Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Tiago souza neiva

I7 4790 + WC H80i Alta temperatura

Recommended Posts

Postado (editado)

Montei um PC gamer com as seguintes configurações:

placa-mãe: Asus b85m-e/BR

Cpu: i7 4790

Water cooler corsair H80i

Gpu: Gtx 1070 Asus strix oc

RAM: 32gb 4x8 ddr3(2x8 corsair/2x8 hiperx fury)ambas á 1600mz

Fonte: 650w

Gabinete: Thermaltake c22.

Meu problema é o seguinte,notei q dois cores estão esquentando mais q os outros dois,chegando a 89,95,99 até 100 graus em alguns jogos,(Ex:far cry 5),já troquei a pastar térmica uso a silver 5,Já fixei bem a blackplate na placa-mãe usei até umas roelinhas adicionais pra manter os parafusosos fixos sem folga,já reintalei o wc várias vezes pra ter certeza de estar certo,a bios está atualizada pro meu processador,fiz testes de stress com prime95 e dos 4 cores 2 chegam a 100 graus,notei também q o prime95 não usou 100% da minha cpu ficou em 85%,já formatei o PC pois ficava ocilando muito a temperatura,agora está estável com o PC sem uso apenas ligado.

Em Idle fica em 38-46 graus,em alguns jogos pesados a temperatura fica entre 68-85 graus ocilando até pra 65-75C,em  outros jogos e no teste de stress o Core 0 e o Core packpage ficam a mais de 90c,isso é normal,por favor me ajudem.

Desde já agradeço a cooperação.

OBS- mesmo com a alta temperatura nos cores eu joguei por mais de 1h e estava normal,não tive perda de desempenho nem lag ou travamentos.

Editado por Tiago souza neiva

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Tiago souza neiva tira um print do HDmonitor quando esses dois núcleos estão acima de 90ºC para a gente ver como estão os outros dois.

Na hora de desinstalar o water cooler, fica a marca do processador na pasta térmica do bloco? Marca uniforme ou só de um lado? Porque você pode estar fixando o bloco de forma não uniforme.

Mas pode ser defeito da CPU, que veio com a pasta TIM do die com bolha ou sem pasta de um lado, ou com muita pasta, etc. É raro, mas acontece.

Compartilhar este post

Link para o post

5afcbd9c0a51e_Imagem3.thumb.png.d5505c48faf7e46213122e45c0f12e80.png5afcbd909c2f9_Imagem2.thumb.png.5cab6231cb61993cd7510067caea534c.png5afcbd889eb8e_Imagem1.thumb.png.223ed1e8e2314d1e2c107803decac3d2.png

adicionado 1 minuto depois

Sao os testes de stress que fiz com alguns programas,não fiquei nem 3 minutos nos testes

Compartilhar este post

Link para o post
Postado (editado)

@Tiago souza neiva bom, a CPU está fazendo throttling para não fritar (está a 3Ghz, quando era para estar a uns 3.8Ghz). Mas tem um problema.

1 - os fans do H80I não poderiam estar a 1000rpm quando a CPU está quase fritando. Eram para estar a 2400rpm (mais do que o dobro).

2 - a bomba também não poderia estar a 2325rpm, mas por volta de 3000rpm.

Você instalou os fans e a bomba direito? Por que você não setou a bomba no máximo no Corsair Link? Porque os fans estão apenas a 1000rpm?

Se você não conseguiu ver que os fans e a bomba estão com a rotação errada, muito provavelmente o water cooler está instalado errado também. 

Melhor estudar alguns vídeos no YouTube e refazer tudo de novo. De preferência com uma pasta térmica que não seja essa AS5, que é muito antiga e muito falsificada. Tem pastas bem melhores hoje em dia, como a MasterGel Nano ou a MX-4 de embalagem azul marinho.

Comprou esse i7-4790 usado no ML ou de oficina de micro?

EDIT: aplicou a pasta com o método da gota?

