuidade entre os positivos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Sua esquema está correto. Normalmente os módulos step-down fazem a redução pelo positivo e o negativo da entrada é o mesmo da saida, porém existem modelos em que a regulação é feita pelo negativo. Para saber se seu problema foi ter comprado um regulador de tensão negativo, o teste é simples: sendo um regulador positivo vai ter continuidade boa entre os negativos, sendo um regulador negativo vai ter continuidade entre os positivos.

o step down tem continuidade entre os negativos Sérgio, não consigo entender o porque de dar curto no INA219 quando ligo o step down

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não sei se o ina219 tem shunt isolado. Tenta colocar ele do lado gnd e pra medir 24V use um simples divisor de tensão. Pesquise também sobre alguma aplicação típica do seu ina219. Não reinvente e a roda.

Tens a opção de criar uma fontinha 24...5V isolada pro teu arduíno. Baixo consumo, não é muito complicada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No circuito anterior estava com o controle flutuante, agora ambos estão referenciados. Está trabalhando próximo aos 26V que o INA suporta. Leia a página 11 do manual.

https://www.ti.com/lit/ds/symlink/ina219.pdf?HQS=TI-null-null-alldatasheets-df-pf-SEP-wwe

 

adicionado 4 minutos depois

Veja com atenção a figura 14 do manual e compare com o que tem aí.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Circuitos que servem para medir tensão/corrente não funcionam muito bem ao ligar a alimentação junto com a entrada/saída de onde vai se medir algo. 

Isso acontece porque geralmente tem um divisor de tensão interno para fazer as referencias das tensões. Nesse caso o positivo da alimentação tem contato com o negativo da entrada através de resistores, é por isso que seu módulo queima. 

Eu tive esse mesmo problema ao colocar um voltímetro na minha fonte de bancada, ao compartilhar os terras entrava em curto. 

 

Resolvi o problema ligando em fonte separada, e posteriormente acabei colocando um enrolamento a mais no meu transformador. 

 

No seu caso pode fazer o mesmo e usar algum tipo de step down que tenha entrada e saída isolada. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Dei + uns cliques... Bacaninha este ina (que nunca vi mais gordo)

ina219_typical.png

Parece que foi feito pra medir V e I mesmo. Talvez P.

De fato 24V tá na casca. Eu (eu) não me sentiria a vontade em medir mais que 15V com ele. Pra V + alta eu (eu) usaria outro circuito.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Dei + uns cliques... Bacaninha este ina (que nunca vi mais gordo)

ina219_typical.png

Parece que foi feito pra medir V e I mesmo. Talvez P.

De fato 24V tá na casca. Eu (eu) não me sentiria a vontade em medir mais que 15V com ele. Pra V + alta eu (eu) usaria outro circuito.

 

e um modulo de precisão, muito funcional e tem eficiência alta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!