Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vale a pena investir no meu PC ou já está muito defasado?


Posts recomendados

Olá, 

 

Atualmente, possuo o seguinte PC:

 

FX-6300

Placa-mãe gigabyte ga-78lmt-s2 rev. 1.0

8gb ddr3 1333mhz

HD 1TB

GTX 760 2GB

 

Minha duvida é: Vale a pena colocar um SSD e + 8GB de RAM? Vou sentir alguma mudança consideravel no cotidiano com esses acrescimos? A ram não poderia ser utilizada em um futuro upgrade, já que agora é tudo ddr4...E essa mobo nao tem sata 3, então o ssd não estaria sendo utilizado ao maximo, certo?

 

Jogo, basicamente, PUBG e CS:GO. Pretendia montar um pc novo (i5 ou ryzen equivalente + gtx 1060 6gb) daqui alguns meses, se os preços ficarem mais convidativos. 

 

Ah, mais uma dúvida. No dia-a-dia e em jogos, vale mais 8GB ddr4 ou 16gb ddr3?

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, JoãoMarcos1990 disse:

Olá, 

 

Atualmente, possuo o seguinte PC:

 

FX-6300

Placa-mãe gigabyte ga-78lmt-s2 rev. 1.0

8gb ddr3 1333mhz

HD 1TB

GTX 760 2GB

 

Minha duvida é: Vale a pena colocar um SSD e + 8GB de RAM? Vou sentir alguma mudança consideravel no cotidiano com esses acrescimos? A ram não poderia ser utilizada em um futuro upgrade, já que agora é tudo ddr4...E essa mobo nao tem sata 3, então o ssd não estaria sendo utilizado ao maximo, certo?

 

Jogo, basicamente, PUBG e CS:GO. Pretendia montar um pc novo (i5 ou ryzen equivalente + gtx 1060 6gb) daqui alguns meses, se os preços ficarem mais convidativos. 

 

Ah, mais uma dúvida. No dia-a-dia e em jogos, vale mais 8GB ddr4 ou 16gb ddr3?

 

Abraço

Mesmo que o SSD não seja utilizado ao máximo, você ainda vai notar um PC mais rápido. Então não tem problema comprar ele agora, já que você planeja trocar de kit.

 

Quanto a colocar mais 8GB, jogos hoje em dia não costumam usar mais que isso. Só jogos bem mal otimizados.

 

Eu sugeriria você segurar e comprar um kit novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 gb já está bom demais! Agora um ssd sim seria interessante mesmo que seja limitado pela placa-mãe. E se você tem esse dinheiro pra gastar na memória, vende essa tua placa de vídeo por uns 500-700 dependendo do uso, e compra uma 1050 ou uma 1050ti, vai ser um bom investimento!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Eric Alcântara Lima disse:

8 gb já está bom demais! Agora um ssd sim seria interessante mesmo que seja limitado pela placa-mãe. E se você tem esse dinheiro pra gastar na memória, vende essa tua placa de vídeo por uns 500-700 dependendo do uso, e compra uma 1050 ou uma 1050ti, vai ser um bom investimento!

A 1050 é um pouco melhor que a 760. A 1050Ti é 20% melhor que a 1050, acho que não compensa tanto assim investir em uma placa de vídeo. Principalmente agora que os preços estão começando a abaixar (e vão abaixar mais).

 

Se for investir em placa de vídeo tem que ser pelo menos uma 1060, na minha opinião.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, ClinkLinck disse:

A 1050 é um pouco pior que a 760. A 1050Ti é 20% melhor, acho que não compensa tanto assim investir em uma placa de vídeo. Principalmente agora que os preços estão começando a abaixar (e vão abaixar mais).

 

Se for investir em placa de vídeo tem que ser pelo menos uma 1060, na minha opinião.

Mas lembre-se que ele usa um fx6300, o que daria gargalo em uma 1060 6gb, nada que se torne injogável mas saiba que o seu processador não leva ela aos 100%

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Eric Alcântara Lima disse:

Mas lembre-se que ele usa um fx6300, o que daria gargalo em uma 1060 6gb, nada que se torne injogável mas saiba que o seu processador não leva ela aos 100%

O cara vai trocar de processador no futuro, não tem problema ter gargalo agora.

