Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como espalhar uma internet em uma pousada?


Posts recomendados

Oi turma, quanto tempo!

Amigos, a gente tem uma pousada pequenininha... qual o jeito mais barato, de boa eficiência, pra espalhar esse sinal de internet pela pousada? Porque fizemos uns quebra-galhos aqui, e os clientes reclamam muito.

O sinal é recebido quase que no centro/frente da pousada, e preciso levar mais pra 4 blocos que "circulam" a pousada (segue a foto)

O ideal seria usar aqueles repetidores de sinal wi-fi? Ou usar repetidores, porém com cabos? Ou até mesmo roteadores/modem com cabo? 

obs.: entendo so básico de redes
obs2.: se possivel, me mandem o modelo dos aparelhos (repetidores ou modem etc), pode ser?


Muitiiiissimo obrigado desde já!

internet na pousada.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Emanuel Maia Uma das soluções que podem ser viáveis para você é fazer uma distribuição de wifi pela rede elétrica.

O powerline da D-link.   https://www.dlink.com.br/content/powerline

 

Basicamente consiste em um emissor e um receptor. onde ambos são ligados na tomada.  Uma vez plugado e configurado o emissor, toda tomada de sua pousada recebe o sinal wifi,  bastando ter um receptor ligado em cada bloco.

 

No caso seu caso, seria 1 emissor e 5 receptores(contando com o bloco principal)

 

Este vídeo explica um pouco melhor 

 

Só não sei se isso serve para alto desempenho, por exemplo para jogar online.. e etc...  mas como é uma pousada e quer propiciar wifi para os hospedes para só navegar bem, ver youtube... acho que serve! 

Tem de vários preços, Cada caixa do powerlink contém um par.  (emissor e receptor).

 

Claro, existem outras soluções. Esta é apenas uma delas e que é uma tecnologia nova.(poderia ser um bom diferencial para sua pousada)

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que legal @DiF , nao conhecia a tecnologia!

Agora tenho algumas duvidas sobre:
1- Pra cada 1 repetidor precisaria de um emissor? Ou um emissor emite para varios receptores?
2- Aqui na pousada temos varios medidores diferente de energia. Nao entendo muito de energia, mas isso significa que não é a mesma energia pra todos os blocos ne? 

Mas valeu demais pela dica!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Emanuel Maia Não sei dizer nada muito técnico sobre a parte da energia. Mas sobre os repetidores, Basicamente você só precisa ter um emissor para todos os receptores. Como mencionei acima

12 horas atrás, DiF disse:

No caso seu caso, seria 1 emissor e 5 receptores(contando com o bloco principal) 

Contando que todas as tomadas estejam na mesma rede elétrica.

 

 

Esta é uma solução que pode ser viável quando não precisa de velocidade máxima. Explico o porque.

Quando usa a rede elétrica como distribuição de internet, a velocidade dela vai depender de vários fatores.   Como Fiação antiga, ou até mesmo novas, que foram mal feitas.   A velocidade do wifi pode ser de 20 a 25% da velocidade prometida.

 

Além disso, os receptores costumam não trabalhar muito bem quando há mais de uma marca misturada. Podem receber interferência de filtros de linha ou estabilizadores(jamais use este), por isso o indicado é ligar diretamente na tomada.

 

Embora tenha algumas desvantagens e sabendo que a redes Wi-Fi e cabeadas são muito mais rápidas e confiáveis que os adaptadores powerline,  ainda sim ele é uma possível solução e barata em alguns casos específicos onde  há lugares que você não pode levar os cabos ou colocar repetidores e tenha muitos obstáculos como paredes, portas, corredores e etc.

 

Você pode ler uma análise mais detalhada aqui: adaptador-powerline-descubra-se-plc-vale-pena-para-melhorar-wi-fi 

Tenho a mesma opinião deles. :thumbsup:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Moderador

@Emanuel Maia 

2 horas atrás, Emanuel Maia disse:

sendo assim, por causa dessa perca, e até por ter mistura de redes, o mais ideal pra gente é puxar os cabos e colocar repetidores né?

Sim.  Acredito que você possa usar um switch ligado pelo rj-45 em cada repetidor.

 

aHVjrtL.png

 

Vale ressaltar que o desenho que fiz é só para entendimento. Pois atualmente existem modems/roteadores com entradas LAN, eliminando o uso do switch.

 

Meu modem por exemplo é o Svg6582 Wi-fi e roteador. Ele possui 4 portas LAN. Eu poderia ligar até 4 repetidores via LAN.

Um uso uma delas para jogar um Ponto de acesso no segundo andar da casa.

 

O switch só é necessário se não tiver portas suficientes no modem/roteador. :thumbsup:

 

3 horas atrás, Emanuel Maia disse:

poderia me indicar um bom, bonito e barato? hehehe

Não sei de muitos, mas um que eu acho bem bonito e parece ser bom é este Comtac Repetidor/ Ponto de acesso Wifi-N 300Mbps

 

Ali no link tem uma descrição melhor, até mesmo um vídeo de review e ensinando como configurar.. tudo muito simples.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!