Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual Windows usar no G4560 + DDR4?


Dutra85

Posts recomendados

  Boa noite pessoal!

 Bom, tenho um Q6600 com 4GB DDR2(800) + HD5450. Como se sabe é um conjunto bem antigo(apesar de ser bastante útil, para o que eu rodo). Infelizmente minha placa está com alguns capacitores estourados. Como se sabe esse processador esquenta bastante... A máquina vem tendo alguns "probleminhas", preferi investir num "kit" novo.

 Peguei um G4560 com 4GB DDR4(2400) e uma fonte nova(Corsair CX450, que iria usar na conf. antiga), tudo ainda está para chegar. Vou usar o resto das peças que já tinha(HD, gabinete, GPU)... Vi e li algumas coisas a respeito do Win 7(falta de suporte, compatibilidade, etc..). Instalei na minha máquina atual o Win 10 LTSB(foi o que achei + fácil), fiz as adaptações(para evitar os conhecidos aborrecimentos), mas ainda prefiro o Win 7. Como meu uso é quase sempre básico(navegação, filmes, YouTube, Doc.), exceto em edição de vídeos(YouTube, que meu Q6600 faz tranquilo) não queria sair do 7...

 Minha dúvida é, se eu permanecer no Win 7 usando essa nova plataforma eu corro algum risco de perder desempenho(ou não aproveitar todo o desempenho desse conjunto)? Minha questão é só desempenho mesmo, não ligo para as novidades do Win 10, não me interessa... obrigado a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Dutra85 disse:

 

 Minha dúvida é, se eu permanecer no Win 7 usando essa nova plataforma eu corro algum risco de perder desempenho(ou não aproveitar todo o desempenho desse conjunto)? Minha questão é só desempenho mesmo, não ligo para as novidades do Win 10, não me interessa... obrigado a todos.

Editado 3 minutos por Dutra85

O G4560 é skylake e o Windows 10 é o único SO suportado. Até dá pra usar no Windows 7 mas pode ser que fique instável. Sobre a performance, a única diferença seria o DX12 que dá um pouco mais de fps mas dependendo da placa de vídeo e do jogo pode não ser algo muito significante.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O seu processador não tem suporte oficial com qualquer coisa que não seja o Windows 10; não quer dizer que não funcione (longe disso), mas você deixa de receber atualizações de segurança e correções de bugs, então é melhor usar o 10. E independente disso, o 10 é um OS melhor de qualquer jeito, então vale a pena usar.

 

Se é questão de ter algum problema, nós podemos tentar te ajudar a resolver. Mas se é questão de interface, coloque o 10 e customize para ficar mais parecido com o 7.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

eu tenho uma config parecida e nao vejo outra opcao q nao seja o windows 10..

 Opa xará, kkkkk. Vi aqui, porém se tem um belo UP em relação a mim, o dobro de RAM e uma placa de vídeo beeeem superior, kkk. Achei o Win 10 um tanto "pesado"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Dutra85 disse:

 Opa xará, kkkkk. Vi aqui, porém se tem um belo UP em relação a mim, o dobro de RAM e uma placa de vídeo beeeem superior, kkk. Achei o Win 10 um tanto "pesado"

 

olha, e se eu te disser q rodo o windows 10 tranquilo num notebook de 7 anos atrás ainda com a primeira geração de core i5 e com 2gb de ram?

 

agora se você acha que fica pesado para os programas q usa e etc, ai o problema está na quantidade de memoria, nao no sistema em si.. afinal de contas, o windows normalmente já consome uma memoria ram bem considerável e ficar no limiar nao é das melhores coisas, ainda q funcione diga-se... windows 7, 8 em diante já tem essa pedida.. você nao teria problemas se fosse adotar algo jurássico como o windows xp, por exemplo q rodava em qualquer calculadora.. mas nao é o caso pois se trata de sistema obsoleto, descontinuado..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Daniel Lee disse:

O G4560 é skylake e o Windows 10 é o único SO suportado. Até dá pra usar no Windows 7 mas pode ser que fique instável. Sobre a performance, a única diferença seria o DX12 que dá um pouco mais de fps mas dependendo da placa de vídeo e do jogo pode não ser algo muito significante.

