Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá gente bom dia, esta semana encontrei um computador aqui em casa que não usava havia anos, então decidi dar para minha irmã já que ela utilizava um 775 dei para ela poder usar AutoCad, Revit, entre outros, porém o processador tem um TDP um tanto quanto alto, desde que ao terminar de montar ele ficava desligando, eu tinha 99% de certeza que era superaquecimento, porém eu cheguei até trocar pasta térmica e cooler da AMD(Postarei fotos dos coolers que possuo), até cheguei à trocar os Thermal Pad's do northbridge para aproveitar a limpeza e mesmo assim continuava desligando. Então fui fuçando no BIOS que vi que a opção C1E Support estava habilitada, portanto a desabilitei e consegui acessar o sistema tranquilamente, porém com pé atrás pois eu sempre deixo ativado esta opção, ao entrar no sistema(tinha terminado de formatar), não instalei nada, drivers nem nada, somente o cpu z e o HWmonitor e fiz um teste de stress que o processador chega perto dos 75ºC coisa bem alta para este processador.

Portanto eu não sei qual seria um cooler com bom custo benefício atualmente que possa deixa a temperatura abaixo dos 50ºC em Full Load, não precisa ser um Water Cooler de 360mm, porém um air cooler acho que seria legal.

Segue as configurações da máquina.

placa-mãe: ASUS M3N-HD/HDMI

Processador: Phenom X4 9850 2.5GHz com 126w de TDP.

Memória: 2x1GB DDR2 533MHz(Comprei 4x2GB DDR2 800MHz, chegam dia 25).

PS: O processador  parado ele fica perto dos 40ºC porém se chegar a 100% a temperatura aumenta drasticamente.

Stress do CPU:

IMG_20180518_100942193.thumb.jpg.af594a1af1fcf70dcd6baf1dc5e21021.jpg

Parece que em stress está atingindo isso em 1250MHz ou seja o processador nem chega em seu clock de 2500Mhz. Embora mostre 2500MHz está errado pois ao reabrir o CPU-Z ele fica em 1250MHz.

Temperaturas: Fica em 73ºC à 78ºC, está menor pois encerrei a temperatura após 5 min de stress.

IMG_20180518_100956397.thumb.jpg.c1dc48985a4b93e3ea68597a326cc84c.jpg

Coolers que possuo livres para este socket:

IMG_20180518_102441273.thumb.jpg.63135b0572eb0c8dfcd443ec44958bc4.jpg

• Solução
Postado

@GabrielLP14 os Gammaxx são uma boa opção. S40 ou 400. Mas instale com uma pasta térmica boa, pois a OEM da DeepCool não é muito legal. Ou então um Frio Silent 12 ou 14 (o 14 ocupa o primeiro slot PCIe). Os Frio Silent eu acho que não vão ser compatíveis com um possível AM4 no futuro.

• Curtir 1
Postado

@GabrielLP14 se você fosse comprar esse cooler na época em que o 9850 foi lançado, você poderia se preocupar e escolher um cooler mais forte, mas agora eu acho que é mais para colocar um cooler decente para controlar as temperaturas. Deve baixar bem em relação ao cooler box, que é o intuito inicial. 

Mas se for fazer overclock e tal, tem o Neptwin. Mas já é um cooler grande para um micro caseiro / para navegar e usar office.

Postado

Ei amigo, não é só o cooler que ajuda a diminuir a temperatura, aqui algumas pastas térmicas top e baratas: 

OCX GELID da Pcyes: 

https://www.terabyteshop.com.br/produto/8691/pasta-termica-ocx-1g-gelid-ocx01gld-by-pcyes

ou essa + top:

Cooler Master Gel Maker Nano

Ou também pode tentar realizar um DELID nesse processador. Antes terá que pesquisar se a chapa de metal (IHS) do CPU não é soldada no DIE (Chip) do processador nesse caso pode tentar o DELID, além disse pode lapidar o seu IHS. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!