Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
jad3_11000

Transferir dados de fita cassete

Recommended Posts

Postado (editado)

Gabriel Torres boa tarde. Eu tenho arquivos guardados em uma fita K7 para dados que quero colocar no computador. Esses arquivos devem está em ".POM", em fim dados, e quero colocar no PC para manuseá-lo, programar/executar/gravar, e etc. O que devo fazer? Sei que primeiro tenho que ter um gravador apropriado para transferir o arquivo pro pc mas qual é esse gravador? Consigo ligar um gravador direto num PC sem uma controladora? Existe controladora para PC que trabalhe com Gravadores para fitas K7? Sei que existe Controladoras que trabalha com Fitas DAT mas é outra coisa apesar de parecidos no nome porém muito diferentes no formato do hardware. Quero aprender essa técnica mas não existe tutorial no Mercado.

Editado por jad3_11000

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@jad3_11000 Que dados em fita cassete são esses? Estão em que formato? Foram gerados por que tipo de computador ou equipamento?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tenho computador de mesa desde 85. Então tive Hotbit, TK e MSX. Além disso trabalhei na área de Telecomunicações. Portanto ficou difícil dizer qual desses seria. O que sei a respeito do que está escrito é que os arquivos estão em fita K7, maxell Data Cassette "M-90", em ASCII( Escala 20H - 7FH ) e que quero recupera-los. Sei que esses arquivos são usáveis a partir do DOS 3.0. Qual dos TK's você recomenda para manusear os arquivos? Não podendo ser um TK poderia ser um MSX mais recente? Sei também que deverá ser um computados que tenha um gravador mas terá que ser o mais recente possível pois deverá rodar o DOS 3.0 pelo menos. Obviamente é uma nomenclatura de arquivo dedicada mas não sei o autor. Não sei também se será reconhecido pelo equipamento ou pelo DOS 3.0 ou superior. Tem Controladora PCI, ISA ou Express 1X que trabalhe com gravadores de fita cassete pra dados? Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@jad3_11000 Você teria de tentar carregar essas fitas em cada um dos computadores para saber qual deles é compatível. Os dados só podem ser lidos pelo computador original, pois o formato de cada computador é único. Você pode transformar o áudio da fita cassete em um arquivo wav ou MP3, simplesmente conectando um tape deck ou gravador à entrada "line in" do seu computador. Nenhum hardware extra é necessário. Depois de o arquivo estar no formato Wav ou Mp3, é possível carregá-lo através de emuladores, caso você não tenha computadores antigos disponíveis.

 

@TabajaraLabs talvez possa ajudá-lo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×