Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Microondas Electrolux ME18S em curto


Ir à solução Resolvido por tom sc,

Posts recomendados

Na verdade eu já encontrei o defeito, porém me surgiu uma dúvida.

Como eu não encontrei esquema acabei eu mesmo desenhando:

Spoiler

MQ0HUcJ.jpg

 

O defeito é na chave marcada como S2, ela colou no contato NF. Quando fecha a porta, ele deveria mudar para o contato NA.

Então com a porta fechada ao ligar o aparelho esse contato fecha curto através do Relé 2, interessante que o fusível não queimou mas derrubou o disjuntor de 25A da minha bancada.

 

Eu substituí a chave com defeito por outra de somente um contato NA e o fio do contato NF marcado de vermelho está desligado.

 

A minha dúvida é a seguinte:

Qual a finalidade desta ligação?

O Forno funciona normal sem esse fio, posso deixar sem?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Acredite se quiser mas antes de ler seu texto, numa piscada no circuito percebi algo sinistro. Se eu fosse você, conferiria de novo. Ah já conferiu? Tente conferir mais algumas vezes. Talvez você tenha confundido o S2: talvez ele dê curto do lado do trafo e não da rede. Talvez seja um circuito opcional o qual alguém ao dar manutenção montou erroneamente. Talvez haja outra explicação, talvez outro motivo... sei lá... talvez

 

MQ0HUcJ.jpg&key=87a5aa1292158367e78a91ff

 

Pra que ocultar? você nãg ganha por clique :P

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

ok. Mas isso não responde aos ... talvez. É que tenho dúvida se alguém em sã consciência eletro e técnica projetaria o circuito daquela forma - olha o motivo aí - , entende? Eu não entendo de nada ... Aguarde opinião de verdade...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa é exatamente a minha dúvida, estou a mais de 15 anos na área de eletrônica/elétrica, é a primeira vez que vejo esse tipo de ligação e a primeira vez que tento consertar um forno de micro-ondas. 

 

Quando peguei esse negócio de cara liguei na tomada pra ver no que dava e me deparo com um curto. 

 

Desliguei um dos terminais do trafo e o defeito continuou, então fiz testes de continuidade entre os motores e a carcaça e tudo bom. 

Foi aí que vi a chave derretida, tirei pra ver e vi que ao apertar o botão o contato não muda de lugar. 

 

Então comecei a seguir o emaranhado de fios pra ver porque causava o curto e me deparo com isso aí. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, tom sc disse:

ja vi isso tambem e achei estranho, talvez projetaram assim para que se o rele colar e o usuario abrir a porta o fusivel queime

 

Eu também pensei isso, mas achei um tanto sem sentido. 

Já que ao abrir a porta o S1 abre o contato e desliga tudo exceto a lâmpada e o timer que estão antes. 

Só ocorreu curto porque a própria chave colou e eu acionei o relé 2 pelo botão liga do painel com a porta fechada. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!