Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

OverClock FX 8300 95W


Posts recomendados

De partida já digo que tenho o seguinte conjunto;
970a-ds3p + fonte xfx 850W + RX 480 Dual 4Gb + Hyper 212 Plus

Fonte nem chipset são problema (bom, mais ou menos)

O clock base desse danado é 3,3Ghz. O problema é que ele fica oscilando e mesmo em jogos tenho quedas de FPS em alguns momentos. Gostaria de setar manualmente uma frequência fixa. 

Aí que entra esse povo lindo do fórum;
-Eu não sei Vcore base dele. Na bios só aparece "normal" e "+0,025" (ou -0,025)
-Eu não sei se ele sobe até 4,2Ghz no turbo em todos os núcleos ou somente em alguns. Queria desabilitar essa função.
-Eu não estou tentando manter ele em um over boladão. 3,6~~3,8 seria o suficiente. Prefiro silêncio a ter uma turbina no quarto ligada.  

Desativei o APM e coloquei o multiplicador manualmente em 18 x 201 e foi pra 3,6Ghz tranquilo, mas oscilando. As temperaturas ficam em full 45,5 (olhando pelo OverDrive e calculando pela folga até os 70,5º).

Qual o Vcore dele em stock?

Posso confiar nos valores do OverDrive?

O teste automático do OverDrive funciona?

Desde já muito obrigado. 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@jeremiasks

 

Antes de tudo: tive a mesma mobo e um cooler equivalente, subi o FX 6300 em 4.7 ghz(poderia subir mais só que o cooler não conseguia manter dentro de boas temps e o ganho de desempenho acima deste clock é ínfimo). 

 

E vou logo avisando que fica por sua própria conta e risco este procedimento de overclock e a receita do bolo não existe, é como o @Atretador me lembrou uma regra básica que venho me esquecendo quando me empolgo com OC é: todo chip é único e tem seu potencial de overclock.

 

1- Sugiro esquecer overclock pelo overdrive e setar os valores em default.

2- Depois de setar os valores em default se possível desinstala esse overdrive, caso você faça overclock pela bios pode dar conflito.

 

3- Entra na bios dá um default, salva e reinicia, depois entra de novo ativa LLC( load line calibration em medium ou regular) salva e reinicia, depois disto entra na bios novamente e olha na aba hardware monitor veja e anota em um papel o vcore que está setado pela bios automaticamente com turbo on( este é o vcore máximo que você pode subir manualmente em overclock), depois  desativa C1E e antes de sair e ter anotado o vcore, DESATIVA O CLOCK TURBO, salva e reinicia.

3.1 Depois de desativar o turbo , olha na aba hardware monitor e reparou que o vcore caiu automaticamente? Agora anota o vcore padrão com turbo off, agora seleciona este mesmo valor de forma manual em alguma outra aba se não me falha a memória algo referente é " ai tweaker", trava as memórias em 1600 mhz( deixa o apm desativado) deixa a rotação dos coolers no máximo, salva e reinicia.

 

4- Overclock: depois de setar o vcore manualmente, sobe o clock pelo multiplicador de modo que suba 200 mhz, salva e reinicia, entra no Windows e roda o utilitário OCCT por 20 minutos. Resumo: deu erro sobe o vcore com incremento de 0.025, tipo se for 1.200 sobe para 1.225( o limite do vcore  é o que você anotou com o turbo on) e se não der erro sobe o clock de 100 em 100 mhz, é rodízio e fazendo testes.

 

OBS*** O primeiro teste que você fizer rodando o OCCT posta aqui, precisamos dos gráficos do vcore, bus, temperatura do núcleo 0, clock do núcleo 0, pois serão suficientes.

 

Outra OBS*** Se você deixar o vcore automático ele vai subir desproporcionalmente conforme você subir o clock, o processador vai esquentar mais e pode até danificar, portanto segue tudo passo á passo não tem erro.

 

Qualquer dúvida pergunta para a gente.

 

Flws!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A ideia era setar um valor de clock legal sem aumentar muito o Vcore, até porque não quero barulho demais do cooler.:atirador:

No momento tá em 3,6Ghz em 45º em full com vcore variando de 1,2 até 1,3v (deve ser o loadline) 

Não sabia o Vcore stock dele, vou seguir os passos para descobrir. valeu :thumbsup:

O overdrive é útil pra saber as temperatudas, visto que o speedfan pega os valores errados. No overdrive dá pra ver o valor que falta pro limite e assim calcular a temperatura real do processador. Vou desativar a função de overclock, mas a bios é UEFI, aparentemente o que eu altero no overdrive altera na bios direto. 

Assim que tiver resultados retorno aqui. Obrigado a ajuda, esses esquemas de ativar/desativar nessas bios cheias de frescura não manjo não.:confused: Fazia over travando o pci em 100 e aumentando o clock/multiplicador no 965Be hehehehe. :D

Queria a bios com telinha azul que era bem mais simples. Essa interface nova é :priv:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...