Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de upgrade para PC com APU


Posts recomendados

Boa noite,

 

Meu PC possuí as seguintes configurações:

 

CPU: AMD A8 7650K

placa-mãe:  F2A55M-S1

GPU: Sem placa de video dedicada... Atualmente fazendo uso da própria integrada do processador, a Radeon R7 Graphics

Memória: 16GB(2x 8GB) DDR3 de não sei quantos Mhz porque não consegui identificar, mas caso seja importante segue print do CPU-Z:

 

Spoiler

image.png.8a0f63538bd7fcea48b06a821445a741.png

 

Eu quero especificamente rodar melhor PUBG, atualmente eu consigo jogar a mais ou menos 20 ~ 30fps nas configurações minimas com a escala reduzida a 70%, o que é horrível para ver inimigos (ainda mais que eu não sou lá muito bom) e na hora da trocação sinto que o FPS cai, e fica impossível jogar. Para melhorar isso, estava pensando em comprar uma GPU dedicada.

 

Porém estou em dúvida de qual comprar. Pensei na GTX 1050Ti de 4GB que encontrei por volta de R$ 900,00. Porém tenho medo de que não haja nenhuma melhora no desempenho e eu tenha desembolsado uma grana à toa. Pesquisei também se valeria a pena colocar uma GPU R7 dedicada para trabalhar em Dual Graphics com a integrada da CPU, mas parece não trazer grande melhora e ainda ocorrem bugs gráficos em alguns games.

 

Por isso vim aqui no fórum pedir a opinião de vocês... Sei que as configurações do PC já são antigas, mas não tenho capital disponível para investir em um PC novo agora. Aproveitando, posso fazer um upgrade no valor de R$1.200,00 no máximo. Portanto se quiserem recomendar outro upgrade que não seja a GPU, recomendem algo em torno desse valor.

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@tiagval Valeu pela dica, mas acho que não tenho mais as caixinhas dos produtos guardados para vende-los :/

 

@ClinkLinck Verifiquei aqui, e é uma fonte de 600W. Acredito que seja o suficiente, o pessoal da loja exagerou nesse ponto na época porque era a fonte que eles tinham disponível, mas fizeram um desconto hehe. Mas será que funciona direitinho com esse processador e não da algum tipo de gargalo? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sabe a marca da fonte? tem muita fonte de 600 que nao consegue fornecer nem 300w de forma decente. nao precisa das caixas pra vender, caixa nao serve pra nada. se você tem 1200 e conseguir 300 no se a8+mb sao 1500. i7 3770 por 700 placa h61 por 300 e sobraria 500 pra placa de video

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Alisson Coutinho Santos disse:

@tiagval Valeu pela dica, mas acho que não tenho mais as caixinhas dos produtos guardados para vende-los :/

 

@ClinkLinck Verifiquei aqui, e é uma fonte de 600W. Acredito que seja o suficiente, o pessoal da loja exagerou nesse ponto na época porque era a fonte que eles tinham disponível, mas fizeram um desconto hehe. Mas será que funciona direitinho com esse processador e não da algum tipo de gargalo? 

Gargalo existe sim, mas não do jeito que você pensa, um monte de travada porque o processador não consegue acompanhar a placa.

 

Suponhamos que um processador X só consiga entregar 45 FPS. Daí você compra uma placa de vídeo que consegue entregar 60 FPS.

 

Como o processador não consegue acompanhar, ele vai rodar o jogo a 45 FPS, e vai usar 45/60 da placa, ou seja 75% da placa.

 

Se você quiser mais da placa, é só você aumentar qualidade gráfica. O jogo vai ficar bonito pelo menos.

 

Agora se você comprar a placa que entrega 45 FPS, você não pode aumentar bem as qualidades gráficas, já que ela está 100%, vai diminuir o FPS que ela consegue entregar, e no futuro, quando você comprar um processador que entregue 60 FPS, você não vai conseguir chegar nos 60 FPS com a placa sem diminuir qualidade gráfica, entendeu?

