Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

De partida já digo que tenho o seguinte conjunto;
970a-ds3p + fonte xfx 850W + RX 480 Dual 4Gb + Hyper 212 Plus

Fonte nem chipset são problema (bom, mais ou menos)

O clock base desse danado é 3,3Ghz. O problema é que ele fica oscilando e mesmo em jogos tenho quedas de FPS em alguns momentos. Gostaria de setar manualmente uma frequência fixa. 

Aí que entra esse povo lindo do fórum;
-Eu não sei Vcore base dele. Na bios só aparece "normal" e "+0,025" (ou -0,025)
-Eu não sei se ele sobe até 4,2Ghz no turbo em todos os núcleos ou somente em alguns. Queria desabilitar essa função.
-Eu não estou tentando manter ele em um over boladão. 3,6~~3,8 seria o suficiente. Prefiro silêncio a ter uma turbina no quarto ligada.  

Desativei o APM e coloquei o multiplicador manualmente em 18 x 201 e foi pra 3,6Ghz tranquilo, mas oscilando. As temperaturas ficam em full 45,5 (olhando pelo OverDrive e calculando pela folga até os 70,5º).

Qual o Vcore dele em stock?

Posso confiar nos valores do OverDrive?

O teste automático do OverDrive funciona?

Desde já muito obrigado. 

• 2 semanas depois...
Postado

@jeremiasks

Antes de tudo: tive a mesma mobo e um cooler equivalente, subi o FX 6300 em 4.7 ghz(poderia subir mais só que o cooler não conseguia manter dentro de boas temps e o ganho de desempenho acima deste clock é ínfimo). 

E vou logo avisando que fica por sua própria conta e risco este procedimento de overclock e a receita do bolo não existe, é como o @Atretador me lembrou uma regra básica que venho me esquecendo quando me empolgo com OC é: todo chip é único e tem seu potencial de overclock.

1- Sugiro esquecer overclock pelo overdrive e setar os valores em default.

2- Depois de setar os valores em default se possível desinstala esse overdrive, caso você faça overclock pela bios pode dar conflito.

3- Entra na bios dá um default, salva e reinicia, depois entra de novo ativa LLC( load line calibration em medium ou regular) salva e reinicia, depois disto entra na bios novamente e olha na aba hardware monitor veja e anota em um papel o vcore que está setado pela bios automaticamente com turbo on( este é o vcore máximo que você pode subir manualmente em overclock), depois  desativa C1E e antes de sair e ter anotado o vcore, DESATIVA O CLOCK TURBO, salva e reinicia.

3.1 Depois de desativar o turbo , olha na aba hardware monitor e reparou que o vcore caiu automaticamente? Agora anota o vcore padrão com turbo off, agora seleciona este mesmo valor de forma manual em alguma outra aba se não me falha a memória algo referente é " ai tweaker", trava as memórias em 1600 mhz( deixa o apm desativado) deixa a rotação dos coolers no máximo, salva e reinicia.

4- Overclock: depois de setar o vcore manualmente, sobe o clock pelo multiplicador de modo que suba 200 mhz, salva e reinicia, entra no Windows e roda o utilitário OCCT por 20 minutos. Resumo: deu erro sobe o vcore com incremento de 0.025, tipo se for 1.200 sobe para 1.225( o limite do vcore  é o que você anotou com o turbo on) e se não der erro sobe o clock de 100 em 100 mhz, é rodízio e fazendo testes.

OBS*** O primeiro teste que você fizer rodando o OCCT posta aqui, precisamos dos gráficos do vcore, bus, temperatura do núcleo 0, clock do núcleo 0, pois serão suficientes.

Outra OBS*** Se você deixar o vcore automático ele vai subir desproporcionalmente conforme você subir o clock, o processador vai esquentar mais e pode até danificar, portanto segue tudo passo á passo não tem erro.

Qualquer dúvida pergunta para a gente.

Flws!

Postado

VRM dessa placa-mãe é uma porcaria, 4+1 e um FX 8C em OC pode puxar fácil +200W

Não recomendo fazer OC com essa placa-mãe, fases dela é que nem o das 760G\N64

adicionado 0 minutos depois

(a não ser, talvez se voce por um cooler em cima dos VRMs para dar uma aliviada)

Postado

A ideia era setar um valor de clock legal sem aumentar muito o Vcore, até porque não quero barulho demais do cooler.:atirador:

No momento tá em 3,6Ghz em 45º em full com vcore variando de 1,2 até 1,3v (deve ser o loadline) 

Não sabia o Vcore stock dele, vou seguir os passos para descobrir. valeu :thumbsup:

O overdrive é útil pra saber as temperatudas, visto que o speedfan pega os valores errados. No overdrive dá pra ver o valor que falta pro limite e assim calcular a temperatura real do processador. Vou desativar a função de overclock, mas a bios é UEFI, aparentemente o que eu altero no overdrive altera na bios direto. 

Assim que tiver resultados retorno aqui. Obrigado a ajuda, esses esquemas de ativar/desativar nessas bios cheias de frescura não manjo não.:confused: Fazia over travando o pci em 100 e aumentando o clock/multiplicador no 965Be hehehehe. :D

Queria a bios com telinha azul que era bem mais simples. Essa interface nova é :priv:

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!