Editado por Contiusa

Compartilhar este post

Link para o post
Postado (editado)

na questão da bomba e da rotação dos fans foi erro meu,wc estava no modo silencioso,como eu estava ocupado nem prestei atenção,irei fazer outro teste com wc em performace no máximo. agora sobre a bomba estar em 2325rpm ela sempre ficou assim desde quando um colega instalou ela pra mim aqui, o processador comprei de um amigo q estava se mudando e foi vendendo partes do seu PC...quando comprei tinha 10 meses de uso,ele só usava pra jogar skyrim,irei providenciar uma pasta térmica melhor segundo o q você informou.

adicionado 27 minutos depois

na questão da bomba e da rotação dos fans foi erro meu,wc estava no modo silencioso,como eu estava ocupado nem prestei atenção,irei fazer outro teste com wc em performace no máximo. agora sobre a bomba estar em 2325rpm ela sempre ficou assim desde quando um colega instalou ela pra mim aqui, o processador comprei de um amigo q estava se mudando e foi vendendo partes do seu PC...quando comprei tinha 10 meses de uso,ele só usava pra jogar skyrim,irei providenciar uma pasta térmica melhor segundo o q você informou.                                     Novos testes com as fan do wc no modo performace,testes realizados com Intel(R) Extreme Tuning Utility

imagem 1.png

imagem 2.png

imagem 3.png

imagem 5 test stress.png

Editado por Tiago souza neiva

Compartilhar este post

Link para o post
12 horas atrás, Tiago souza neiva disse:

sobre a bomba estar em 2325rpm ela sempre ficou assim

Qual é o modelo exato de H80i? Por exemplo: CW-9060024-WW.

Dá para tirar um print do HMmonitor para ver as temperaturas da CPU? Esse Corsair Link só serve para ver os dados do water cooler.

Mas não rode o Prime. É muito forte. Instale o AIDA64 e rode o teste de estresse por uns 5 minutos apenas com CPU marcado. Se puder deixar a aba do AIDA aberto no print é melhor, para saber se está fazendo throttling.

Compartilhar este post

Link para o post

Depois q troquei o Blackplate e coloquei certo o PC nem liga mais kkk,ele chega a ligar rodar as ventoinha e tudo mas não da imagem,troquei os pentes de lugar limpei com borracha e nada notei q os 2 primeiros slots não estão funcionando parou do nada,nos outros 2  slots o PC chega a ligar mas não entra nem na bios,já reservei pela bateria pelo jumper mas nada até agora

Compartilhar este post

Link para o post

@Tiago souza neiva você provavelmente está fazendo um sanduiche do PCB da placa-mãe e dando curto, interrompendo os sinais dos slots de memória. Alguns coolers quando são apertados demais fazem o micro não dar boot justamente pelo o que eu falei.

Retire todas as arruelas a mais que você colocou e instale ele como veio na caixa. Vá com calma. Do jeito que está indo, você vai acabar levando a CPU e a placa-mãe para o saco.

Compartilhar este post

Link para o post

Certo irei fazer isso amanhã,pensei também até em fazer uma limpeza na placa-mãe com álcool isopropilico,lavar bem a placa e contectores e montar o ocorrido de novo o que você acha?é uma boa ideia?posso lavar o conector do processador e das memorias com esse álcool?

Compartilhar este post

Link para o post

@Tiago souza neiva melhor mexer o mínimo possível. Só se fosse uma placa-mãe muito velha. 

Pode limpar os contatos da memória com o álcool isopropílico e passar um pincel nos slots de memória e depois dar uma soprada, mas não recomendo mexer no processador. melhor deixar ele quieto no soquete e limpar a pasta com ele preso naquela capa de metal.

Mas se certifique de que o álcool secou, do contrário vai fritar a placa-mãe.

Compartilhar este post

Link para o post

adicionado 10 minutos depois

Notei também que o wc tem aquele sistema de puxar o ar pra fora ou seja ele tem 2 coolers no radiador de um lado e de outro,ele está instalado no PC só com 1 coolers no radiador o outro foi colocando no gabinete,mas está conectado no controlador do bloco então posso regular a ventoinha normalmente,acho q o cara fez isso pra ter mais espaço no PC,pois tenho a caixa e manuais do wc q vi esse detalhes do coolers

adicionado 24 minutos depois

20180517_084017.jpg

20180517_080500.jpg

adicionado 29 minutos depois

Olha a foto de como fica a pasta térmica a primeira foto foi no cooler box,PC nem liga mais então não pude ver como ficaria a temperatura com esse cooler patrão.

Segunda foto é com water cooler,olha como fica a pasta,já apliquei e reapliquei inúmeras vezes,com pouca pasta,pouco mais.

Agora você mencionou pra eu tirar as rodelas do Blackplate,eu fazendo isso ele irá ficar frouxo na mobo,será q é assim mesmo,só fixa direito após bloco no lugar?

Compartilhar este post

Link para o post

Problema resolvido,lavei a placa-mãe com o alchool isopropílico,temperatura agora estável não passa de 70 graus nos testes de stress.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais