Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde prezados colegas 

Estou de posse de um MacBook late 2008 (já em alumínio) q um colega estava se desfazendo e que não está dando imagem; segundo ele, parou de dar imagem do dia para a noite...

Tenho pareceres de técnicos dizendo q pode ser placa de vídeo e outros q eh apenas o flat q liga o monitor na placa-mãe...

Existe alguma forma de saber o q pode ser? Tentei ligar o Mac com ele conectado a um monitor externo por cabo hdmi usando adaptador mini display port X hdmi mas não deu imagem também; todavia não sei se fiz procedimento correto pois desconheço se o Mac reconhece monitor externo logo q liga ou se precisa fazer algum procedimento nele (atalho de teclas, etc)...

Obrigado!!

• 2 meses depois...
Postado
Em 30/04/2018 às 14:34, tgarbin disse:

Boa tarde prezados colegas 

Estou de posse de um MacBook late 2008 (já em alumínio) q um colega estava se desfazendo e que não está dando imagem; segundo ele, parou de dar imagem do dia para a noite...

Tenho pareceres de técnicos dizendo q pode ser placa de vídeo e outros q eh apenas o flat q liga o monitor na placa-mãe...

Existe alguma forma de saber o q pode ser? Tentei ligar o Mac com ele conectado a um monitor externo por cabo hdmi usando adaptador mini display port X hdmi mas não deu imagem também; todavia não sei se fiz procedimento correto pois desconheço se o Mac reconhece monitor externo logo q liga ou se precisa fazer algum procedimento nele (atalho de teclas, etc)...

Obrigado!!

Olá Tgarbin!
Tente realizar alguns dos procedimentos abaixo:

Resetar SMC

Com o Mac desligar, pressione as teclas Shift + Control + Option do lado esquerdo do teclado integrado e pressione o botão liga/desliga ao mesmo tempo.

Resetar NVRAM
Desligue o Mac. Em seguida, ligue-o e, logo após, mantenha estas quatro teclas pressionadas de uma vez: Option + Command + P + R. Você poderá soltar as teclas após aproximadamente 20 segundos. Durante esse período, pode parecer que o Mac está reiniciando.

Caso nenhum deste procedimentos tenha surtido efeito, tente realizar esses outros procedimentos:

- Remova as memórias Ram e limpe as mesmas com  álcool Isopropílico ou limpa contato e logo após secar bem, tente religar o macbook.

- Desconecta o cabo flat da placa lógica e em seguida tente ligar o macbook conectado a um monitor externo.

- Remova a placa logica do macbook e em seguida, limpe a mesma com álcool Isopropílico, logo depois deixe secar muito bem em local arejado (NÃO coloque no sol), troque a pasta térmica do processador e tente ligar o macbook.

Se nenhuma desta opções surtir efeito, provavelmente seu macbook esta com problema na placa lógica que não deixa o mesmo exibir video, pois mesmo o macbook sem o monitor padrão (próprio monitor do macbook) conectado a sua placa lógica, ele deve exibir video em um monitor externo.

Postado

@Miskulin bom dia!!

Depois de muito pelejar e levar a vários técnicos (cada um com um diagnóstico diferente), descobri que a placa de vídeo estava danificada e mesmo depois de reballing ela não voltou; tanto que o Mac não dava imagem nem em monitor externo. 

Consegui uma placa-mãe em pleno funcionamento para este Mac, fiz a troca e....continuava sem imagem no monitor principal! Porém, um alento: passou a mostrar imagem se conectado a um monitor externo, o que descarta problemas de placa de vídeo.

Todavia, isso me mostrou três novos problemas:

1. O mouse do Mac não responde; qualquer ação precisa ser feita com um mouse externo (USB ou Bluetooth).

2. O computador hiberna sozinho em intervalos que variam de 02 a 05 minutos e

3. Não tenho privilégios de administrador, o que me impede de realizar ajustes na data e hora do sistema operacional. Até tenho como falar com a pessoa de quem comprei a máquina para que possamos trocar o administrador, mas para isso preciso fazer com que ela dê imagem na tela principal e pare de hibernar a cada 2 minutos! =)

Quanto ao monitor não dar imagem, consegui um outro deste Macbook pois o meu mesmo tinha um dos flats com fios partidos, instalei nele e mesmo assim continua sem dar imagem; porém o computador liga, o backlit do teclado acende e consigo logar como convidado conectado a um monitor externo, tendo q acordar a máquina a cada 2 minutos por conta do citado no item 2 acima. Em nenhum dos dois monitores a maçãzinha atrás acende.

Olhando o cenário todo, surgem algumas perguntas cujas respostas podem me ajudar a resolver:

1. É possível que seja algum problema de alimentação? Estou usando uma fonte Magsafe de 60W, que é a adequada para este Macbook. Na lateral dele há um botão e leds que indicam a bateria; todos acendem normalmente. 