Na verdade nem Jogo Daniel, e minha placa tb não dá suporte ao DX12... :(

2 minutos atrás, Imakuni disse:

O seu processador não tem suporte com qualquer coisa que não seja o Windows 10; não quer dizer que não funcione (longe disso), mas você deixa de receber atualizações de segurança e correções de bugs, então é melhor usar o 10. E independente disso, o 10 é um OS melhor de qualquer jeito, então vale a pena usar.

 

Se é questão de ter algum problema, nós podemos tentar te ajudar a resolver. Mas se é questão de interface, coloque o 10 e customize para ficar mais parecido com o 7.

 Então Imakuni, eu tb nem faço atualizações, por isso tb o interesse na LTSB. De fato o medo é com relação ao desempenho, nem questão de design ou local diferente das coisas(isso eu vou me adaptando). É porque esse Win parece ter um consumo mais voraz de RAM... Apesar de depois de mexer por aqui está até "aceitável". Mas usando o Chrome a coisa fica feia, consome bem mais(na minha máquina) em relação ao 7.

adicionado 4 minutos depois
3 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

 

olha, e se eu te disser q rodo o windows 10 tranquilo num notebook de 7 anos atrás ainda com a primeira geração de core i5 e com 2gb de ram?

 

agora se você acha que fica pesado para os programas q usa e etc, ai o problema está na quantidade de memoria, nao no sistema em si.. afinal de contas, o windows normalmente já consome uma memoria ram bem considerável e ficar no limiar nao é das melhores coisas, ainda q funcione diga-se... windows 7, 8 em diante já tem essa pedida.. você nao teria problemas se fosse adotar algo jurássico como o windows xp, por exemplo q rodava em qualquer calculadora.. mas nao é o caso pois se trata de sistema obsoleto, descontinuado..

Até que está rodando de boa aqui.. Inclusive não sei se tento ficar usando essa versão(LTSB) ou se tento pegar a Home ou Pro.. Sinceramente alguns recursos não usarei, nem quero. Mas vi tantas discussões sobre o assunto(cada um fala uma coisa), que não sei se é melhor usar essa mesmo ou tentar adequar a outra, já que pelo visto vou ter que ficar com o Win 10 mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Dutra85 disse:

Então Imakuni, eu tb nem faço atualizações, por isso tb o interesse na LTSB.

Péssima ideia. Tudo bem não atualizar toda semana, isso realmente é chato. Mas de vez em quando, é necessário atualizar sim, principalmente por questão de segurança.

 

3 minutos atrás, Dutra85 disse:

É porque esse Win parece ter um consumo mais voraz de RAM... Apesar de depois de mexer por aqui está até "aceitável". Mas usando o Chrome a coisa fica feia, consome bem mais(na minha máquina) em relação ao 7.

Não é tanto que o Windows 10 "consome mais RAM" no sentido de não saber usar, mas sim que ele toma a liberdade de fazer mais uso da RAM que você tem para economizar outras coisas. Quando começa a faltar, ele automaticamente começa a dar uma segurada no consumo*.

 

Ah, e quanto ao Chrome... bem, aí é culpa do chrome, ele é conhecido por ser papa-RAM. Como você tem pouca RAM, eu sugiro usar o Firefox novo, é basicamente um Chrome menos beberrão.

 

 

*Assumindo que você não esteja com problema de vazamento de RAM, que é outra história.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Imakuni disse:

Péssima ideia. Tudo bem não atualizar toda semana, isso realmente é chato. Mas de vez em quando, é necessário atualizar sim, principalmente por questão de segurança.

 

Não é tanto que o Windows 10 "consome mais RAM" no sentido de não saber usar, mas sim que ele toma a liberdade de fazer mais uso da RAM que você tem para economizar outras coisas. Quando começa a faltar, ele automaticamente começa a dar uma segurada no consumo*.

 

Ah, e quanto ao Chrome... bem, aí é culpa do chrome, ele é conhecido por ser papa-RAM. Como você tem pouca RAM, eu sugiro usar o Firefox novo, é basicamente um Chrome menos beberrão.

 

 

*Assumindo que você não esteja com problema de vazamento de RAM, que é outra história.