Sem falar que o 6300 já entrega 60FPS, só travar o VSync e leva de boas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, ClinkLinck disse:

7ª Geração em 2018 é um péssimo investimento. Ou compra i5-8400 ou Ryzen 5 2600.

O 8400 é literalmente o mesmo preço que o 7400.

Claro que não! Veja os preços de placa-mãe 700-1000 reais as mais simples, só citei a b250 porque tem mais slots ddr4, a H110 é 300 reais mais barata!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O duro do i5-8400 é o preço da placa-mãe, né? Pelo que eu tava vendo a mais barata sai lá pelos 600 conto. Sobre trocar a placa de vídeo, a intenção era pegar uma GTX 1060 em novembro/dezembro mesmo, quando recebo um dinheiro a mais.

 

O ryzen 5 2400g entra como nessa história? Ficaria defasado muito rápido? Meu fx6300 era valente quando comprei, em poucos jogos dava tanta diferença pros da Intel. Aí passou uns 2 anos e a diferença foi ficando grande kkkk. Na época paguei 400 na Mobo + processador, então n posso reclamar também.

 

Tenho uma dúvida sobre a fonte também. Tenho um da zalman, 500w 80 plus (creio que White). Foi comprada com o resto do Pc, em 2014. Fazendo um upgrade eu teria que trocar a fonte, por ela estar "velha"?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Eric Alcântara Lima disse:

Claro que não! Veja os preços de placa-mãe 700-1000 reais as mais simples, só citei a b250 porque tem mais slots ddr4, a H110 é 300 reais mais barata!

500 Reais em uma B360.

Faz 1 mês que os chipsets novos saíram.

E mesmo assim, você pode comprar uma B360 com um i3 8100, e gastar o mesmo tanto que um i5 7400 com H110, e você vai ter uma performance melhor com melhores upgrades no futuro.

 

 

2 minutos atrás, JoãoMarcos1990 disse:

O duro do i5-8400 é o preço da placa-mãe, né? Pelo que eu tava vendo a mais barata sai lá pelos 600 conto. Sobre trocar a placa de vídeo, a intenção era pegar uma GTX 1060 em novembro/dezembro mesmo, quando recebo um dinheiro a mais.

 

O ryzen 5 2400g entra como nessa história? Ficaria defasado muito rápido? Meu fx6300 era valente quando comprei, em poucos jogos dava tanta diferença pros da Intel. Aí passou uns 2 anos e a diferença foi ficando grande kkkk. Na época paguei 400 na Mobo + processador, então n posso reclamar também.

 

Tenho uma dúvida sobre a fonte também. Tenho um da zalman, 500w 80 plus (creio que White). Foi comprada com o resto do Pc, em 2014. Fazendo um upgrade eu teria que trocar a fonte, por ela estar "velha"?

 

 

Não precisa trocar a Fonte.

O 2400G envelheceria melhor que o i3 8100, e quando envelhecesse, era só trocar por um Ryzen 5 4ª geração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resumindo (minha opinião), para agora investiria em uma 1060 6gb, caso tenha um pouco de paciência epera o lançamento da nova geração da Nvidia porque os preços podem baixar, não sei de certeza se sua fonte aguenta!

Para um upgrade caso você queira uma plataforma mais recente um i5 8400 com uma placa h310. Ou um i5 8600k com uma placa z370, o que já permite um overclock, que a longo prazo pode fazer diferença, lembrando que esses processadores K não acompanham cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, ClinkLinck disse:

500 Reais em uma B360.

Faz 1 mês que os chipsets novos saíram.

E mesmo assim, você pode comprar uma B360 com um i3 8100, e gastar o mesmo tanto que um i5 7400 com H110, e você vai ter uma performance melhor com melhores upgrades no futuro.

 

 

 

 

Não precisa trocar a Fonte.

O 2400G envelheceria melhor que o i3 8100, e quando envelhecesse, era só trocar por um Ryzen 5 4ª geração.

Desculpe a leiguice, mas quer dizer então que os ryzen de 4° geração serão compatíveis com as placas-mae atuais? 

 

Fiquei tentado na ideia do ryzen 2400g kkkk.

