Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

I7 4790 + WC H80i Alta temperatura


Posts recomendados

Montei um PC gamer com as seguintes configurações:

placa-mãe: Asus b85m-e/BR

Cpu: i7 4790

Water cooler corsair H80i

Gpu: Gtx 1070 Asus strix oc

RAM: 32gb 4x8 ddr3(2x8 corsair/2x8 hiperx fury)ambas á 1600mz

Fonte: 650w

Gabinete: Thermaltake c22.

 

Meu problema é o seguinte,notei q dois cores estão esquentando mais q os outros dois,chegando a 89,95,99 até 100 graus em alguns jogos,(Ex:far cry 5),já troquei a pastar térmica uso a silver 5,Já fixei bem a blackplate na placa-mãe usei até umas roelinhas adicionais pra manter os parafusosos fixos sem folga,já reintalei o wc várias vezes pra ter certeza de estar certo,a bios está atualizada pro meu processador,fiz testes de stress com prime95 e dos 4 cores 2 chegam a 100 graus,notei também q o prime95 não usou 100% da minha cpu ficou em 85%,já formatei o PC pois ficava ocilando muito a temperatura,agora está estável com o PC sem uso apenas ligado.

Em Idle fica em 38-46 graus,em alguns jogos pesados a temperatura fica entre 68-85 graus ocilando até pra 65-75C,em  outros jogos e no teste de stress o Core 0 e o Core packpage ficam a mais de 90c,isso é normal,por favor me ajudem.

Desde já agradeço a cooperação.

 

OBS- mesmo com a alta temperatura nos cores eu joguei por mais de 1h e estava normal,não tive perda de desempenho nem lag ou travamentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tiago souza neiva tira um print do HDmonitor quando esses dois núcleos estão acima de 90ºC para a gente ver como estão os outros dois.

 

Na hora de desinstalar o water cooler, fica a marca do processador na pasta térmica do bloco? Marca uniforme ou só de um lado? Porque você pode estar fixando o bloco de forma não uniforme.

 

Mas pode ser defeito da CPU, que veio com a pasta TIM do die com bolha ou sem pasta de um lado, ou com muita pasta, etc. É raro, mas acontece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tiago souza neiva bom, a CPU está fazendo throttling para não fritar (está a 3Ghz, quando era para estar a uns 3.8Ghz). Mas tem um problema.

 

1 - os fans do H80I não poderiam estar a 1000rpm quando a CPU está quase fritando. Eram para estar a 2400rpm (mais do que o dobro).

 

2 - a bomba também não poderia estar a 2325rpm, mas por volta de 3000rpm.

 

Você instalou os fans e a bomba direito? Por que você não setou a bomba no máximo no Corsair Link? Porque os fans estão apenas a 1000rpm?

 

Se você não conseguiu ver que os fans e a bomba estão com a rotação errada, muito provavelmente o water cooler está instalado errado também. 

 

Melhor estudar alguns vídeos no YouTube e refazer tudo de novo. De preferência com uma pasta térmica que não seja essa AS5, que é muito antiga e muito falsificada. Tem pastas bem melhores hoje em dia, como a MasterGel Nano ou a MX-4 de embalagem azul marinho.

 

Comprou esse i7-4790 usado no ML ou de oficina de micro?

 

EDIT: aplicou a pasta com o método da gota?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

na questão da bomba e da rotação dos fans foi erro meu,wc estava no modo silencioso,como eu estava ocupado nem prestei atenção,irei fazer outro teste com wc em performace no máximo. agora sobre a bomba estar em 2325rpm ela sempre ficou assim desde quando um colega instalou ela pra mim aqui, o processador comprei de um amigo q estava se mudando e foi vendendo partes do seu PC...quando comprei tinha 10 meses de uso,ele só usava pra jogar skyrim,irei providenciar uma pasta térmica melhor segundo o q você informou.

