Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Informação sobre SMART do HD


Posts recomendados

Boa noite, tenho uma dúvida simples porém para mim complicada, esse HD é um Seagate barracuda novo, fui ver o smart dele e vi que ele já tem uns valores, isso indica que são erros ? Pois o meu HD bem mais antigo é muito usado da HITACHI não demonstra os mesmos valores em determinados Campos, eu li em algum lugar que os valores do discos Seagate são diferentes de outros fabricantes, poderiam me dizer se esta informação está correta e quanto aos valores do smart se estão ok. Principalmente o READ ERROR RATE 4F175473-4873-4E00-ABF4-08F6E6BE7C18.thumb.jpeg.c66398407cf50e6d17b140271999894e.jpeg

 

25CA8D2B-C0E9-4024-A78E-100397B02E61.thumb.jpeg.8beecd7f13c9afc0e705d39471f47ca7.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rick Rocha

 

Há vários parâmetros que o SMART monitora.. Portanto, alguma alteração de valores é normal e esperada.. Claro, alguns parâmetros são críticos e sua alteração, deve ser acompanhada de perto..

 

https://en.wikipedia.org/wiki/S.M.A.R.T.#Known_ATA_S.M.A.R.T._attributes

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rick Rocha

 

A existência de " raw values " nos itens ID 01 e 07 não são bom sinal.

 

Esses registros podem ser causados por alguns pontinhos no disco com alguma dificuldade de leitura/gravação e que é mais comum podendo evoluir para o aparecimento de bad blocks, mal contato nos conectores dos cabos no HD e até algum possível defeito em componente eletrônico da placa como falha no chip EPROM onde fica gravado o firmware o que seria mais grave.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Henrique - RJ disse:

@Rick Rocha

 

A existência de " raw values " nos itens ID 01 e 07 não são bom sinal.

 

Esses registros podem ser causados por alguns pontinhos no disco com alguma dificuldade de leitura/gravação e que é mais comum podendo evoluir para o aparecimento de bad blocks, mal contato nos conectores dos cabos no HD e até algum possível defeito em componente eletrônico da placa como falha no chip EPROM onde fica gravado o firmware o que seria mais grave.

Nem sempre. Isso é estatístico. Tecnicamente todo tempo o firmware corrige erros de leitura das cabeças. A taxa está super baixa. Discos com problemas o valor sempre é muuuuito maior. Veja também que o disco está com 2 hrs de uso, então dificilmente terá problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, mattaus disse:

Nem sempre. Isso é estatístico. Tecnicamente todo tempo o firmware corrige erros de leitura das cabeças. A taxa está super baixa. Discos com problemas o valor sempre é muuuuito maior. Veja também que o disco está com 2 hrs de uso, então dificilmente terá problemas.

 

Pelas observações que tenho feito por anos de vários HDs a coisa não é assim como diz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

 

Pelas observações que tenho feito por anos de vários HDs a coisa não é assim como diz.

 

O que quero dizer é que esse dado indica os erros ao ler os dados brutos. É normal (ou comum) ter algum valor aí, não necessariamente indica que a unidade tem defeito, até por que o próprio programa interpreta esses dados para dizer se o disco está bom ou ruim. Ele sozinho não indica muita coisa. Se esses valores ultrapassarem um limiar, que seria a "taxa de erros padrão" da unidade aí sim pode-se dizer que a unidade está ruim. 
Execute o programa no seu disco e verá que existirão dados ali, mas isso não indica que o seu disco está com problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, mattaus disse:

 

O que quero dizer é que esse dado indica os erros ao ler os dados brutos. É normal (ou comum) ter algum valor aí, não necessariamente indica que a unidade tem defeito, até por que o próprio programa interpreta esses dados para dizer se o disco está bom ou ruim. Ele sozinho não indica muita coisa. Se esses valores ultrapassarem um limiar, que seria a "taxa de erros padrão" da unidade aí sim pode-se dizer que a unidade está ruim. 
Execute o programa no seu disco e verá que existirão dados ali, mas isso não indica que o seu disco está com problemas.

 

Veja bem, eu coloquei que há a possibilidade e não que o HD está com defeito. Melhor seria se aqueles atributos estivessem zerados em " raw values "

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rick Rocha

 

É mais um mal sinal, faz logo backup das suas coisas importantes por segurança.

 

Experimenta trocar os cabos desse HD e verifica se os clicks continuam. Se continuarem, tenta retirar a placa eletrônica dele e esfregar uma borracha escolar nos contatos pra ver se resolve. Se mesmo assim não resolver, tente encontrar uma atualização de firmware no site do fabricante e atualize para ver como fica ( deverá perder todos os dados ). Se ainda assim os clicks continuarem, esse teu HD provavelmente irá parar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou entrar em contato com o fabricante e enviar para garantia, eu comprei dois do mesmo modelo e ambos apresentam o mesmo tipo de ruído, até achei que fosse normal pois o WD que eu tinha apresentava a mesma coisa e era muito mais barulhento que esse atual, porém nesse da seagate enquanto ele faz leitura dificilmente se ouve algum ruído, é esse click que enche o saco mesmo, com hd da Hitachi eu não tinha esse tipo de problema, será que é algum tipo de problema de compatibilidade ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Rick Rocha disse:

Vou entrar em contato com o fabricante e enviar para garantia, eu comprei dois do mesmo modelo e ambos apresentam o mesmo tipo de ruído, até achei que fosse normal pois o WD que eu tinha apresentava a mesma coisa e era muito mais barulhento que esse atual, porém nesse da seagate enquanto ele faz leitura dificilmente se ouve algum ruído, é esse click que enche o saco mesmo, com hd da Hitachi eu não tinha esse tipo de problema, será que é algum tipo de problema de compatibilidade ? 

voce fala de quais ruídos? Os "estalos" que ele dá nos tempos 0:42, 0:58 e 2:03 ? Se forem, parece ser problema da unidade. Os outros ruídos são normais de operação dela.
 

 

6 horas atrás, Henrique - RJ disse:

Experimenta trocar os cabos desse HD e verifica se os clicks continuam. Se continuarem, tenta retirar a placa eletrônica dele e esfregar uma borracha escolar nos contatos pra ver se resolve. Se mesmo assim não resolver, tente encontrar uma atualização de firmware no site do fabricante e atualize para ver como fica ( deverá perder todos os dados ). Se ainda assim os clicks continuarem, esse teu HD provavelmente irá parar.

Não faça isso, pois o HD é novo e está em garantia. Esfregar borracha em contatos de um disco novo só serve para remover a camada de metal que impede os contatos de oxidarem mais facilmente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, mattaus disse:

voce fala de quais ruídos? Não faça isso, pois o HD é novo e está em garantia. Esfregar borracha em contatos de um disco novo só serve para remover a camada de metal que impede os contatos de oxidarem mais facilmente. 

 

Então o que você sugere para remover possível oxidação dos contatos ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Henrique - RJ disse:

 

Então o que você sugere para remover possível oxidação dos contatos ?

Se estiverem oxidados, eu recomendo só o limpa contatos. Mas só se estiver oxidado. 
Mas não vai ser o caso do amigo, já que o disco dele é novo. Penso eu que nao estará oxidado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!