Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processo longo gerando alta temperatura danifica processador?


Posts recomendados

Estou fazendo uma conversão de vídeo, o programa indica por volta de 09:00 hs de processamento com temperaturas acima dos 80ºC; isso irá afetar ou danificar meu processador?

Obs: Isso é para os que disseram que water cooler era "apenas" para quem faz over clock, coisa que não estou fazendo e tenho um WC possante, de modo que não deveria acontecer isso, antes que perguntem, substitui a pasta térmica há pouco tempo, então está tudo ok, bloco bem fixado, nada fisicamente errado.

Estaria o programa que mede a temperatura equivocado?

A ventoinha do WC está a toda, o ruido aumentou significativamente, quando estou apenas navegando na net não se ouve nenhum barulho.

 

CXOJ2rw.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Verifique o conjunto do WC, ele suporta qual TDP Max?

 

Em alguns casos tem problemas na bomba, no líquido, no dissipador, fan, etc. O chato de WC em alguns casos é descobrir o que não está funcionando corretamente.

 

Eu acho que a temperatura está um pouco alta, principalmente porque ele está em stock. Talvez fazendo um ajuste em downvolt ajude para reduzir por exemplo, sem alterar a performance em stock.

 

O Tj max pelo que entendi é 100ºC, mas o recomendado no T Case é 64ºC, esses 80ºC são medidos diretamente no processador, logo a possibilidade de erro é menor já que este é um recurso para proteger o processador. Inicialmente não vejo grandes problemas se for algo esporádico, mas se for trabalho contínuo é melhor verificar como citei. Pelo que li, muitos recomendam temperatura de 70ºC para se trabalhar em carga máxima.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não conheço muito os dados desse WC, mas estranho é que o ar que sai pelo topo do gabinete é bem frio, será que esse programa ai é confiável?

Vou procurar outro programa para comparar, só não farei agora para não atrazar mais o processo, já executou 16 % e indica 10 horas para o término, também não creio que irá demorar 10 horas, esse eu não sei, mas outros já vi indicarem um tempo e depois o processo ocorreu em menos tempo do que o indicado.

 

https://www.corsair.com/pt/pt/Categories/Products/Liquid-Cooling/Dual-Radiator-Liquid-Coolers/Cooler-líquido-para-CPU-de-extremo-desempenho-Hydro-Series™-H115i-de-280-mm/p/CW-9060027-WW

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser a bomba com problema amigo. Tive um WC da Coolermaster em 2014 Seidon 120V se não me engano que deu problema na bomba e ficava 80ºC fácil meu velho 2500k operando stock, mandei de volta pra loja em garantia e troquei pelo air cooler da assinatura (212x) e nunca mais tive problemas. Pode ser seu caso. Abraço, espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Iniciei o processo de conversão de 4 K para full hd por volta das 10:00 hs do dia
09/05/2018, com pouco mais de 1 % as temperaturas já estavam acima dos 80ºC (fig. 0905-
1000);

SVi2ZrP.jpg


às 12:41 min do mesmo dia, ainda estavam na mesma situação(fig. 0905-1241);

A48baZs.jpg

 

Às 16:53 min já tinha ultrapassado os 90ºC por intervalos de tempo (fig. 0905-1653);

nz29f5O.jpg

 

Às 17:01 min temendo pelo pior, tirei as duas tampas do computador, liguei um ventilador turbo Arno na 5ª velocidade sendo que o ventilador de teto (fig. 0905-1740)

kZ66JGQ.jpg

 

Já estava ligado desde cedo (figs. 0905-1701 e 0905-1740);


ebj9sul.jpg

 

Às 18:01 min., verifiquei que mesmo assim as temperaturas ainda estavam altas, mesmo com o turbo em cima, beiravam os 90ºC; começei a ficar mais preocupado com a saúde do meu I7 então liguei o ar condicionado às 18:01 na temperatura de 22ºC uma vez que o ambiente em que se encontra o pc tem por volta de 6 m² (fig. 0905-1801.1);


E2wh5af.jpg

 

Por volta de 18:30 min, como o ambiente é pequeno o aparelho logo atinge o valor, mas por incrível que pareça, continuava beirando os 90ºC (fig. 0905-1830);

 

gKSv7Hk.jpg

 

Temendo pelo meu processador abaixei a temperatura para 20ºC (fig. 0905-1852)


FpAUpnS.jpg

 

lembrando que são apenas 6 m² e o aparelho é um Split inverter de 9.000 btu's, com todo esse aparato não mudou muito a situação, por volta de 21:35 min a temperatura estava pouco abaixo dos 80ºC,isso faltando pouco mais de 10 % para terminar o processo (fig. 0905-2135);


J8F8zM5.jpg

 

Passado 10 minutos quase nada mudou (fig. 0905-2145 3 0905-2145.1); 


zFnykAu.jpg

 

D7uYsm8.jpg

Às 21:53 min. pouco mudou (fig.0905-2153);

0RLX53p.jpg

 


Às 22:04 min. terminou o processo e a temperatura não diminuiu (fig. 0905-2204 e 0905-2205);

X23SRdh.jpg

 

Hh7gnuN.jpg

 

Apesar do processo ter terminado, as ventoinhas do WC ainda estavam girando a plena carga e para minha surpresa, após meia hora findado o processo, ela ainda estava beirando os 90ºC (fig. 0905-2235).