 

E se o processador tem queda de FPS com 45, ele vai ter quedas de FPS independente da placa de vídeo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, tiagval disse:

sabe a marca da fonte? tem muita fonte de 600 que nao consegue fornecer nem 300w de forma decente. nao precisa das caixas pra vender, caixa nao serve pra nada. se você tem 1200 e conseguir 300 no se a8+mb sao 1500. i7 3770 por 700 placa h61 por 300 e sobraria 500 pra placa de video

 

Verifiquei aqui e é exatamente essa: Fonte Thermaltake 600W 80 Plus White Smart Series

 

agora, ClinkLinck disse:

Gargalo existe sim, mas não do jeito que você pensa, um monte de travada porque o processador não consegue acompanhar a placa.

 

Suponhamos que um processador X só consiga entregar 45 FPS. Daí você compra uma placa de vídeo que consegue entregar 60 FPS.

 

Como o processador não consegue acompanhar, ele vai rodar o jogo a 45 FPS, e vai usar 45/60 da placa, ou seja 75% da placa.

 

Se você quiser mais da placa, é só você aumentar qualidade gráfica. O jogo vai ficar bonito pelo menos.

 

Agora se você comprar a placa que entrega 45 FPS, você não pode aumentar bem as qualidades gráficas, já que ela está 100%, vai diminuir o FPS que ela consegue entregar, e no futuro, quando você comprar um processador que entregue 60 FPS, você não vai conseguir chegar nos 60 FPS com a placa sem diminuir qualidade gráfica, entendeu?

 

E se o processador tem queda de FPS com 45, ele vai ter quedas de FPS independente da placa de vídeo.

Hmm, entendi. Bom, mas pelo menos vai haver uma melhora considerável porque a placa de vídeo dedicada, como o nome sugere se dedica puramente ao processamento gráfico. Diferente da APU que tem que fazer "duas coisas ao mesmo tempo", e estaria passando a função de de CPU apenas... Se consegui me expressar bem hehe ^^

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, tiagval disse:

fonte ok. coloque no youtube pubg a8 7850k gtx 1060 e veja se o desempenho te agrada. so um toque que essa semana vi rx 580 4gb por 1150 acho q na pichau

Na Cissa ainda tem por 1200, um bom preço, 100 reais a mais por um incremento de 10% de performance.

 

RX 580 4GB

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Atretador disse:

Cara, você acha 1050Ti por R$700 + frete gratis no mercado livre :V

 

Essa ai é aquelas xing ling que os cara pega uma 550ti e muda a bios pra parecer 1050ti, cai fora disso ai.


Eu ainda prefiro pegar um i5 3570k + h61 + gtx 960 usados
ou talvez FX 8300 + MB + 1050 novos
Acho que esse A8 além do gargalo ainda vai ter stuttering, PUBG é um jogo meio mal otimizado.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@tiagval  aah, falha minha, não tinha carregado a imagem dela aqui xD

 

Gigabyte GTX1050Ti Windforce R$700,00

 

Mas essa 960 esta com um preço legal. Não tão legal quanto essa HD 7950 por R$480,00 que é basicamente uma R9 280

 

porém, R$450,00 em um i5 de 3a geração é furada. E R$300,00 ainda uma placa-mãe serie H...

Ja é preço de Ryzen3+placa-mãe AM4, faltando a memória que daria para pegar com a venda do Kit.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Atretador disse:

@tiagval  aah, falha minha, não tinha carregado a imagem dela aqui xD

 

Gigabyte GTX1050Ti Windforce R$700,00

 

Mas essa 960 esta com um preço legal. Não tão legal quanto essa HD 7950 por R$480,00 que é basicamente uma R9 280

 

porém, R$450,00 em um i5 de 3a geração é furada. E R$300,00 ainda uma placa-mãe serie H...