Mas e então, usar a LTSB ou alguma outra?(Recomendação pessoal de vcs). Assim que pegar o kit vou formatar e fazer uma instalação do zero..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Dutra85 disse:

Até que está rodando de boa aqui.. Inclusive não sei se tento ficar usando essa versão(LTSB) ou se tento pegar a Home ou Pro.. Sinceramente alguns recursos não usarei, nem quero. Mas vi tantas discussões sobre o assunto(cada um fala uma coisa), que não sei se é melhor usar essa mesmo ou tentar adequar a outra, já que pelo visto vou ter que ficar com o Win 10 mesmo.

 

a versao ltsb como você pode ter notado é uma versao capada, sem aquele monte de coisas q normalmente vem.. pessoal tava falando que nao era uma opcao para quem jogava porque parece q muita coisa nessa versao era removida o que causava uma perda de desempenho nos jogos.. mas como nao será o seu caso, eu continuaria a usar a ltsb.. ja testei ela aqui uma vez e achei interessante, mas hj prefiro a PRO

 

 

entretanto há modos de se pegar uma versao qualquer e alterar ela do jeito q se quiser usando a ferramenta da propria MS chamada MSMG.. com um pouco de conhecimento e paciencia você customiza o windows do jeito que você quiser.. no youtube tem tutoriais a respeito disso

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

 

a versao ltsb como você pode ter notado é uma versao capada, sem aquele monte de coisas q normalmente vem.. pessoal tava falando que nao era uma opcao para quem jogava porque parece q muita coisa nessa versao era removida o que causava uma perda de desempenho nos jogos.. mas como nao será o seu caso, eu continuaria a usar a ltsb.. ja testei ela aqui uma vez e achei interessante, mas hj prefiro a PRO

 

 

entretanto há modos de se pegar uma versao qualquer e alterar ela do jeito q se quiser usando a ferramenta da propria MS chamada MSMG.. com um pouco de conhecimento e paciencia você customiza o windows do jeito que você quiser.. no youtube tem tutoriais a respeito disso

 

3 minutos atrás, Imakuni disse:

Use a versão normal mesmo, que você baixa direto do site da Microsoft.

 

Eu fiz o pendrive hoje a tarde(site oficial), infelizmente ele não quer dar o boot, vou ver como faço aqui. Muito obrigado a vcs pela ajuda e paciência, abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

 

a versao ltsb como você pode ter notado é uma versao capada, sem aquele monte de coisas q normalmente vem.. pessoal tava falando que nao era uma opcao para quem jogava porque parece q muita coisa nessa versao era removida o que causava uma perda de desempenho nos jogos.. mas como nao será o seu caso, eu continuaria a usar a ltsb.. ja testei ela aqui uma vez e achei interessante, mas hj prefiro a PRO

Então deve ser por isso que desde umas 2 semanas atrás meu msi afterburner parou de funcionar e o bf4 começou a bugar do nada, o jogo sempre rodou perto dos 60 fps mas agora no início das partidas cai pra 2~5 fps e depois de uns 3 minutos volta ao normal. Como eu uso linux o Windows 10 é só pra jogos, achei que fosse uma opção melhor porque não vem todo aquele lixo da versão normal. Quando eu tinha um pc com core 2 quad eu usava o Win 10 pro e não tinha problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Daniel Lee disse:

Então deve ser por isso que desde umas 2 semanas atrás meu msi afterburner parou de funcionar e o bf4 começou a bugar do nada, o jogo sempre rodou perto dos 60 fps mas agora no início das partidas cai pra 2~5 fps e depois de uns 3 minutos volta ao normal. Como eu uso linux o Windows 10 é só pra jogos, achei que fosse uma opção melhor porque não vem todo aquele lixo da versão normal. Quando eu tinha um pc com core 2 quad eu usava o Win 10 pro e não tinha problemas.

 

pode ser.. eu nao posso afirmar pois nunca usei o ltsb de fato, so em maquinas virtuais.. massss pelo q li um tempo assim que descobri essa versao e achei bem interessante por nao ter muita coisa inutil instalada, vi isso e desisti da ideia..

 

atualmente to testando aqui como fazer versões mais limpas do windows usando o MSMG.. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!