 

O duro dessa placa-mãe minha é que não tem nem como fazer upgrade, já que o fx- 8300 também não seguraria legal uma 1060. Tenho receio de acontecer algo do tipo novamente.

 

Mais uma pergunta: quanto é, atualmente, o preço justo dessas combinações? 

 

@Eric a segunda combinação ficaria muito cara pra mim, posso gastar no máximo uns 2 mil (a vista) com Mobo + processador + ram (já q a minha n poderia ser reaproveitada) + um ssd, de preferência kkkk.

 

Dentro dessa faixa, dá jogo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, JoãoMarcos1990 disse:

Desculpe a leiguice, mas quer dizer então que os ryzen de 4° geração serão compatíveis com as placas-mae atuais? 

 

Fiquei tentado na ideia do ryzen 2400g kkkk.

 

O duro dessa placa-mãe minha é que não tem nem como fazer upgrade, já que o fx- 8300 também não seguraria legal uma 1060. Tenho receio de acontecer algo do tipo novamente.

 

Mais uma pergunta: quanto é, atualmente, o preço justo dessas combinações? 

Quais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, JoãoMarcos1990 disse:

Desculpe a leiguice, mas quer dizer então que os ryzen de 4° geração serão compatíveis com as placas-mae atuais? 

 

Fiquei tentado na ideia do ryzen 2400g kkkk.

 

O duro dessa placa-mãe minha é que não tem nem como fazer upgrade, já que o fx- 8300 também não seguraria legal uma 1060. Tenho receio de acontecer algo do tipo novamente.

 

Mais uma pergunta: quanto é, atualmente, o preço justo dessas combinações? 

Sim, os Ryzen de 4ª Geração vão ser compatíveis com as placas-mãe atuais da AMD.

 

B350 + 2400G = 1100 reais.

B360 + 8400 = 1250 reais.

B360 + 8100 = 1000 reais.

 

Preços baseados na KaBuM. Podem ser diferentes em outras lojas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Eric Alcântara Lima disse:

Quais?

I5-8400 + a placa-mãe, 2400g + a placa-mãe e 2600 mais a placa

 

Opa, o Clinck respondeu kkk.

 

A diferença de preço entre eles é bem menor do que eu esperava, agora fico ainda mais na dúvida...

 

Se fosse o dinheiro de vocês, o que vocês fariam?

 

Muitíssimo obrigado pela ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, JoãoMarcos1990 disse:

O duro do i5-8400 é o preço da placa-mãe, né? Pelo que eu tava vendo a mais barata sai lá pelos 600 conto. Sobre trocar a placa de vídeo, a intenção era pegar uma GTX 1060 em novembro/dezembro mesmo, quando recebo um dinheiro a mais.

 

O ryzen 5 2400g entra como nessa história? Ficaria defasado muito rápido? Meu fx6300 era valente quando comprei, em poucos jogos dava tanta diferença pros da Intel. Aí passou uns 2 anos e a diferença foi ficando grande kkkk. Na época paguei 400 na Mobo + processador, então n posso reclamar também.

 

Tenho uma dúvida sobre a fonte também. Tenho um da zalman, 500w 80 plus (creio que White). Foi comprada com o resto do Pc, em 2014. Fazendo um upgrade eu teria que trocar a fonte, por ela estar "velha"?

 

Se vai comprar a placa de vídeo no final do ano, não seria melhor comprar o PC todo de uma vez no final do ano também ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu iria no Ryzen 5 2600.

Sim, o 8400 te daria mais FPS, mas isso só vale no jogo. Em outras tarefas o Ryzen 2600 lidera no poder de processamento. Sem falar que os jogos estão começando a utilizar cada vez mais threads, então o 2600 vai envelhecer melhor.

 

Além disso, vou poder colocar até um Ryzen 7 4a geração, então quando eu precisar de um processador mais potente não vou precisar comprar placa-mãe e memória DDR5, inclusive dando até para pegar ele usado depois de bastante tempo de lançamento.

 

Se não fosse todas essas vantagens, eu iria de i5 8400.

 

Tem o 2400G também, ele vai perder bastante para o 8400, mas o combo dele está competindo mais com o i3 do que com o i5, ele está ali na transição de um i3 para i5 em termos de performance.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!