Ja é preço de Ryzen3+placa-mãe AM4, faltando a memória que daria para pegar com a venda do Kit.

 

Acho que não compensa muito não, por mais 150 dá pra pegar uma 1050 novinha.

 

Não é uma má ideia comprar um FX 8300 + GTX 1050. Não vai passar muito do orçamento inicial. Mas depende se a pessoa planeja fazer um upgrade futuro não muito distante.

 

FX-8300

Placa-mãe Gigabyte GA-78LMT USB3 R2

GTX 1050

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, ClinkLinck disse:

Não é uma má ideia comprar um FX 8300 + GTX 1050. Não vai passar muito do orçamento inicial. Mas depende se a pessoa planeja fazer um upgrade futuro não muito distante.

por isso gosto da ideia do i5 3 geração. ainda tem opção de dar upgrade pra um i7 3770 que é um processador que segura qualquer vga 60 fps em qualquer jogo

adicionado 4 minutos depois
8 horas atrás, Atretador disse:

Ja é preço de Ryzen3+placa-mãe AM4, faltando a memória que daria para pegar com a venda do Kit.

mas ai não vai sobrar dinheiro pra vga

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, tiagval disse:

por isso gosto da ideia do i5 3 geração. ainda tem opção de dar upgrade pra um i7 3770 que é um processador que segura qualquer vga 60 fps em qualquer jogo

Se fosse pra investir em 3a geração, eu pegaria um i5 2400 por no máximo 250 reais e uma h61 da Gigabyte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, tiagval disse:

por isso gosto da ideia do i5 3 geração. ainda tem opção de dar upgrade pra um i7 3770 que é um processador que segura qualquer vga 60 fps em qualquer jogo

adicionado 4 minutos depois

mas ai não vai sobrar dinheiro pra vga

Para isso que tem os R3 2200g, mas, isso contando com ele conseguindo vender suas memórias DDR3 para comprar DDR4. No longo termo seria mais interessante.ao meu ver, não é viável investir em FX. É por aqui, no HueZil, mesmo LGA1156/55 ainda são bem caros.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, tiagval disse:

por isso gosto da ideia do i5 3 geração. ainda tem opção de dar upgrade pra um i7 3770 que é um processador que segura qualquer vga 60 fps em qualquer jogo

Qualquer VGA não, ele segura no máximo uma GTX 1060 6gb. Uma 1070 já tem um gargalo chato. Digo por experiência própria, eu tinha um i7 3770k e GTX 1070.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Steeveantonichen disse:

Qualquer VGA não, ele segura no máximo uma GTX 1060 6gb. Uma 1070 já tem um gargalo chato. Digo por experiência própria, eu tinha um i7 3770k e GTX 1070.

60 fps

 

1070 é placa pra 1440p
A menos que ele tenha um monitor acima de 60hz ai o 3770 não da conta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@tiagval Brother, 1o q nesse vídeo aí a GPU n fica 100% o tempo todo, oscila entre 60% e 80%, ou seja, ela n vai mais porque a CPU ta limitando já, 2o q esses mapas q aí são mais leves, um Amiens com 64 players é bem + pesado q isso, 3o e mais importante, q esse vídeo é open Beta de 2016, 2 anos atrás... o jogo hoje já teve trocentos patches e expansões, está muuuito mais pesado. Veja aí q a ram nem sequer encosta os 8gb, hoje eu jogando bate nos 9~10 fácil. Veja q nesse vídeo ai de 2016 a CPU já tava próxima do limite, oscilando entre 70 e 85% de uso em todos os cores.

De novo, eu to falando por experiência própria, eu tinha um 3770k com GTX 1070 em Full HD e dava gargalo, não era muito, mas dava, a CPU varias vezes batia 100% e apesar de ficar na casa dos 60 FPS, ficava micro-travadinhas qd o processador batia 100%, era bem chato. Uma GTX 1060 6gb é o ponto ideal pra esse processador hoje.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...