adicionado 27 minutos depois

na questão da bomba e da rotação dos fans foi erro meu,wc estava no modo silencioso,como eu estava ocupado nem prestei atenção,irei fazer outro teste com wc em performace no máximo. agora sobre a bomba estar em 2325rpm ela sempre ficou assim desde quando um colega instalou ela pra mim aqui, o processador comprei de um amigo q estava se mudando e foi vendendo partes do seu PC...quando comprei tinha 10 meses de uso,ele só usava pra jogar skyrim,irei providenciar uma pasta térmica melhor segundo o q você informou.                                     Novos testes com as fan do wc no modo performace,testes realizados com Intel(R) Extreme Tuning Utility

imagem 1.png

imagem 2.png

imagem 3.png

imagem 5 test stress.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Tiago souza neiva disse:

sobre a bomba estar em 2325rpm ela sempre ficou assim

 

Qual é o modelo exato de H80i? Por exemplo: CW-9060024-WW.

 

Dá para tirar um print do HMmonitor para ver as temperaturas da CPU? Esse Corsair Link só serve para ver os dados do water cooler.

 

Mas não rode o Prime. É muito forte. Instale o AIDA64 e rode o teste de estresse por uns 5 minutos apenas com CPU marcado. Se puder deixar a aba do AIDA aberto no print é melhor, para saber se está fazendo throttling.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois q troquei o Blackplate e coloquei certo o PC nem liga mais kkk,ele chega a ligar rodar as ventoinha e tudo mas não da imagem,troquei os pentes de lugar limpei com borracha e nada notei q os 2 primeiros slots não estão funcionando parou do nada,nos outros 2  slots o PC chega a ligar mas não entra nem na bios,já reservei pela bateria pelo jumper mas nada até agora

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tiago souza neiva você provavelmente está fazendo um sanduiche do PCB da placa-mãe e dando curto, interrompendo os sinais dos slots de memória. Alguns coolers quando são apertados demais fazem o micro não dar boot justamente pelo o que eu falei.

 

Retire todas as arruelas a mais que você colocou e instale ele como veio na caixa. Vá com calma. Do jeito que está indo, você vai acabar levando a CPU e a placa-mãe para o saco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo irei fazer isso amanhã,pensei também até em fazer uma limpeza na placa-mãe com álcool isopropilico,lavar bem a placa e contectores e montar o ocorrido de novo o que você acha?é uma boa ideia?posso lavar o conector do processador e das memorias com esse álcool?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tiago souza neiva melhor mexer o mínimo possível. Só se fosse uma placa-mãe muito velha. 

 

Pode limpar os contatos da memória com o álcool isopropílico e passar um pincel nos slots de memória e depois dar uma soprada, mas não recomendo mexer no processador. melhor deixar ele quieto no soquete e limpar a pasta com ele preso naquela capa de metal.

 

Mas se certifique de que o álcool secou, do contrário vai fritar a placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

adicionado 10 minutos depois

Notei também que o wc tem aquele sistema de puxar o ar pra fora ou seja ele tem 2 coolers no radiador de um lado e de outro,ele está instalado no PC só com 1 coolers no radiador o outro foi colocando no gabinete,mas está conectado no controlador do bloco então posso regular a ventoinha normalmente,acho q o cara fez isso pra ter mais espaço no PC,pois tenho a caixa e manuais do wc q vi esse detalhes do coolers

adicionado 24 minutos depois

20180517_084017.jpg

20180517_080500.jpg

adicionado 29 minutos depois

Olha a foto de como fica a pasta térmica a primeira foto foi no cooler box,PC nem liga mais então não pude ver como ficaria a temperatura com esse cooler patrão.

 

Segunda foto é com water cooler,olha como fica a pasta,já apliquei e reapliquei inúmeras vezes,com pouca pasta,pouco mais.

Agora você mencionou pra eu tirar as rodelas do Blackplate,eu fazendo isso ele irá ficar frouxo na mobo,será q é assim mesmo,só fixa direito após bloco no lugar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...