2. É possível algum problema no HD estar gerando essas inconsistências? 

3. É possível que seja algum problema de BIOS?

Qualquer ajuda será extremamente bem-vinda!!!

Postado
2 horas atrás, tgarbin disse:

@Miskulin bom dia!!

Depois de muito pelejar e levar a vários técnicos (cada um com um diagnóstico diferente), descobri que a placa de vídeo estava danificada e mesmo depois de reballing ela não voltou; tanto que o Mac não dava imagem nem em monitor externo. 

Consegui uma placa-mãe em pleno funcionamento para este Mac, fiz a troca e....continuava sem imagem no monitor principal! Porém, um alento: passou a mostrar imagem se conectado a um monitor externo, o que descarta problemas de placa de vídeo.

Você chegou a tentar realizar os comandos de resete mencionados acima? Pois tive um caso de um mac que após uma formatação ele parou de exibir imagem no monitor principal no qual nem a maça atrás acendias. Depois de 3 tentativas de resete de NVRAM ele voltou ao normal.

Resetar SMC

Com o Mac desligar, pressione as teclas Shift + Control + Option do lado esquerdo do teclado integrado e pressione o botão liga/desliga ao mesmo tempo.

Resetar NVRAM
Desligue o Mac. Em seguida, ligue-o e, logo após, mantenha estas quatro teclas pressionadas de uma vez: Option + Command + P + R. Você poderá soltar as teclas após aproximadamente 20 segundos. Durante esse período, pode parecer que o Mac está reiniciando.

Todavia, isso me mostrou três novos problemas:

1. O mouse do Mac não responde; qualquer ação precisa ser feita com um mouse externo (USB ou Bluetooth).

Você chegou a verificar se o cabo flat do touch pad esta bem encaixado na placa lógica? Normalmente esse problema tem 2 motivos:

1º - Cabo flat com mau contato ou mau encaixado na placa

2º - Cabo flat danificado no qual a solução é apenas a substituição.

2. O computador hiberna sozinho em intervalos que variam de 02 a 05 minutos e

Verifica as opção de Economia de energia em Preferências do sistema.

Logo da apple no canto esquerdo superior >> Preferencias do sistema >> Economia de energia.

3. Não tenho privilégios de administrador, o que me impede de realizar ajustes na data e hora do sistema operacional. Até tenho como falar com a pessoa de quem comprei a máquina para que possamos trocar o administrador, mas para isso preciso fazer com que ela dê imagem na tela principal e pare de hibernar a cada 2 minutos! =)

Apenas para uma melhor compreensão, você trocou apenas a placa lógica ou você trocou o macbook todo? Pois se foi somente a placa lógica e você estiver utilizando seu HD antigos, não era para você ter esse tipo de problema.

Em todo caso, realize um resete do seu sistema com o comando command + R no momento da inicialização do sistema.

Quanto ao monitor não dar imagem, consegui um outro deste Macbook pois o meu mesmo tinha um dos flats com fios partidos, instalei nele e mesmo assim continua sem dar imagem; porém o computador liga, o backlit do teclado acende e consigo logar como convidado conectado a um monitor externo, tendo q acordar a máquina a cada 2 minutos por conta do citado no item 2 acima. Em nenhum dos dois monitores a maçãzinha atrás acende.

Olhando o cenário todo, surgem algumas perguntas cujas respostas podem me ajudar a resolver:

1. É possível que seja algum problema de alimentação? Estou usando uma fonte Magsafe de 60W, que é a adequada para este Macbook. Na lateral dele há um botão e leds que indicam a bateria; todos acendem normalmente. 

Acredito que caso seja algum problema de alimentação, o mesmo não esta ligado ao seu carregador, más sim a uma trilha da

placa lógica corrompida ou até mesmo um cabo flat danificado que não permite o envio de sinal.

2. É possível algum problema no HD estar gerando essas inconsistências? 

Muito improvável ser um problema do HD (Hardware), porém pode ser alguma incompatibilidade do sistema, você pode resetar o seu sistema com o comando Command + R no momento da inicialização do sistema.

3. É possível que seja algum problema de BIOS?

Os mac não possuem uma BIOS iguais ao notebook / desktop, porém você pode tentar atualizar o firmware.

https://support.apple.com/en-us/HT201518

Basta acessar o link, encontrar o modelo do seu macbook e realizar o download dos arquivos de firmware, logo depois basta executar os mesmo e seguir o passo a passo informado em tela.

Postado

@Miskulin bom dia!

Estive mexendo no Mac hoje e a tela dele está acendendo, mas bem fraco...você consegue ver a tela mas é bem difícil pois a imagem está escura...é como se faltasse brilho nela. Aperto o botão de brilho no teclado mas não há resposta. 