GRFfXSq.jpg

 

Sem saber o que pensar, fiz medições de temperatura com o HW monitor, Core Temp e SIW sendo que todos apresentavam resultados muito parecidos (para esses não tirei print).
Hoje, dia 10/05/2018, ao ligar o pc pela manhã, fiz a medição como o Core Temp e se apresentaram normais (fig. 1005-0815)


rEVRps4.jpg

E agora, 13:13 min. continuam com a normalidade que sempre foi. 
Agora à tarde do dia de hoje, as temperaturas aparentam normalidade, ou seja está de acordo
(fig.1005-1415)

qoXGtew.jpg

 

Para as atividades do momento que é apenas navegar na net e outras amenidades.

E ai, o que vocês acham que ocorreu?

Será que foi algum problema temporário?

Ainda não coloquei outro vídeo para fazer a mesma operação, mas esse negócio de deixar pc ligado 10, 12 horas ou mais, não é comigo, fiz dessa vez porque é uma experiência nova os problemas que se apresentaram e com isso a gente aprende um pouco mais.

Todo e qualquer processo que eu faço envolvendo vídeos, o máximo que chega é por volta de 02:30 min e eu já acho muito.

 

 


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@misterjohn quase certeza que tem problema no WC, porque o calor não está conseguindo migrar até o radiador.

 

Como foi citado, pode ser problema na bomba, mas também já vi problemas no líquido, porque a bomba funciona corretamente apenas quando tem líquido, nos sistemas fechados é possível entrar ar ou então ter menos líquido não consegue transferir o calor.

 

Não lembro qual o sistema, mas já ajudei a um colega trocar o fluído usando aqueles de radiador para carro de boa marca. O WC voltou a funcionar com as características de fábrica, fazendo com que os fans trabalhassem devagar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O mais pitoresco disso é que o ar que saia pelo topo do gabinete não era quente, mesmo antes de ligar o ar condicionado, e quando eu liguei o gabinete ficou geladão; eu estou achando que foi alguma coisa temporária, bug de programa não é porque todos os programas que usei apresentavam os valores altos. Se voltar a ocorrer eu tiro fora e vejo o que faço, ai tento abrir, trocar o fluido, se der certo legal, se não jogo fora.

Uma mangueira ficava quente e outra fria isso indica que está funcionando ou o líquido não está circulando.

Deixo aqui uma pergunta, conversão de vídeo exige mais do processador do que overclock ou nada a ver?

Tá certo que não estou fazendo nada, mas agora está bem legal as temperaturas e o pc está ligado desde as 18:00 hs:

s74XF0m.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@misterjohn a conversão e overclock não podem ser comparados, porque um é trabalho e outro uma "configuração" do sistema. Você pode configurar um overclock e ainda manter o multiplicador variável, ele continua variando de acordo com o uso do sistema, logo pode ou não produzir um maior consumo.

 

Já na conversão, você está utilizando 90% da capacidade de processamento o que gera calor. Por isto nos testes de burn-in ou de estabilidade utilizamos programas que estressam o processador, o Super Pi é um clássico.

 

Em overclock e usando o Super Pi ou conversão, você consegue determinar se o conjunto está funcionando conforme deseja, em alguns casos a solução térmica não é boa e você não consegue manter o overclock, em outros a tensão, cloc, etc são altos e o processador ao ser estressado não é estável.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se meu equipamento tem problemas eu não sei, mas agora por exemplo, em atividade ha mais de 6 horas, tá certo que não são exigentes, mas a temperatura está bem baixa, coisa que o cooler in box que veio com o processador não fazia, quando ele estava instalado, a temperatura só ficava baixa quando ligava o pc e conferindo na bios, mas logo depois ficava por vota dos 50ºC agora nesse momento com os valores que estão, não há o que se falar em defeito do WC se teve foi momentâneo, no meio da semana vou realizar outra operação parecida para ver se o efeito se repete.

 

NrTLTXy.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quero saber se o meu WC está bom, se é adequado ou não, por isso refiz a mesma operação, com outro arquivo de 4K  \9 3840 x 2160 ) de mais de 45 Gb convertendo para full hd ( 1920 x 1080 ) mantendo o tamanho final usando o bit rate, pelo jeito meu equipamento "foi curado" porque o processo demorou apenas :

 

- 22 por cento em 30 min;

 

q4dZ8mY.jpg

 

- 50 por cento em 75 min: 

 

D9u2Pkm.jpg

 


- 100 por cento em 165:

 

Tq0G7dl.jpg


 

Foi usado dois programas de medição de temperatura e praticamente apresentaram a mesma coisa e como se pode ver na última imagem (essa acima) após cessar a conversão as temperaturas voltarão ao normal, então o wc está bom, se teve algo errado foi momentaneo.
 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!