Fiz os procedimentos de SMC e NVRAM mas não deu resultado, continua a tela fraca...me parece um problema de alimentação ou simplesmente de falta de resposta do teclado...talvez uma trilha do flat do teclado danificada nao está permitindo funcionamento correto dele?

Postado
47 minutos atrás, tgarbin disse:

@Miskulin bom dia!

Estive mexendo no Mac hoje e a tela dele está acendendo, mas bem fraco...você consegue ver a tela mas é bem difícil pois a imagem está escura...é como se faltasse brilho nela. Aperto o botão de brilho no teclado mas não há resposta. 

Fiz os procedimentos de SMC e NVRAM mas não deu resultado, continua a tela fraca...me parece um problema de alimentação ou simplesmente de falta de resposta do teclado...talvez uma trilha do flat do teclado danificada nao está permitindo funcionamento correto dele?

Boa tarde amigo.

Esta me parecendo mais um problema com o Flat do monitor que não esta deixando os LEDs da tela se acenderem do que com o teclado.

Bem faz um teste simples para descobrir se o problema esta no teclado ou no LED do monitor.

Acesse as preferencias do sistema no canto esquerdo superior (Logo da Apple), logo em seguida você escolhe a opção Monitores

Dentro de Monitores você terá a opção de aumentar ou diminuir o brilho do seu LCD. Caso você aumente o brilho e mesmo assim a tela não reaja, provavelmente você esta com algum problema no Flat / tela do seu mac, caso contrario o problema pode sim estar ligado ao teclado.

Postado
7 minutos atrás, Miskulin disse:

Dentro de Monitores você terá a opção de aumentar ou diminuir o brilho do seu LCD. Caso você aumente o brilho e mesmo assim a tela não reaja, provavelmente você esta com algum problema no Flat / tela do seu mac, caso contrario o problema pode sim estar ligado ao teclado.

Fiz este procedimento e o monitor permaneceu inalterado, sendo que não acredito em problema no flat do monitor pois tanto o monitor quanto a placa estão em bom estado, sendo que o teclado também não está respondendo a qualquer comando de digitação. 

Creio em problema de alimentação pois as configurações de economia de energia estão posicionadas para nunca desligar o computador ou repousar e mesmo assim ele apaga sozinho. 

Como o botão power faz parte do teclado e vi que há um dano em uma das trilhas do flat do teclado, tenho a impressão de que o computador não está recebendo energia o suficiente para ficar ligado.

Postado
41 minutos atrás, tgarbin disse:

Fiz este procedimento e o monitor permaneceu inalterado, sendo que não acredito em problema no flat do monitor pois tanto o monitor quanto a placa estão em bom estado, sendo que o teclado também não está respondendo a qualquer comando de digitação. 

Creio em problema de alimentação pois as configurações de economia de energia estão posicionadas para nunca desligar o computador ou repousar e mesmo assim ele apaga sozinho. 

Como o botão power faz parte do teclado e vi que há um dano em uma das trilhas do flat do teclado, tenho a impressão de que o computador não está recebendo energia o suficiente para ficar ligado.

Realmente eu acredito que não seja problema no teclado más sim na iluminação do seu monitor LCD, pois mesmo se o teclado estiver quebrado ele não tem ligação com o fornecimento de energia do seu computador.
Em todo caso você pode fazer um teste utilizando o teclado virtual do mac, para ativar o mesmo, peço que siga o tutorial existente no link abaixo.

Ativando teclado virtual: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2016/06/como-ativar-o-teclado-virtual-no-mac-os.html 

• 6 anos depois...
Postado

Ao conectar um monitor externo no MacBook Pro 2016, ele não dava imagem. Certo dia, eu apenas alterei a taxa de atualização (Hz) do monitor externo, e isso fez com que ele parasse de exibir imagem. Quando eu conectava o HDMI com o MacBook aberto, a imagem aparecia, mas, ao fechar o MacBook, o monitor externo ficava sem imagem.

Procurei em vários fóruns e realizei diversas tentativas para resolver o problema. Fiz o reset do SMC, mas não resolveu. Conectei um terceiro monitor que exibia imagem normalmente; no entanto, ao fechar o MacBook, o primeiro monitor continuava sem dar imagem. Também tentei o reset da NVRAM/PRAM, mas isso também não funcionou. 

Então, tive a ideia de usar o Google Remote para transmitir a tela do MacBook para o celular. Pelo celular, consegui alterar a taxa de atualização do monitor(que estava sem imagem) de volta para 60Hz, e a imagem voltou a aparecer. Uhuuulll

Espero que essa experiência possa ajudar outras pessoas que estejam enfrentando o mesmo problema.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!